• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Black Friday: Fundação Procon-SP tem plano especial de atendimento

Black Friday: Fundação Procon-SP tem plano especial de atendimento

criado em: 21/11/2018,
última modificação: 21/11/2018 by Martha Ramazotti

Com a chegada da Black Friday, na próxima sexta-feira (23), os consumidores buscam esclarecer dúvidas sobre direitos e deveres durante o período de grandes descontos nas vendas. Um dos órgãos de referência no assunto é a Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado, que conta com um plano de atendimento especial para esclarecer dúvidas, receber queixas e denúncias durante a Black Friday 2018.

Neste mês, especialistas do Procon-SP receberam representantes do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), que representa 22% do mercado e reúne as maiores empresas do setor para debater os problemas registrados com mais frequência pelos clientes.

Edições

Na comparação entre as edições de 2016 e 2017 da Black Friday, os relatórios indicam diminuição na quantidade de queixas: foram 2.654 reclamações em 2016, contra 2.091 no ano passado. Contudo, as irregularidades constadas em lojas físicas pela fiscalização subiram de 15,5% para 78,26%.

“Do mesmo jeito que o consumidor faz a pesquisa em relação aos produtos, deve realizar buscas a respeito da reputação das empresas. O cliente fará bons negócios ao negociar com uma companhia idônea”, explica Bruno Stroebel, supervisor de Fiscalização do Procon-SP. “Temos casos de sites que anunciam promoções, por exemplo, e desaparecem”, acrescenta o especialista.

Vale destacar que, em 2017, as principais queixas estiveram ligadas a anúncios de produtos ou serviços indisponíveis, maquiagem do desconto, mudança de preço ao finalizar a compra (no carrinho) e site inconstante, congestionado ou bloqueado.

Outras dicas

O Procon-SP monitora preços dos produtos mais procurados em lojas físicas e virtuais 60 dias antes da Black Friday. Ao todo, são mais de 100 produtos monitorados, em mais de dez companhias do mercado. O desconto deve ser dado sobre o menor preço dos últimos 60 dias.

Os itens participantes devem estar sinalizados como “Black Friday”. Nas lojas físicas, se houver desconto geral (por exemplo, toda a loja com 15% de desconto) ou descontos em categorias (todos os vinhos chilenos com 30% de desconto, a título de exemplo), é obrigatório informar o preço original e o promocional e ter leitor de código de barras próximo.

Ações

Confira as atividades que serão realizadas pelo Procon-SP em relação à Black Friday 2018:

Meios de reclamação e denúncia

#PROCONSPNABLACKFRIDAY – Utilização da Hashtag nas Redes Sociais;
Facebook oficial da Fundação Procon;
Twitter oficial da Fundação Procon;
Formulário para reclamações disponível no site entre 22 (quinta) até 28 de novembro (quarta);
Atendimento telefônico pelo 151: dia 22 de novembro, das 19h à meia-noite; dia 23 de novembro, das 8h às 20h.

Fiscalização

Plantão das 19h do dia 22 até 23h59 do dia 23 de novembro;
Fiscalização de lojas físicas:
Equipes nas ruas na capital, Grande São Paulo e nos oito núcleos regionais.

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/
Do Portal do Governo SP

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Destaques, Economia

Sidebar primária

Resumo “Vale Tudo” 12/07: Raquel fecha contratos para a Paladar

Resumo da novela "Vale Tudo" em 12/07: no capítulo 090(*) da novela, Marco Aurélio lembra a Leila que a clínica de estética do casal é de fachada. Vasco compartilha com Consuêlo seu desejo de arrendar … [Ler Mais...] sobreResumo “Vale Tudo” 12/07: Raquel fecha contratos para a Paladar

Resumo “Dona de Mim” 12/07: Vespa se impressiona com Nina

Resumo da novela "Dona de Mim" em 12/07: no capítulo 066(*) da novela, Nina despista Dara e Stephany. Danilo avisa a Filipa que Nina está na batalha de rimas. Aori expulsa Vespa da batalha. Kami fica … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 12/07: Vespa se impressiona com Nina

Resumo “Êta Mundo Melhor” 12/07: Samir afirma a Jasmin que a levará com ele

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 12/07: no capítulo 012(*) da novela, Candinho gosta de conhecer Samir, e Zulma e Zenaide resgatam o menino. Picolé pede abrigo a Candinho, e afirma que ajudará o … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 12/07: Samir afirma a Jasmin que a levará com ele

Resumo “História de Amor” 12/07: Helena convida Carlos para ir à igreja

Resumo da novela "História de Amor" em 12/07: no capítulo 131(*) da novela, a enfermeira chama Joyce (Carla Marins) e Caio (Ângelo Paes Leme) para ver a filha de perto pela primeira vez. Eles se … [Ler Mais...] sobreResumo “História de Amor” 12/07: Helena convida Carlos para ir à igreja

Último Resultado da Lotofacil

Lotofacil: Resultado do concurso 3439 sorteado Quinta-feira 10/07/2025

Resultado da Lotofacil, concurso 3439, realizado na Quinta-feira, dia 10/07/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. A Lotofacil 3439 não teve acertador do prêmio principal e a previsão do … [Ler Mais...] sobreLotofacil: Resultado do concurso 3439 sorteado Quinta-feira 10/07/2025

Copyright © 2025 ·

%d