USP oferece o curso Astronomia para Docência – Sistema Solar

Agência FAPESP – O Instituto de Física (IF) e o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP realizarão de 2 de agosto a 5 de dezembro de 2017 o curso “Astronomia para Docência – Sistema Solar”. Inscrições abertas até 10 de julho.

Programa oferece gratuitamente atualização a distância e presencialmente para professores do ensino fundamental I, com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino de Astronomia. O aprendizado é intensificado por meio da capacitação de professores nos conceitos científicos e em estratégias de ensino e diagnóstico das dificuldades dos alunos.

A equipe docente é composta por um coordenador pedagógico da área de ensino de ciências e formação de professores, além de coordenadores e consultores de conteúdo com conhecimento aprofundado em astronomia e astrofísica, todos pertencentes à USP.

Com carga total de 150 horas, o curso contém 15 tópicos, mais uma semana-aula de revisão geral e finalização dos trabalhos. Toda semana há um encontro presencial de três horas e meia e atividades a serem realizadas em ambiente virtual, correspondendo a cinco horas. A frequência mínima para aprovação é de 85% do total das atividades do curso.

Dois professores da USP ministrarão o curso, sem tutores. O esclarecimento de dúvidas, correções e feedbacks serão dados pelos docentes, on-line e presencialmente.

Os interessados podem se inscrever pelo portal do IF. O local do curso será o prédio do IF, rua do Matão, 1.371, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: http://portal.if.usp.br/extensao/pt-br/sistema-solar.