O número de estudantes que concluem o ensino tecnológico cresceu cinco vezes nos últimos dez anos. E a tendência é esse número subir. Já são mais de 1 milhão de alunos nas 6 mil graduações do tipo no País, segundo o Censo do Ensino Superior 2015. O Censo elaborado pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação, indica que 13% dos estudantes brasileiros optam pela modalidade. Uma das vantagens da graduação tecnológica é a empregabilidade.

“Os cursos superiores de tecnologia permitem o ingresso mais rápido no mundo do trabalho”, comenta o coordenador de Ensino Superior de Graduação do Centro Paula Souza, André Macêdo.

Entre os formados pelas Fatecs, 92% conseguem emprego até um ano após a conclusão do curso. Estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) confirma o poder de empregabilidade da modalidade. No Brasil, mais de 90% dos tecnólogos estão empregados, segundo pesquisa de qualificação profissional desenvolvida pela FGV em 2016.

A explicação para o sucesso dos tecnólogos no mercado de trabalho é simples: os cursos são organizados para atender as demandas do setor produtivo.

Além do empregador, os alunos que têm mais clareza da área em que desejam atuar ficam satisfeitos. Os cursos têm duração mais curta em comparação ao bacharelado ou à licenciatura. Já as aulas são práticas e aprofundadas, sobre um tema específico. Ou seja: o aluno conquista a qualificação – e o emprego – mais rapidamente.

“As Fatecs possuem o grande diferencial na qualidade e excelência desse tipo de ensino. Esse diferencial é reconhecido pelas indústrias, empresas e demais setores da economia, o que agiliza a absorção de nossos egressos no mercado de trabalho”, completa Macêdo.

Segundo Macêdo, em São Paulo há uma acentuada procura por cursos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística e Gestão. Ele citou ainda a procura por Construção Civil, Mecânica e Eletrônica, mas reforçou que a demanda depende de características socioeconômicas de cada região.

Atualmente são 66 Fatecs em 60 municípios de São Paulo, todas com inscrições para o vestibular abertas até 12 de junho. Para outras informações sobre as mais 15 mil vagas disponíveis em 73 cursos gratuitos, acesse Vestibular Fatec.

Do Portal do Governo SP