A previsão do tempo e temperatura CPTEC/INPE destaca chuva localmente intensa entre o litoral de AL e da PB. Entre a quinta e a sexta-feira (04 e 05/03), instabilidade em parte do centro-sul do país, aumentando de forma considerável os volumes de chuva, principalmente na sexta-feira entre o MS e centro-oeste da Região Sul. Entre o sábado e o domingo (06 e 07/03), a convergência de umidade em direção ao interior do continente concentra a chuva mais significativa entre o AM e parte do Sudeste (SP e RJ), com influencia em MG e ES entre o domingo e a segunda-feira (08/03). Simultaneamente, o cavado continua sua atuação em parte do Sul do Brasil, o que mantém a instabilidade em parte desta Região, porém de forma mais isolada. Na faixa norte, espera-se volumes pontuais de chuva significativos se estendendo até áreas do norte do Nordeste, principalmente entre o MA, PI e CE.
VALE DO PARAÍBA, LITORAL NORTE E SERRA DA MANTIQUEIRA
Nesta quarta-feira (03/03),o dia será de sol e poucas nuvens em toda a Região. As temperaturas estarão estáveis.
Na quinta-feira (04/03), o dia será com predomínio de sol na maior parte do período, com chance de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde na Região. As temperaturas estarão estáveis.
Tendência:
Na sexta-feira (05/03), a tendência é de predomínio de sol na maior parte do período, com chance de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde na Região. As temperaturas estarão estáveis.
Previsão do tempo CPTEC/INPE/MCTI
—
O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) é o passaporte do Brasil para o primeiro mundo das previsões meteorológicas. Com o novo supercomputador (CRAY XT6), recém adquirido, será possível ao Centro melhorar a resolução espacial dos modelos de previsão de tempo, de clima sazonal, ambiental (qualidade do ar) e de projeções de cenários de mudanças climáticas. O CPTEC já vem aperfeiçoando seus modelos para que o novo supercomputador também possa gerar previsões com mais dias de antecedência, além de prever chuvas e eventos extremos com maior confiabilidade.
O cluster UNA com 1100 processadores tem capacidade de processar até 5.7 trilhões de operações aritméticas em ponto flutuante por segundo. Tudo isso, significa possibilidade de utilizar modelos numéricos para simulação de tempo e clima, integrando informações atmosféricas e oceânicas. O resultado disso são previsões de tempo confiáveis, para todo o país.