Desempenho Etecs no Enem 2010

Enem – a média de desempenho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), administradas pelo Centro Paula Souza, na edição 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio foi de 594,91 pontos, muito superior à média nacional, de 511 pontos. De todas as 129 Etecs que participaram do exame, 119 ficaram acima da média, ou seja, 92% com desempenho superior. A Etec de São Paulo (Etesp) obteve 706,66 pontos, ficando à frente de colégios tradicionais de São Paulo. Os resultados foram divulgados hoje pelo Ministério da Educação (MEC).

A Etesp é a 5ª melhor escola na classificação geral de públicas e privadas de todo o Estado e a 5ª melhor escola pública do País. No ranking geral, está em 43º lugar entre as 26.099 escolas que participaram do exame em todo o Brasil. No Estado de São Paulo, é a primeira melhor escola pública.

Das 50 melhores escolas estaduais brasileiras, 37 são Etecs, 5 são escolas técnicas ligadas a universidades e 7 estaduais de outros Estados. Em São Paulo, entre as 50 escolas públicas com melhor desempenho, 43 são Etecs. Além da Etesp, as Etecs Parque da Juventude (São Paulo) e Vasco Antonio Venchiarutti (Jundiaí) também obtiveram ótima colocação: quarta e quinta melhor pública do Estado, respectivamente. Na Capital paulista, todas as dez melhores escolas públicas são Etecs.

Estreante no Enem ficou em 4º lugar

Inaugurada em 2007, a Etec Parque da Juventude (São Paulo) ficou em quarto lugar entre todas as escolas públicas do País em sua primeira participação no Enem. A escola obteve 662 pontos, enquanto a média nacional foi 511. Outras sete Etecs estrearam com excelente desempenho no exame: Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Itaquera, Osasco (André Bogasian), Ribeirão Pires, São Roque e Zona Sul. Localizada na periferia da Capital, a Etec Zona Sul conquistou 628,11 pontos.

Neste ano, o MEC dividiu as escolas em grupos, considerando a porcentagem de estudantes que fizeram o exame. As escolas em que mais de 75% de alunos fizeram o Enem foram reunidas no Grupo I, no qual encontram-se 90 Etecs. No Grupo II, em que a taxa de participação foi de 50 a 75% de alunos, estão 29 Etecs. No Grupo III (25 a 50% de participação), estão 8 Etecs, e no Grupo IV (participação inferior a 25%), 2.

Veja tabelas do Enem no link http://bit.ly/nY3pG5.

Sobre o Centro Paula Souza

Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec -, em mais de 270 cidades paulistas. As Etecs atendem mais de 200 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, cerca de 50 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica.

Do Centro Paula Souza