• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / BC: repasse da alta do dólar para os preços tem se mostrado contido

BC: repasse da alta do dólar para os preços tem se mostrado contido

criado em: 26/09/2018,
última modificação: 25/09/2018 by Martha Ramazotti

O nível de repasse da alta do dólar para os preços no Brasil tem se mostrado contido, com exceção de alguns preços administrados (como combustíveis). Entretanto, medidas de inflação indicam alta dos preços, mas estão em linha com a meta que deve ser perseguida pelo Banco Central (BC). Essa avaliação consta de ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.

Segundo o documento, na última reunião, o Copom debateu o repasse da alta do dólar para a economia brasileira. O comitê ponderou que a intensidade do repasse depende do nível de ociosidade da economia e das expectativas de inflação. “O comitê continuará acompanhando diferentes medidas de repasse cambial”, disse. O Copom acrescentou que sua atuação deve ser apenas sobre a propagação dos preços na economia. “Esses efeitos podem ser mitigados pelo grau de ociosidade na economia e pelas expectativas de inflação ancoradas nas metas.”

Próximos passos
O Copom optou por não sinalizar qual será o próximo passo na definição da taxa básica de juros, a Selic, na reunião marcada para o final de outubro.

Na ata, o comitê informa que debateu a “conveniência de sinalização” do futuro da Selic no próximo mês, mas os membros do Copom, formado por diretores e presidente do BC, avaliaram que o nível de incerteza da economia requer “maior flexibilidade” para a definição dos juros básicos.

“Todos avaliaram que o nível de incerteza da atual conjuntura gera necessidade de maior flexibilidade para condução da política monetária, o que recomenda abster-se de fornecer indicações sobre seus próximos passos”, disse o comitê.

Na última semana, o Copom manteve a Selic em 6,5% ao ano, pela quarta vez seguida. Com essa decisão, a taxa segue no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986.

No documento divulgado hoje, o Copom reforça o compromisso de, ao definir os juros, manter a inflação na meta. “Isso requer a flexibilidade para ajustar gradualmente a condução da política monetária quando e se houver necessidade. Essa capacidade de resposta a distintas circunstâncias contribui para a manutenção do ambiente com expectativas ancoradas, o que é fundamental para garantir que a conquista da inflação baixa perdure, mesmo diante de choques adversos”, destacou.

A meta de inflação é 4,5%, neste ano. Essa meta tem limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2019, a meta é 4,25%, com intervalo de tolerância entre 2,75% e 5,75%. Para alcançar a meta de inflação, o BC usa como instrumento a taxa básica de juros.

Ao reajustar a Selic para cima, o BC segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir. A manutenção da taxa básica de juros indica que o Copom considera as alterações anteriores suficientes para chegar à meta de inflação.

Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Talita Cavalcante
25/09/2018

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Resumo “Vale Tudo” 01/09: Maria de Fátima propõe aliança a Mário Sérgio

Resumo da novela "Vale Tudo" em 01/09: no capítulo 133(*) da novela, Poliana consegue reativar cinco contratos para a Paladar. Heleninha sente um clima de desconfiança com Ana Clara. Maria de Fátima … [Ler Mais...] sobreResumo “Vale Tudo” 01/09: Maria de Fátima propõe aliança a Mário Sérgio

Resumo “Dona de Mim” 01/09: Jaques acusa Vanderson de ter tirado a vida de Abel

Resumo da novela "Dona de Mim" em 01/09: no capítulo 107(*) da novela, Rosa e Yara admiram Samuel e Leo com Sofia. Odilon aborda Ricardo procurando por Jaques. Filipa pressiona Deco sobre suas … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 01/09: Jaques acusa Vanderson de ter tirado a vida de Abel

Resumo “Êta Mundo Melhor” 01/09: Candinho tenta votar em Dita

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 01/09: no capítulo 055(*) da novela, Quincas percebe que Candinho está se afastando de Dita. Celso afirma a Zulma que deverá encontrar uma família para Samir, e … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 01/09: Candinho tenta votar em Dita

Resumo “História de Amor” 01/09: Neusa entra na igreja, vestida de noiva

Resumo da novela "História de Amor" em 01/09: no capítulo 173(*) da novela, Helena se assusta quando Sheila diz que Paula pode estar grávida. Joyce convida Caio para a regata em homenagem a Assunção. … [Ler Mais...] sobreResumo “História de Amor” 01/09: Neusa entra na igreja, vestida de noiva

Resumo “Terra Nostra” 01/09: Matheu se declara apaixonado por Juliana

Resumo da novela "Terra Nostra" em 01/09: no capítulo 001(*) da novela, É 1896, um navio traz para o Brasil os imigrantes italianos. Juliana dança no convés com Matheu, sendo observada pelos pais, Ana … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 01/09: Matheu se declara apaixonado por Juliana

Copyright © 2025 ·

%d