• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Ação humana nas encostas é a maior causa de deslizamentos

Ação humana nas encostas é a maior causa de deslizamentos

criado em: 26/03/2018,
última modificação: 25/03/2018 by Martha Ramazotti

Agência FAPESP – De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), as alterações no meio ambiente provocadas pela ação humana, em terrenos urbanos com declives e encostas, foram as principais causas que provocaram deslizamentos no município de Campos do Jordão em 2000.

A conclusão é de um trabalho realizado por pesquisadores do Cemaden, publicado na . Os autores são , Márcio Roberto Andrade, ,  e .

Segundo o Cemaden, a pesquisa demonstrou que a ação isolada dos fatores naturais – ou seja, chuvas de alta intensidade, condições geológicas-geotécnicas e geomorfológicas dos terrenos – não foram suficientes para desencadear deslizamentos de terra na área de estudo. Os resultados da pesquisa apontam que a ação humana desempenhou um papel preponderante na deflagração dos eventos de deslizamento naquele ano em Campos do Jordão.

O objetivo do estudo foi avaliar a contribuição relativa dos fatores naturais e humanos para desencadear deslizamentos de terra. O evento em 2000 provocou a morte de 10 pessoas e impactos socioeconômicos e de infraestrutura no município.

Foi realizado um levantamento geotécnico detalhado em três perfis de solo representativos da área, obtendo os parâmetros geotécnicos necessários para a análise de fluxo e estabilidade das encostas. Em seguida, foram feitas análises com modelagem numérica, utilizando o software Geo-Slope, o qual permite analisar a quantidade de água que infiltra nos terrenos e a estabilidade das encostas devido a essa infiltração.

“Os resultados da pesquisa apontam que as interferências humanas nas encostas urbanas são típicas das áreas de risco no Brasil. Concluímos a urgente necessidade de implementação de políticas públicas para restringir a ocupação de áreas com risco de deslizamentos de terra”, disse Mendes, coordenador da pesquisa.

Em 2017, a equipe de Geodinâmica do Cemaden publicou trabalho sobre outro deslizamento, ocorrido em 2016 em São José dos Campos. Nesse estudo também foram avaliadas as interferências humanas nos terrenos como causa principal dos deslizamentos induzidos em encostas urbanas (leia mais em ).

“As chuvas associadas aos cortes verticais excessivos nas encostas, vazamentos pontuais em tubulações ou caixas d’água e infiltração de água servida [esgotos domésticos, fossas negras etc.] – além da sobrecarga no topo da encosta cortada pela ação humana – são os fatores indutores mais comuns encontrados nas áreas de risco de deslizamentos no Brasil”, disse Mendes.

Para o monitoramento das áreas de risco de deslizamentos, o pesquisador explica que o sistema de alerta antecipado exige um modelo matemático com dados do monitoramento da chuva associados à umidade do solo, integrado às informações sobre a situação da área alterada pela ação humana.

“Todos esses fatores e informações possibilitarão fornecer os indicativos dos momentos críticos para o início dos deslizamentos, aprimorando a emissão do alerta”, disse Mendes.

O artigo Understanding shallow landslides in Campos do Jordão municipality – Brazil: disentangling the anthropic effects from natural causes in the disaster of 2000 (doi: https://doi.org/10.5194/nhess-18-15-2018), de Rodolfo M. Mendes, Márcio Roberto M. de Andrade, Javier Tomasella, Márcio Augusto E. de Moraes e Graziela B. Scofield, pode ser lido em .

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 18/02: Zenilda exige todos os documentos da Fundação

Resumo da novela "Três Graças" em 19/02: no capítulo 106(*) da novela, Paulinho e Juquinha avisam a Maggye que estão tentando rastrear o carro dos pais da jovem. Kasper e João Rubens anunciam que … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 18/02: Zenilda exige todos os documentos da Fundação

Resumo “Coração Acelerado” 18/02: Agrado e Janete fazem as pazes

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 19/02: no capítulo 034(*) da novela, Eduarda fica frustrada ao constatar que Leandro é apaixonado por Agrado. Janete aceita dançar com Palhares Leite para se … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 18/02: Agrado e Janete fazem as pazes

Resumo “Êta Mundo Melhor” 18/02: Ivonete chega à pensão de Manoela

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 19/02: no capítulo 195(*) da novela, Candinho promete fazer a vontade de Zulma, caso ela tire Dita da prisão. Túlio desabafa com Tamires sobre seu medo de perder … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 18/02: Ivonete chega à pensão de Manoela

Resumo “Terra Nostra” 18/02: Francesco insiste com Paola para que eles se mudem

Resumo da novela "Terra Nostra" em 19/02: no capítulo 139(*) da novela, Leonora, Bartolo e Rosinha chegam em São Paulo. Rosana vai até a pensão visitar Matheu. Janete e Josué namoram em um bosque. … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 18/02: Francesco insiste com Paola para que eles se mudem

Resumo “Rainha da Sucata” 18/02: Edu confessa a Jonas que ama Maria do Carmo

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 19/02: no capítulo 075(*) da novela, Maria do Carmo fica indecisa se deve ou não aceitar se casar com Gerson para recuperar suas ações e Armênia lhe dá tempo … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 18/02: Edu confessa a Jonas que ama Maria do Carmo

Copyright © 2026 ·

%d