Jesuíno (Cauã Reymond) vai sofrer muito na reta final da novela “Cordel Encantado”. Na praça de Brogodó, está tudo pronto para o enforcamento de Jesuíno e as pessoas vão se aproximando, horrorizadas. Timóteo (Bruno Gagliasso) e Açucena (Bianca Bin) saem casados por um falso padre da igreja e Jesuíno é arrastado por jagunços até o palanque onde está a forca.

Benvinda (Claudia Ohana), Herculano (Domingos Montagner) e seu bando se misturam ao povo, disfarçados. Zóio-Furado (Tuca Andrada) dá a ordem e dois carrascos encapuzados se aproximam de Jesuíno e colocam a corda em seu pescoço.

Açucena implora para que Timóteo desista dessa loucura, mas ele não dá ouvidos: “O destino de Jesuíno está traçado, meu amor. Ele já é um homem morto!” Os tambores começam a rufar, Zóio faz um sinal para um dos carrascos, que puxa uma alavanca e o alçapão embaixo de Jesuíno se abre.

Açucena dá um grito desesperado e tenta ir até Jesuíno, mas Timóteo a impede. Todos ficam chocados diante da cena.

Após o enforcamento de Jesuíno (Cauã Reymond), Timóteo (Bruno Gagliasso) puxa Açucena (Bianca Bin) para que ela veja o corpo, que está embrulhado em um saco no chão. A princesa desmaia e ele desiste de comprovar que Jesuíno está morto.

Enquanto isso, Jesuíno sobrevive e foge no meio da multidão, disfarçado de monge, ao lado de Herculano (Domingos Montagner) e Benvinda (Claudia Ohana). Ao ver o sofrimento de Açucena, ele ameaça ir atrás dela, mas é impedido por seus pais.

No acampamento dos cangaceiros, Herculano e Benvinda narram para Jesuíno como funcionou o plano para impedir o enforcamento do rapaz. Herculano conta que Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e Petrus (Felipe Camargo) trocaram de lugar com os carrascos e afrouxaram a corda no pescoço. A mãe continua: “Eu mais teu pai sustentamos o peso de seu corpo, quando tu caiu debaixo da plataforma.”

Benvinda diz que o casamento de Açucena e Timóteo foi falso, realizado por um ator. Herculano avisa que Cícero (Miguel Rômulo), disfarçado de condutor, Dora (Nathalia Dill) e Felipe (Jayme Matarazzo), escondidos na carroça, já estão a caminho da fazenda e irão abrir o portão para a entrada dos cangaceiros.

O capitão pede para o filho controlar a ansiedade e esperar no acampamento: “Enquanto Timóteo pensar que tu está morto, a ação para salvar Açucena está garantida.”

Ao chegar à fazenda, Timóteo (Bruno Gagliasso) imediatamente ordena que seus homens levem o corpo que seria de Jesuíno (Cauã Reymond) para a cremação. Ele tenta levar Açucena (Bianca Bin) para assistir, mas a moça se recusa a acompanhá-lo.

No meio do pátio, o coronel manda abrirem o saco para que ele possa ver o rosto de seu rival sendo queimado. Ao abrir, Timóteo fica furioso ao se deparar com o corpo de um dos carrascos.

Ele grita com Zóio-Furado (Tuca Andrada): “Tu me garantiu que Jesuíno estava morto! Cadê o corpo dele?”. Mas o cangaceiro está tão surpreso quanto o coronel e não sabe o que responder.

Desesperado, Timóteo grita com seus homens: “Açucena tem que achar que Jesuíno está morto! Quem abrir o bico, eu mando para fogueira vivo!”. Todos acatam a ordem e levam o carrasco para o casebre que era de Damião (Tony Tornado).

Da janela, Açucena, em pânico, vê o fogo consumindo e acredita que Jesuíno estava ali. Escondidos, Dora (Nathalia Dill) e Felipe (Jayme Matarazzo) assistem à cena e se preparam para entrar em ação.

Novela “Cordel Encantado”: resumo dos próximos capítulos

Sinopse “Cordel Encantado”: Augusto e sua rainha vivem uma vida harmoniosa e feliz, sem imaginar que estão cercados por dois vilões: Úrsula (Débora Bloch), cunhada do rei, e Nicolau (Luiz Fernando Guimarães), o atrapalhado mordomo da corte. A bela, elegante e sofisticada duquesa é a pessoa mais perigosa e falsa de todo o reino. Ajudada por Nicolau, seu amante, Úrsula deseja se tornar rainha. E a viagem a Brogodó é a chance que a duquesa sempre quis para se livrar de Cristina e da princesa.

A sede de poder da dupla de vilões é crescente: no Brasil, para onde se muda com a corte europeia, o casal continua a planejar e executar planos para conseguir o que quer. No decorrer da novela, revela-se que Lady Cecília (Sofia Terra), que Úrsula criava como sobrinha, é filha da vilã com o general Baldini (Emílio de Mello), militar do exército de Seráfia do Norte.

Fonte Rede Globo “Cordel Encantado”