Resumo da novela “Tieta” em 12/05: no capítulo 116(*) da novela, Arturzinho é morto na prefeitura. A arma que matou Mirko é deixada ao lado do corpo. Perpétua vê o assassino deixando a prefeitura, vai até lá e, ao sair, esquece seu terço. Tonha dá dinheiro a Elisa para ela conhecer São Paulo. Amintas pede Amorzinho em casamento e eles passam a noite juntos. Filó não vai ao encontro com Leôncio porque o coronel passa mal. Tieta procura Mirko na prefeitura. Perpétua leva o padre e Osnar até lá e eles encontram Tieta com a arma. Perpétua diz a Tieta para confessar o crime antes que todos descubram o seu segredo, mas jura não saber de nada. Tieta a acusa de já saber da morte de Mirko e ter armado o flagrante.
Resumo “Tieta” do capítulo 116, segunda-feira, 12 de maio
Elisa comunica a Timóteo que vai para São Paulo. Carol o aconselha a ensinar a Elisa o que ela quer aprender. Gladstone e Ascânio convocam todos para uma reunião para descobrir quem matou Mirko. O coronel diz a Filó que vai se casar com ela para que ela possa tomar conta de tudo quando ele morrer. Bafo de Bode avisa a Perpétua que seu terço está na sala do crime e que, se ela não contar quem é o assassino, vai falar que ela esteve lá. A reunião começa e Perpétua pede para falar sobre Tieta.
(*) edição das novelas da Globo, “Tieta”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Tieta”: Vinte e cinco anos depois, a família Esteves depende financeiramente de Tieta, que perdoou a família e os ajuda todo mês. A única informação sobre ela é de que se casou com um industrial milionário, o Comendador Cantarelli e prosperou com um negócio de luxo na capital paulistana. Quando as cartas de Tieta param de serem enviadas, Perpétua e Zé Esteves presumem que a mesma está morta.
No dia em que está sendo celebrado uma missa em sua homenagem, Tieta retorna, rica e triunfante, decidida a se vingar das pessoas que a maltrataram. Tieta diz que veio para ficar e muda a rotina de todos os moradores de Santana do Agreste. Os que a condenaram na juventude passam a cortejá-la, movidos pela ambição em sua fortuna ou atraídos por sua exuberância. Tieta percebe que nada mudou na cidade, que permanece parada no tempo, e que todos continuam hipócritas.