• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Enem: nota final não considera apenas número de erros e acertos em cada prova

Enem: nota final não considera apenas número de erros e acertos em cada prova

criado em: 05/11/2014,
última modificação: 05/11/2014 by Martha Ramazotti

Com muitas fórmulas de matemática, elementos químicos e regras gramaticais para estudar para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, nem sempre os candidatos se interessam em saber como é feita a correção das provas objetivas e da redação.

Para a prova objetiva, a correção usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, uma questão que grande parte dos candidatos acertou será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar um item com alto índice de erros ganhará mais pontos.

Dessa forma, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Um candidato que acerta o mesmo número de questões que outro não terá necessariamente a mesma pontuação. O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando todos esses aspectos forem avaliados.

A correção da redação é mais simples e passou por mudanças no ano passado, já que na prova de 2012 um candidato obteve a nota máxima na redação, mesmo com a inserção de um trecho de receita de macarrão instantâneo no texto. O Ministério da Educação (MEC) definiu que, se forem inseridos trechos indevidos, o candidato será eliminado.

A redação é avaliada por dois corretores, sem que um saiba a nota atribuída pelo outro. No texto, são consideradas cinco competências: domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão e desenvolvimento do tema usando várias áreas do conhecimento; defesa de um ponto de vista; argumentos e proposta de intervenção para o problema e respeito aos direitos humanos, segundo o Guia de Redação para o Enem.

O corretor deverá atribuir nota de 0 a 200 para cada uma das competências. A soma (da pontuação de cada competência) vai resultar na nota total, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do candidato será a média aritmética das notas totais concedidas pelos dois avaliadores.

Se entre as notas totais dos dois corretores houver diferença superior a 100 pontos ou de mais de 80 pontos em qualquer uma das cinco competências, a redação segue para um terceiro avaliador. Nesse caso, a nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem. No caso de a discrepância continuar depois da terceira avaliação, a redação será corrigida por uma banca com três professores, que vai dar a nota final.

A diferença de 100 pontos que leva a correção do texto para um terceiro avaliador é uma das mudanças que passaram a vigorar no ano passado. Antes, a diferença era 200 pontos.

Desde o Enem de 2012, o estudante pode ter acesso ao texto da redação corrigido para fins pedagógicos, ou seja, apenas para ver como foi a correção por competência. Assim, o candidato não pode questionar a correção e pedir a revisão da nota, de acordo com o edital do exame.

A redação deve ser um texto argumentativo e dissertativo de, no máximo, 30 linhas. Ao escrever o texto, o candidato precisa defender uma opinião sobre o tema apoiada em argumentos consistentes e, por fim, elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. O exame tem 8,7 milhões de inscritos. Para se preparar para a prova, os candidatos podem acessar o aplicativo questoesenem.ebc.com.br. O banco de questões da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) reúne itens de 2009 a 2013.

Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Inscricao, vestibular

Sidebar primária

Resumo “Vale Tudo” 09/07: Celina propõe sociedade fantasma na Paladar

Resumo da novela "Vale Tudo" em 09/07: no capítulo 087(*) da novela, Raquel rasga o vestido de noiva de Maria de Fátima. Maria de Fátima conversa com César, se mostrando abalada pelo episódio com a … [Ler Mais...] sobreResumo “Vale Tudo” 09/07: Celina propõe sociedade fantasma na Paladar

Resumo “Dona de Mim” 09/07: Ryan corta o cabelo de Dedé

Resumo da novela "Dona de Mim" em 09/07: no capítulo 063(*) da novela, Abel confronta Jaques sobre o processo movido por Vanderson. Nina conversa sobre o comportamento de Filipa. Lúcio rouba Danilo, … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 09/07: Ryan corta o cabelo de Dedé

Resumo “Êta Mundo Melhor” 09/07: Asdrúbal conhece a família de Cunegundes

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 09/07: no capítulo 009(*) da novela, Zulma observa Maria no chão, inconsciente, e foge. Ernesto diz a Zulma que sabe de quem é o bebê que tem nos braços. … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 09/07: Asdrúbal conhece a família de Cunegundes

Resumo “História de Amor” 09/07: Joyce diz que prefere que Soninha fique com ela no hospital

Resumo da novela "História de Amor" em 09/07: no capítulo 128(*) da novela, Assunção e Helena choram emocionados ao verem Alice. Urbano liga para casa de Helena e Soninha (Flavia Alessandra) conta … [Ler Mais...] sobreResumo “História de Amor” 09/07: Joyce diz que prefere que Soninha fique com ela no hospital

Resumo “A Viagem” 09/07: Diná tem um ataque histérico

Resumo da novela "A Viagem" em 09/07: no capítulo 042(*) da novela, Alberto aconselha Otávio a ser menos rude com os filhos. Téo diz que vai sair com amigos e estranha a indiferença de Diná. Agenor … [Ler Mais...] sobreResumo “A Viagem” 09/07: Diná tem um ataque histérico

Copyright © 2025 ·

%d