• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Pós-doutorado em Farmacologia com Bolsa da FAPESP

Pós-doutorado em Farmacologia com Bolsa da FAPESP

criado em: 09/01/2017,
última modificação: 07/01/2017 by Martha Ramazotti

Agência FAPESP – Os departamentos de Farmacologia, Imunologia e Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) oferecem nova oportunidade de pós-doutorado em Farmacologia. As bolsas estão vinculadas ao Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão () da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 15 de janeiro.

As vagas estão disponíveis no âmbito de nove projetos:

Vias de sinalização que influenciam o desenvolvimento de doenças inflamatórias como alvos terapêuticos

O foco é o desenvolvimento/condução de análises bioquímicas e moleculares que permitam testar a ação de potenciais drogas sobre alvos de interesse do CRID.

O bolsista deve ter título doutor e experiência em técnicas/equipamentos/softwares de High Throughput Screening, incluindo procedimentos voltados a culturas celulares, transfecção e transformação, imunocitoquímica, bioquímica de moléculas e interações moleculares.

Os candidatos devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Rita C. A. Tostes Passaglia ([email protected]).

Metabolismo celular como alvo terapêutico para o tratamento de doenças inflamatórias

O foco é o desenvolvimento de estudos in vitro e in vivo para avaliar as vias metabólicas envolvidas na ativação e diferenciação de linfócitos e macrófagos com o intuito de identificar novos alvos com potencial terapêutico para o tratamento de doenças inflamatórias de interesse do CRID.

O bolsista deve ter título de doutor e experiência em cultura de células, citometria de fluxo e em técnicas de biologia molecular, incluindo RT-PCR, Western-blot e transfecção de células.

Os candidatos devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Jose Carlos F. Alves Filho ([email protected]).

Avaliação de biomarcadores de doença cardiovascular e de resposta terapêutica em pacientes com artrite reumatoide e artrite psoriásica

O foco é desenvolver métodos imunológicos e de biologia molecular no intuito de caracterizar novos biomarcadores de resposta terapêutica e de desenvolvimento de doença cardiovascular em pacientes com artrite reumatoide e artrite psoriásica.

O bolsista deve ter título de doutor e experiência em técnicas imunológicas, especialmente envolvendo citometria de fluxo e biologia molecular.

Os candidatos devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Paulo Louzada Junior ([email protected]).

Planejamento computacional de potenciais fármacos anti-inflamatórios

O foco é utilizar metodologias de Química Computacional e conhecimentos de Química Medicinal para propor e otimizar novos compostos candidatos a fármacos, direcionados a alvos terapêuticos selecionados em doenças inflamatórias.

Os candidatos devem ter formação em Química ou Farmácia-Bioquímica, com mestrado e doutorado na área de Química Medicinal, além de ampla e comprovada experiência em Química Medicinal e Computacional, em especial em doenças inflamatórias.

Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Carlos Tomich ([email protected]).

Vias de sinalização que influenciam o desenvolvimento de sepse como alvos terapêuticos

O foco é o desenvolvimento de estudos in vivo e in vitro visando determinar as vias bioquímicas e moleculares envolvidas na imunopatologia da sepse. Esses estudos permitem testar efeitos de potenciais drogas de interesse do CRID.

Os candidatos devem ter título de doutor e experiência com técnicas in vivo e in vitro clássicas para investigar fisiopatologia da sepse, bem como procedimentos voltados a culturas celulares, transfecção e transformação, imunocitoquímica, bioquímica de moléculas e interações moleculares.

Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e duas cartas de orientadores expressando suas opiniões sobre o candidato para Fernando Q. Cunha ([email protected]).

Genômica e Proteômica para identificação de vias de sinalização que operam em processos inflamatórios

O foco é o desenvolvimento/condução de análises genômicas e/ou proteômicas que permitam identificar e validar vias de sinalização celular relevantes para processos infecciosos e inflamatórios de interesse do CRID.

Os candidatos devem ter título de doutor e experiência com análises Genômicas e/ou Proteômicas e/ou RNASeq. É desejável experiência em procedimentos voltados a culturas celulares, biologia molecular, bioquímica de moléculas e interações moleculares. Serão priorizados candidatos com experiência prévia em análises genômicas e/ou proteômicas e/ou bioinformática.

Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Dario S. Zamboni ([email protected]).

Estudos pré-clínicos em modelos animais de inflamação e doenças inflamatórias

O bolsista irá executar a validação in vivo e o desenvolvimento pré-clínico em modelos animais de inflamação e doença inflamatória dos hits mais promissores vindos dos estudos in silico e in vitro do CRID.

Os candidatos devem ter título de doutor e experiência em criação de camundongos e em modelos animais de inflamação. Habilidades adicionais em citometria de fluxo, microscopia confocal e métodos de análise de expressão de genes (por RT-PCR, Western blot e imuno-histoquímica) são uma vantagem, mas não uma exigência.

Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Jose Carlos F. Alves Filho ([email protected]).

Controle da resposta imune

O bolsista deve ter título de doutor e experiência em técnicas de imunologia e bioinformática. Os candidatos deverão ter conhecimento em Imunologia e, se possível, em controle da resposta imune em doenças infecciosas.

Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para João Santana Silva ([email protected]).

Avaliação de biomarcadores de doença cardiovascular e síndrome metabólica em pacientes com doenças autoimunes

O foco é desenvolver métodos imunológicos e de biologia molecular no intuito de caracterizar novos biomarcadores de doença cardiovascular e síndrome metabólica em pacientes com doenças autoimunes.

Os candidatos devem ter título de doutor e experiência em técnicas imunológicas, especialmente as que envolvem citometria de fluxo e biologia molecular.

Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Paulo Louzada Junior ([email protected]).

O anúncio das bolsas está publicado em .

Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em .

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site .

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Inscricao, Oportunidades

Sidebar primária

Top 10 Lugares para Visitar na Itália para Quem Vai Pela Primeira Vez

A Itália é um daqueles países que parecem familiares mesmo antes da primeira visita. Talvez seja por causa da história que estudamos na escola, dos filmes, da comida ou da arte que já vimos tantas … [Ler Mais...] sobreTop 10 Lugares para Visitar na Itália para Quem Vai Pela Primeira Vez

Resumo “Três Graças” 09/02: Gerluce agradece Jorginho por ter salvado sua filha

Resumo da novela "Três Graças" em 09/02: no capítulo 097(*) da novela, Gerluce teme o questionamento de Paulinho, e pede ajuda a Lígia. Consuelo explica ao delegado Fausto a origem de seu dinheiro. … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 09/02: Gerluce agradece Jorginho por ter salvado sua filha

Resumo “Coração Acelerado” 09/02: Janete sugere criar uma cooperativa com Nora

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 09/02: no capítulo 025(*) da novela, Zilá procura por Alaorzinho na casa de Eliomar. Agrado afirma a Janete que precisa de um tempo para perdoar a mãe. … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 09/02: Janete sugere criar uma cooperativa com Nora

Resumo “Êta Mundo Melhor” 09/02: Candinho consegue resgatar Samir

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 09/02: no capítulo 186(*) da novela, Lourival tenta convencer Candinho a se afastar de Dita. Sandra propõe dar dinheiro a Zulma em troca da guarda de Samir. Dita … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 09/02: Candinho consegue resgatar Samir

Resumo “Terra Nostra” 09/02: As obras dos sobradinhos são paralisadas

Resumo da novela "Terra Nostra" em 09/02: no capítulo 130(*) da novela, Angelica dispõe-se a ajudar Rosana a reconquistar o marido. Matheu não aceita a separação, ameaça Juliana. Janete vai ao quarto … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 09/02: As obras dos sobradinhos são paralisadas

Copyright © 2026 ·

%d