Resumo novela “Teresa” 14/03 : no capítulo 113(*) da novela, quinta-feira, 14 de março, Oriana conta a Arthur que Teresa se casou com ele por interesse, e que só desistiu de Mariano por ele não ter dinheiro, mas nunca deixou de amá-lo. Ela conta também que Teresa manteve relações com Mariano um dia antes do casamento, Arthur sai furioso em busca de Mariano. Teresa, já recuperada e com pretexto de agradecer ao apoio recebido, vai atrás de Fernando. Mariano se surpreende ao ver Teresa de pé. Ela diz que soube que ele terminou com Aída, e que a razão foi ela. Mariano responde que isso não é verdade, e que já esqueceu Teresa, ainda mais depois de ter se dado conta que Arthur é um bom homem. Mariano finaliza a conversa dizendo que jamais voltará a cair nas armadilhas de Teresa, e que sabe que ela ama apenas a boa vida.

Arthur se encontra com Ramon e reclama que Mariano segue perseguindo Teresa. Ramon responde que o que ocorreu entre Teresa e Mariano não cabe a ele, e que Teresa é que tem procurado Arthur, tanto no hospital, quanto em sua casa. Martin, zangado, diz a Aurora que Mariano segue amando Teresa, e que seguramente vai tentar algo com ela, por isso terminou com Aída. Teresa se surpreende quando Arthur diz que já sabe que ela dormiu com Mariano um dia antes de seu casamento e que cogitou a hipótese de fugir com ele. Arthur, fora de si, expulsa Teresa e ameaça levá-la de volta à vila. Teresa suplica para que não o faça, e que tentem ser felizes, pois ela o ama. Arthur pergunta se estaria disposta a ficar com ele agora que já não tem mais dinheiro e ela responde que sim. Arthur, furioso, diz que não acredita.

Oriana diz a Fernando e Luisa que precisam apoiar Arthur, porque já disse a ele que Teresa o enganou com Mariano. Aída diz a Mariano que Arthur já sabe que Teresa teve relações com ele um dia antes do casamento. Mariano pergunta se Teresa mesma foi quem disse isso ao marido. Aída diz que ela jamais diria. Teresa, hipócrita, confirma que o enganou, mas ainda assim tenta convencê-lo de que o ama. Ramon diz a Mariano que Arthur já sabe da infidelidade de Teresa. Mariano se zanga. Aurora confessa a Aída que Martin está com ciúmes de Mariano porque por um tempo ela esteve apaixonada por ele e, por Teresa estar casada, acreditava que Mariano poderia amá-la.

Arthur, fora de si, expulsa Teresa e ameaça levá-la de volta a vila. Teresa suplica que tentem ser felizes, pois ela o ama. Arthur a pergunta se estaria disposta a ficar com ele agora que já não tem mais dinheiro. Teresa responde que sim. Arthur, furioso, diz que ela diz isso agora, mas que quando ver que não receberá mais luxos, e a boa vida que estava acostumada, correrá para os braços de Mariano. Oriana diz a Fernando e Luisa que precisam apoiar Arthur, porque já o contou que Teresa o enganou com Mariano.

(*) edição do SBT, Novela “Teresa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.

“Teresa” é uma jovem dominada pela ambição, mas não está disposta a trabalhar para melhorar sua condição social e opta pelo caminho do engano e da traição. Seus pais fizeram um grande sacrifício para lhe dar uma vida digna e sem carências, mas para ela nada é suficiente. Mariano está loucamente apaixonado por ela, a apoia incondicionalmente e está sempre a sua disposição. Mas ela, apesar de gostar de Mariano, o vê apenas como algo de sua propriedade. Sempre que tem oportunidade, deixa o jovem para ir atrás de homens com poder e fortuna. Ela só volta a ficar com ele quando sabe que há outras mulheres interessadas.