Novela “Cordel Encantado”: Penélope (Paula Burlamaqui) foi a Brogodó cobrir a aparição da princesa e também relatar como vivem os cangaceiros no sertão. Para isso, a jornalista foi conhecer o acampamento de Herculano (Domingos Montagner).

Caminhando pela mata nos arredores da cidade, ela encontra Cícero (Miguel Rômulo) caído no chão. Ele foi deixado no meio do mato por Zóio-Furado (Tuca Andrada) e Belarmino (João Miguel) a mando de Herculano, que não queria mais a presença do rapaz em seu bando.

Ao descobrir que Cícero pretende ir atrás dos cangaceiros, Penélope o ajuda e pede para ir com ele.

Ao chegarem ao acampamento, ficam frente a frente com Bel e Zóio-Furado, que os levam até a tenda do capitão. Desconfiado, Herculano não gosta nada do que vê. Penélope se apresenta como uma jornalista da capital. “Se o senhor me der licença, eu queria fazer uma reportagem sobre a vida no cangaço”.

Ele ri debochado da proposta dela e a acusa de ser uma espiã. Penélope tenta se explicar. “Não é nada disso, Capitão. O senhor é famoso no país inteiro, tido como herói por alguns e como bandido por outros”, justifica o interesse em contar sobre a vida dele.

Sério, ele manda que a levem para fora de sua tenda, pois quer ter uma conversa a sós com Cícero. “Eu me enganei com você. E se ela (Penélope) contar pra alguém onde a gente se esconde? Você colocou meu bando em perigo!”, diz Herculano furioso, com uma faca no pescoço do rapaz.

Cícero pede perdão para o Capitão e tenta convencê-lo a ficar no cangaço. “Me bote à prova, que me refaço no seu conceito”, pede.

Sinopse “Cordel Encantado”: Augusto e sua rainha vivem uma vida harmoniosa e feliz, sem imaginar que estão cercados por dois vilões: Úrsula (Débora Bloch), cunhada do rei, e Nicolau (Luiz Fernando Guimarães), o atrapalhado mordomo da corte. A bela, elegante e sofisticada duquesa é a pessoa mais perigosa e falsa de todo o reino. Ajudada por Nicolau, seu amante, Úrsula deseja se tornar rainha. E a viagem a Brogodó é a chance que a duquesa sempre quis para se livrar de Cristina e da princesa.

A sede de poder da dupla de vilões é crescente: no Brasil, para onde se muda com a corte europeia, o casal continua a planejar e executar planos para conseguir o que quer. No decorrer da novela, revela-se que Lady Cecília (Sofia Terra), que Úrsula criava como sobrinha, é filha da vilã com o general Baldini (Emílio de Mello), militar do exército de Seráfia do Norte.

Fonte Rede Globo “Cordel Encantado”