• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Sucesso do tratamento de câncer de pâncreas está ligado a diagnóstico precoce

Sucesso do tratamento de câncer de pâncreas está ligado a diagnóstico precoce

criado em: 23/05/2017,
última modificação: 22/05/2017 by Martha Ramazotti

O sucesso no tratamento do câncer de pâncreas está diretamente relacionado a um diagnóstico precoce, de acordo com alerta feito pelo A.C.Camargo Cancer Center, da cidade de São Paulo. No entanto, para ter sucesso no tratamento oncológico é necessário também haver avaliação de equipe médica multidisciplinar desde o primeiro momento do tratamento. Além disso, a cirurgia deve ser feita com preceitos oncológicos rigorosos.

Segundo o hospital, oito entre dez casos de câncer de pâncreas são diagnosticados em fase mais avançada da doença, o que está relacionado com o fato de os sintomas associados ao surgimento desses tumores serem inespecíficos e tardios. “Os principais sintomas são emagrecimento, perda de apetite, alterações do açúcar no sangue, dor abdominal e nas costas e coloração amarela da pele e dos olhos”.

Para a equipe do A.C. Camargo Cancer Center, mesmo com sintomas pouco claros é possível alterar o quadro prestando atenção nos fatores de risco para prevenir a doença e obter diagnóstico precoce. Entre os fatores de risco para surgimento da doença, o principal é o consumo de cigarro, seguido da hereditariedade.

“Os fumantes têm risco aumentado em dois a seis vezes em relação aos não fumantes. Estão no grupo de risco os indivíduos com antecedência familiar de câncer de pâncreas ou com histórico de outras síndromes como a de mama e ovário hereditário (mutação no gene BRCA), melanoma familial, polipose adenomatosa familiar – relacionada ao câncer de intestino – e síndrome de Von Hippel Lindau – relacionada ao câncer de rim hereditário”, disse o cirurgião oncologista e diretor do Departamento de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo Cancer Center, Felipe José Fernández Coimbra.

Para chegar ao diagnóstico de câncer de pâncreas um dos exames necessários é o de sangue, que investiga elevação em um marcador tumoral (CA 19-9), que pode acontecer em até 80% dos casos. Para complementar a lista de exames é fundamental fazer a tomografia computadorizada de abdômen.

Já pacientes que não podem usar contraste iodado podem realizar a ressonância nuclear magnética. De acordo com o caso, podem ser indicadas a colangiopancreatografia endoscópica retrógrada (exame realizado por endoscopia, onde é injetado contraste na via biliar e no pâncreas) e a ultrassonografia endoscópica (ultrassom realizado com o aparelho de endoscopia).

Segundo o A.C. Camardo, a maioria dos pacientes submetidos à retirada dos tumores de pâncreas devem ser tratados com quimioterapia no pós-operatório, para destruir as células tumorais distantes que ainda estiverem vivas. “Pode ser indicada também a realização de quimioterapia antes da cirurgia nos pacientes com tumores localmente avançados”.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pâncreas é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes por essa doença. Raro antes dos 30 anos, torna-se mais comum a partir dos 60 anos. Segundo a União Internacional Contra o Câncer (UICC), os casos da doença aumentam com o avanço da idade, com maior prevalência entre os 80 e 85 anos e na população masculina.

Flavia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil
Edição: Aécio Amado
23/05/2017

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Saude e Vida

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 22/12: Samira descobre que Lena esteve com Joélly

Resumo da novela "Três Graças" em 22/12: no capítulo 055(*) da novela, Viviane convence Gerluce a desistir do pedido de demissão. Gerluce teme o interrogatório de Paulinho. Kellen avisa a Joélly que … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 22/12: Samira descobre que Lena esteve com Joélly

Resumo “Dona de Mim” 22/12: Leo presenteia Sofia com uma tag rastreadora

Resumo da novela "Dona de Mim" em 22/12: no capítulo 202(*) da novela, Sofia é envolvida no golpe de Ellen e Hudson. Breno, Ayla, Davi e Leo planejam a nova coleção da marca Leoa. Leo confronta Vivian … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 22/12: Leo presenteia Sofia com uma tag rastreadora

Resumo “Êta Mundo Melhor” 22/12: Ernesto finge estar sendo agredido por Dita

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 22/12: no capítulo 149(*) da novela, Zulma acredita ter conseguido se livrar de Dita. Zenaide confronta Asdrúbal sobre Margarida. Estela e Aladim se preocupam … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 22/12: Ernesto finge estar sendo agredido por Dita

Resumo “Terra Nostra” 22/12: Rosana se torna aliada de Janete

Resumo da novela "Terra Nostra" em 22/12: no capítulo 088(*) da novela, Maria do Socorro fica triste ao saber que Leonora vai mesmo embora com o marido. Gumercindo sugere que Florinda fique na … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 22/12: Rosana se torna aliada de Janete

Resumo “Rainha da Sucata” 22/12: Franklin coloca Caio e Adriana num avião

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 22/12: no capítulo 036(*) da novela, apesar das explicações de Edu sobre o projeto, os acionistas acham o investimento muito alto e Maria do Carmo decide … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 22/12: Franklin coloca Caio e Adriana num avião

Copyright © 2025 ·

%d