Novela “Cordel Encantado”: Cavalgando pela mata para encontrar o local em que Açucena (Bianca Bin) sofreu o acidente, Herculano (Domingos Montagner) escuta gemidos e faz sinal de silêncio para seus homens. Ao lado de Belarmino (João Miguel) e Zóio-Furado (Tuca Andrada), ele se surpreende ao encontrar Cícero (Miguel Rômulo) caído no chão, muito fraco e todo machucado. “Minha nossa! O que é que fizeram com tu, garoto?”, pergunta o cangaceiro, já se encarregando de levar o rapaz para seu acampamento.

Enquanto é medicado por Cândida (Ilva Niño), Cícero conta a Herculano que apanhou dos capangas de Timóteo (Bruno Gagliasso) por ter tentado ajudar Antônia (Luiza Valdetaro) a fugir da cidade. “Ele quer casar ela com o delegado. Eu não vou deixar! (…) Eu vou tirar Antônia de lá de novo! Eu vou!”, afirma o rapaz, surpreendendo os cangaceiros com tanta coragem.

Herculano resolve sair imediatamente e contar o ocorrido para seu filho: “Jesuíno precisa saber o que o desinfeliz de Timóteo fez com o cunhado dele. Já está mais do que na hora de Jesuíno fazer valer o sangue que tem nas veias e entrar no cangaço”, afirma o capitão.

Ao saber da notícia, Jesuíno (Cauã Reymond) corre para o acampamento dos cangaceiros e, furioso ao perceber o estado de Cícero, diz que terá que agir com Timóteo na base de violência. Lembrado por seu pai que tem um lugar guardado no cangaço, o setanejo responde: “Primeiro, eu vou me acertar com Timóteo, capitão. Ele não se meteu com um cangaceiro, se meteu foi comigo. E é comigo mesmo que ele vai acertar as contas. Depois eu venho conversar com o senhor”.

Virtuosa (Ana Cecília Costa) e Euzébio (Enrique Diaz) recebem a notícia de uma emboscada sofrida pelo filho. Eles vão ao acampamento de cangaceiros visitá-lo, acompanhados de Jesuíno (Cauã Reymond) e Cícero (Miguel Rômulo) conta que sua vida foi salva por Capitão Herculano (Domingos Montagner).

Após agradecer ao cangaceiro, Virtuosa diz que pretende levar o filho embora logo, mas é surpreendida pela hesitação do rapaz. “Tô com pressa nenhuma de ir embora”, afirma Cícero. Euzébio não dá ouvidos ao garoto: “Deixe dessa prosa, Cícero. Se tu já tá forte para discordar de sua mãe, já tá bom pra voltar para casa também”.

Convicto de querer ficar no cangaço, Cícero diz que encontrou sua nova casa, e surpreende a todos com um pedido ao Rei do Cangaço: “Se o capitão consentir, quero entrar pro cangaço, minha mãe. Quero ser um dos homens de capitão Herculano”.

Sinopse “Cordel Encantado”: Augusto e sua rainha vivem uma vida harmoniosa e feliz, sem imaginar que estão cercados por dois vilões: Úrsula (Débora Bloch), cunhada do rei, e Nicolau (Luiz Fernando Guimarães), o atrapalhado mordomo da corte. A bela, elegante e sofisticada duquesa é a pessoa mais perigosa e falsa de todo o reino. Ajudada por Nicolau, seu amante, Úrsula deseja se tornar rainha. E a viagem a Brogodó é a chance que a duquesa sempre quis para se livrar de Cristina e da princesa.

A sede de poder da dupla de vilões é crescente: no Brasil, para onde se muda com a corte europeia, o casal continua a planejar e executar planos para conseguir o que quer. No decorrer da novela, revela-se que Lady Cecília (Sofia Terra), que Úrsula criava como sobrinha, é filha da vilã com o general Baldini (Emílio de Mello), militar do exército de Seráfia do Norte.

Fonte Rede Globo “Cordel Encantado”