Começaram nesta sexta-feira (4) as atividades da campanha de educação ambiental “Verão no Clima 2019”, no litoral paulista. Desenvolvida pela nova Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, a ação será realizada em 16 municípios, com envolvimento dos turistas e dos moradores. A iniciativa estimula o cuidado com a geração e descarte do lixo durante as férias de verão.

Vale destacar, ainda, que a campanha ocorrerá em duas frentes: presencial e virtual. Nas ações presenciais, até 6 de março, monitores especialmente treinados farão abordagens educativas junto aos frequentadores nas 75 praias mais frequentadas do litoral.

A agenda e as ações podem ser acompanhadas pela internet. Os interessados também podem conferir a programação pelo Facebook, Twitter e Instagram, por meio da #VerãoNoClima.

Mutirões

Ao todo, estarão em atividade 41 equipes (sendo 11 itinerantes), compostas por 318 monitores contratados por parceiro conveniado e treinados pela pasta. Serão realizados mutirões de limpeza nas ações presenciais, com a participação de voluntários que percorrerão a faixa de areia das praias e ambientes costeiros.

Há a previsão de corridas e caminhadas, com ampliação da abrangência de público e da visibilidade da campanha. A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental proporcionará aos participantes a exibição do filme “Blue – Triste Oceano”. A produção aborda as questões ligadas à pesca predatória e às consequências danosas da presença do lixo no litoral e no ambiente marinho.

Já as ações virtuais serão realizadas nas redes sociais e meios de comunicação, de modo a atingir todo o público frequentador não só das praias, mas também quem chega às áreas de lazer em todo o território paulista, como parques, praças, represas, rios e cachoeiras. A intenção é promover a reflexão sobre o hábito do descarte do lixo nas regiões de veraneio.

Do Portal do Governo SP
http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/