• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Startup desenvolve recursos computacionais para tecnologias de fala

Startup desenvolve recursos computacionais para tecnologias de fala

criado em: 09/09/2018,
última modificação: 09/09/2018 by Martha Ramazotti

Suzel Tunes  |  Pesquisa para Inovação – Quando Vanessa Marquiafável Serrani ingressou no curso de Licenciatura em Letras na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2000, seu futuro profissional já parecia definido: seria professora de inglês. Mas sua trajetória mudou ainda na graduação, ao conhecer o Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC) da Universidade de São Paulo, campus São Carlos, durante um projeto de iniciação científica. Acabou trocando a carreira acadêmica pelo empreendedorismo.

Hoje Vanessa Serrani é sócia-proprietária da empresa SpeechTera Desenvolvimento de Programas para Computadores Ltda. e desenvolve, com apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP, um projeto de criação de recursos computacionais para tecnologias de fala voltadas ao português no Brasil.

O projeto concluiu a  – de teste de viabilidade -– em 2016 e está na  – de desenvolvimento propriamente dito –,com término previsto para 2019, quando a SpeechTera espera colocar no mercado recursos computacionais essenciais ao desenvolvimento de sistemas para síntese e reconhecimento de fala. A linguista explica que existem diversas aplicações para esse ramo da tecnologia: criação de comandos de voz para dispositivos eletrônicos, aperfeiçoamento de pronúncia na área do ensino de idiomas, tradutores automáticos, sistemas terapêuticos para pessoas com patologias de fala, inclusão digital de pessoas com deficiências visuais ou motoras, entre outras.

Para pessoas que sofrem de distúrbios da fala é possível até criar vozes personalizadas. “A voz constitui traço identitário de um indivíduo”, diz Vanessa. No entanto, por causa do alto custo dos sistemas de síntese de voz desenvolvidos no exterior, as empresas de tecnologia tendem a criar poucos tipos de vozes sintéticas – o que pode causar insatisfação e até rejeição por parte do usuário.

O desenvolvimento de uma tecnologia nacional, reduzindo os custos, pode trazer novas alternativas de vozes customizadas masculinas, femininas e infantis. “É possível, inclusive, extrair traços acústicos de pequenas amostras de fala para construir uma voz sintética personalizada para indivíduos que, dadas as dificuldades motoras, conseguem articular apenas algumas palavras ou até mesmo algumas poucas vogais”, acrescenta a pesquisadora.

Segundo Serrani, o modelo de negócios da SpeechTera será, sobretudo, business-to-business, tendo como clientes empresas desenvolvedoras de serviços baseados em tecnologias de fala, como e-commerce, e-learning e e-banking, além de hospitais, clínicas e centros de saúde.

A SpeechTera está investindo em quatro diferentes produtos: corpora de fala, modelos acústicos, modelos de pronúncia e conversores grafema-fonema. A linguista explica que os corpora (plural do latim corpus, conjunto) são as bases de dados de voz utilizadas pelos sintetizadores. “Coletamos vozes de pessoas entre 18 e 65 anos, de diversos perfis e sotaques brasileiros. Assim, quanto maior a variabilidade, melhor poderá ser o desempenho de um reconhecedor de fala.”

Modelos acústicos são responsáveis por determinar as características acústicas dos fonemas da língua. Os modelos de pronúncia são os dicionários fonéticos, listas de palavras às quais são associadas suas respectivas pronúncias, de acordo com um alfabeto fonético legível pelo computador.

“Esses dicionários são transcritos conforme 13 diferentes sotaques brasileiros que elegemos dentre a enorme variedade existente no país”, explica Serrani. E o conversor grafema-fonema é o algoritmo que transforma o texto de entrada que está no formato ortográfico convencional numa sequência de símbolos fonéticos tratáveis por computador. Segundo a pesquisadora, esses produtos poderão ser comercializados de forma individual ou separadamente.

Leia a notícia completa em: .

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 18/02: Zenilda exige todos os documentos da Fundação

Resumo da novela "Três Graças" em 19/02: no capítulo 106(*) da novela, Paulinho e Juquinha avisam a Maggye que estão tentando rastrear o carro dos pais da jovem. Kasper e João Rubens anunciam que … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 18/02: Zenilda exige todos os documentos da Fundação

Resumo “Coração Acelerado” 18/02: Agrado e Janete fazem as pazes

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 19/02: no capítulo 034(*) da novela, Eduarda fica frustrada ao constatar que Leandro é apaixonado por Agrado. Janete aceita dançar com Palhares Leite para se … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 18/02: Agrado e Janete fazem as pazes

Resumo “Êta Mundo Melhor” 18/02: Ivonete chega à pensão de Manoela

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 19/02: no capítulo 195(*) da novela, Candinho promete fazer a vontade de Zulma, caso ela tire Dita da prisão. Túlio desabafa com Tamires sobre seu medo de perder … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 18/02: Ivonete chega à pensão de Manoela

Resumo “Terra Nostra” 18/02: Francesco insiste com Paola para que eles se mudem

Resumo da novela "Terra Nostra" em 19/02: no capítulo 139(*) da novela, Leonora, Bartolo e Rosinha chegam em São Paulo. Rosana vai até a pensão visitar Matheu. Janete e Josué namoram em um bosque. … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 18/02: Francesco insiste com Paola para que eles se mudem

Resumo “Rainha da Sucata” 18/02: Edu confessa a Jonas que ama Maria do Carmo

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 19/02: no capítulo 075(*) da novela, Maria do Carmo fica indecisa se deve ou não aceitar se casar com Gerson para recuperar suas ações e Armênia lhe dá tempo … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 18/02: Edu confessa a Jonas que ama Maria do Carmo

Copyright © 2026 ·

%d