• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / São Paulo deverá ter mais chuva nos próximos anos, indica pesquisa

São Paulo deverá ter mais chuva nos próximos anos, indica pesquisa

criado em: 16/08/2017,
última modificação: 15/08/2017 by Martha Ramazotti

Peter Moon  |  Agência FAPESP – As mudanças climáticas estão alterando o padrão de chuvas no Brasil, particularmente no Sudeste. É o que indica uma nova pesquisa que aponta um aumento médio tanto no volume de água quanto na média de dias em que chove no Estado de São Paulo. O trabalho foi feito com mais de 70 anos de dados meteorológicos.

No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a estimativa é de redução no volume médio da precipitação para os próximos anos, mas com concentração em menos dias e ocorrência de mais eventos extremos. Ou seja, deverá chover menos, mas com chuva mais intensa e tempestades mais frequentes.

As conclusões estão em artigo  no International Journal of Climatology.

“Um modo interessante de entender as mudanças climáticas é pensar em um clima com esteroides anabolizantes. Estamos vendo em todo o mundo o aumento da frequência de eventos extremos. O intuito de nossa pesquisa foi tentar entender como isso está ocorrendo no Sudeste brasileiro, a região mais populosa do país”, disse , professora associada no Departamento de Geografia da University of California em Santa Barbara, uma das autoras da pesquisa.

Outra autora, Marcia Zilli, doutoranda no mesmo departamento, sob orientação de Carvalho, explica que a pesquisa partiu da reunião e análise dos dados meteorológicos da região Sudeste provenientes de duas fontes: a Divisão de Ciências Físicas do Earth System Research Laboratory, no Colorado, e as 36 estações meteorológicas individuais no Sudeste brasileiro operadas por diferentes agências brasileiras, com dados disponibilizados pela Agência Nacional de Águas.

“Embora a grande maioria dos dados obtidos esteja circunscrita a um período de mais de 70 anos, compreendido entre 1938 e 2012, várias estações meteorológicas têm registros mais antigos, das décadas de 1910 e 1920. De uma estação meteorológica na cidade de São Paulo, conseguimos dados desde 1888”, disse Zilli.

Participaram do estudo Brant Liebmann, da National Oceanic and Atmospheric Administration, e , professora titular no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo. Assunção foi a orientadora de doutoramento de Carvalho. O trabalho contou com apoio da FAPESP.

Os pesquisadores focalizaram o período de maior precipitação no Sudeste brasileiro, que vai de outubro a março. Ao longo da amostragem, verificaram a quantidade de dias sem chuva, a quantidade de dias com chuvas fracas (menos de 5 milímetros) e a quantidade de dias com chuvas intensas ou extremas, e tempestades.

“A manipulação estatística do conjunto dos dados serviu para estabelecer quais foram os padrões do regime de chuvas na região Sudeste verificados até o momento e, a partir disso, projetar as tendências para o futuro”, disse Zilli.

Observou-se que as precipitações estão diminuindo na parte norte da região Sudeste, sobre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, e aumentando no Sul. E a tendência é que esse padrão continue nos próximos anos.

“Essas tendências estão se tornando mais dramáticas. Isso vai ficar mais frequente e pior. Onde chove muito vai chover mais. Onde há seca vai ficar mais seco. O governo e a população precisam entender o que está acontecendo com o clima para planejar e melhor se adaptar às mudanças”, disse Carvalho.

Silva Dias destaca que a concentração da chuva em menos dias no Rio de Janeiro é um indicador de tendência à aridez, mas não o único. “O manejo do solo, sua cobertura vegetal, enfim, fatores associados ao equilíbrio do ecossistema são igualmente importantes. Eles também são uma forma possível de impacto na alteração do regime das chuvas”, disse.

Padrão de extremos

Segundo os pesquisadores, as alterações no regime de chuvas observadas para a região Sudeste estão inseridas em um contexto maior, pois um dos sinais mais robustos das mudanças climáticas no Brasil é justamente o secamento no Norte e no Nordeste e o umedecimento no Sul e no Sudeste.

Muito embora os dados analisados no trabalho terminem em 2012 – portanto não incluindo o período da seca do verão de 2014/2015 –, “ao se acrescentar os dados mais recentes o que se verifica é que a tendência se mantém inalterada. A seca de 2014/2015 foi um ponto fora da curva”, disse Zilli.

Silva Dias ressalta que a seca entre 2014 e 2015 faz parte de um padrão global de extremos. “Ao mesmo tempo que em São Paulo tivemos seca, aconteceram inundações extremas na região Norte do Brasil. Pontos fora da curva, para mais e para menos, seguindo essa tendência, devem aparecer com maior frequência nos próximos anos do que no passado”, disse.

“Os efeitos sobre a cidade de São Paulo já estão sendo sentidos com grande intensidade. Os extremos estão ficando cada vez mais intensos. As ilhas de calor em uma cidade do tamanho de São Paulo criam condições para a formação de tempestades. A proximidade do oceano Atlântico ajuda a formação dessas tempestades com o fornecimento de vapor d’água”, disse a professora do IAG.

O artigo A comprehensive analysis of trends in extreme precipitation over southeastern coast of Brazil (doi: 10.1002/joc.4840), de Marcia T. Zilli, Leila M. V. Carvalho, Brant Liebmann, Maria A. Silva Dias, pode ser lido em.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Último resultado do Dia de Sorte

Dia de Sorte: Resultado do concurso 1107 sorteado Terça-feira 26/08/2025

Resultado do Dia de Sorte, concurso 1107, realizado na Terça-feira, dia 26/08/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O Dia de Sorte 1107 não teve acertador do prêmio principal e a previsão … [Ler Mais...] sobreDia de Sorte: Resultado do concurso 1107 sorteado Terça-feira 26/08/2025

Resumo “Vale Tudo” 27/08: Maria de Fátima avisa a Afonso que o filho que espera não é dele

Resumo da novela "Vale Tudo" em 27/08: no capítulo 129(*) da novela, Bartolomeu coloca uma câmera escondida em seu corpo para almoçar com Gerson. Ana Clara participa do grupo do AA para encontrar … [Ler Mais...] sobreResumo “Vale Tudo” 27/08: Maria de Fátima avisa a Afonso que o filho que espera não é dele

Resumo “Dona de Mim” 27/08: Davi comenta com Jaques sobre as desconfianças de Samuel

Resumo da novela "Dona de Mim" em 27/08: no capítulo 103(*) da novela, Leo pega a carteira que Jaques posicionou diante da câmera, sem saber que estava sendo filmada, e a devolve para o quarto do … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 27/08: Davi comenta com Jaques sobre as desconfianças de Samuel

Resumo “Êta Mundo Melhor” 27/08: Celso desabafa com Candinho

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 27/08: no capítulo 051(*) da novela, Quincas diz a Candinho que deseja reatar o casamento com Dita. Candinho exige que Quincas arrume um emprego. Estela confessa … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 27/08: Celso desabafa com Candinho

Resumo “História de Amor” 27/08: Neusa desmaia ao ver seu vestido de noiva todo rasgado

Resumo da novela "História de Amor" em 27/08: no capítulo 170(*) da novela, Paula conta que está grávida. Rafaela leva um susto ao saber, mas fica feliz. Assunção decide treinar basquete com outros … [Ler Mais...] sobreResumo “História de Amor” 27/08: Neusa desmaia ao ver seu vestido de noiva todo rasgado

Copyright © 2025 ·

%d