Pós-doutorado em diabetes mellitus na USP com Bolsa da FAPESP

Agência FAPESP – O Laboratório de Endocrinologia e Metabolismo do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP oferece uma oportunidade de pós-doutorado, com bolsa da FAPESP, para o Projeto Temático “Desvendando mecanismos envolvidos no controle glicêmico e nas complicações crônicas do Diabetes mellitus: contribuições à saúde humana”. O prazo de inscrição se encerra no dia 10 de junho de 2018.

O bolsista investigará se alterações na expressão de transportadores de glicose e alterações epigenéticas em hipotálamo participam da progressão da obesidade para diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e DM3.

Publicidade

O objetivo geral do projeto é desvendar mecanismos moleculares relacionados ao controle glicêmico e ao desenvolvimento de complicações em portadores dos tipos 1 e 2 da doença, o que inclui alterações epigenéticas no hipotálamo de pacientes com DM2 e/ou DM3.

Os candidatos devem ter doutorado ou PhD na área de Ciências da Saúde, com foco em DM e suas complicações. É fundamental ter conhecimento e experiência prévia em: DM e fatores de risco associados a suas complicações; Mecanismos epigenéticos associados à hiperglicemia crônica; Sistema antioxidante da tiorredoxina e TXNIP; análise de dados clínicos e bioquímicos relacionados ao DM; e análise estatística de banco de dados de grupos populacionais, entre outros.

Publicidade

Os candidatos devem enviar uma carta de apresentação resumindo a razão de interesse na bolsa e experiência científica prévia, duas cartas de referência e curriculum vitae resumido ou currículo Lattes para Ubiratan Fabres Machado, coordenador do projeto, no endereço eletrônico ubiratan@icb.usp.br.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2132.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$â?¯7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Publicidade