Resumo novela “Teresa” 15/03 : no capítulo 114(*) da novela, sexta-feira, 15 de março, ao ver que Teresa está a ponto de ir embora, Arthur a pede que fique, porém com a condição que o diga tudo, pois não quer ter mais nenhuma surpresa. Teresa mente para Joana dizendo a que um dia antes de seu casamento, só beijou Mariano. Ela diz que foi atrás dele apenas para pedir que ele a deixasse de uma vez por todas em paz. Mariano diz a Arthur que como ele já sabe de toda a verdade, levará Teresa com ele. Arthur diz que Teresa pode ter se casado com ele amando Mariano, mas que o fato de ter arriscado sua vida por ele mostra que ela também o ama e ademais lhe pediu perdão. Sendo assim eles se darão uma nova oportunidade.

Arthur diz a Fernando que Teresa já não pode negar que foi infiel, e que vai mantê-la a seu lado até que ela se arrependa de tê-lo enganado, assim como ele deve se arrepender de ter sido tão cego, será assim um exercício mútuo. Luisa, muito preocupada, diz a Teresa que se assustou quando Oriana disse que ela havia enganado seu irmão, e pede a Teresa que esclareça as coisas com Arthur. Fernando diz a Arthur que o melhor seria que se divorciasse de Teresa. Ele responde que nunca deixará Teresa, para que ela volte com Mariano.

Mariano diz a Roberto que não entende como Arthur descobriu o que houve entre ele e Teresa, pois tem certeza que ela jamais confessaria. Roberto diz que ainda que não suporte Teresa, pelo fato de ser a responsável por ter se separado de Joana, não acredita que ela seja capaz de ser tão frívola. Arthur agradece Oriana por ter aberto seus olhos, mas que vai seguir seu casamento com Teresa, pois ela já se explicou e eles resolveram suas diferenças. Mariano e Aurora, em um impulso, se beijam, Martin os vê. Aurora diz a Mariano que vai se casar com Martin, e não pode agir assim, e completa pedindo a ele que não vá a seu casamento.

Oriana diz a Teresa que não sabe o que ela disse a Arthur para convencê-lo de reatar o compromisso e deixa claro que não descansará até desmascará-la. Teresa, hipócrita, diz a Fernando que tudo que disse Oriana são invenções de seus ex-vizinhos da vila, em sua grande maioria criados pelo pai de Mariano, que não aceita que o filho tenha sido trocado por outro. Aída pede a Mariano que se permitam outra oportunidade, agora que Teresa e Arthur já decidiram que seguirão juntos, e é óbvio que ela o ama. Mariano não aceita reatar seu romance com Aída. Furiosa, ela diz que Mariano vai morrer esperando que Teresa algum dia mude.

(*) edição do SBT, Novela “Teresa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.

“Teresa” é uma jovem dominada pela ambição, mas não está disposta a trabalhar para melhorar sua condição social e opta pelo caminho do engano e da traição. Seus pais fizeram um grande sacrifício para lhe dar uma vida digna e sem carências, mas para ela nada é suficiente. Mariano está loucamente apaixonado por ela, a apoia incondicionalmente e está sempre a sua disposição. Mas ela, apesar de gostar de Mariano, o vê apenas como algo de sua propriedade. Sempre que tem oportunidade, deixa o jovem para ir atrás de homens com poder e fortuna. Ela só volta a ficar com ele quando sabe que há outras mulheres interessadas.