Agência FAPESP – O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas no processo seletivo para contratação de um docente temporário na área de otimização. O professor atuará no Departamento de Matemática Aplicada e Estatística e será contratado para jornada de 12 horas semanais e salário de R$ 1.849,66 (para o contratado com título de doutor) ou R$ 1.322,41 (com título de mestre).

Os pedidos de inscrição deverão ser feitos até 14 de março de 2018, por meio do site USP Digital, devendo o candidato anexar requerimento dirigido ao diretor do ICMC, contendo dados pessoais, acompanhado do documento de identificação (RG, RNE ou passaporte), CPF e prova de que é portador do título de doutor (para professor contratado III) ou mestre (para professor contratado II), outorgado ou reconhecido pela USP ou de validade nacional.

O processo seletivo será feito por meio de avaliações sucessivas de candidatos, agrupados em conformidade com a titulação. Haverá aplicação de duas provas, uma escrita e outra didática. Ambas cobrarão o seguinte programa: 1) Modelagem de problemas de otimização linear; 2) Teoria da programação linear e método simplex; 3) Inicialização do método simplex; 4) Dualidade em programação linear; 5) Modelagem de problemas de otimização linear com variáveis inteiras; 6) Relaxação Linear, Lagrangiana e Combinatorial; 7) Método branch-and-bound; 8) Método de plano de cortes; 9) Heurísticas construtivas e busca local; 10) Solução de Sistemas Lineares: métodos diretos e iterativos.

O contratado poderá ministrar aula nos períodos diurno e noturno, dependendo das necessidades do departamento.

Mais informações: https://goo.gl/otnQnZ.