Pós-doutorado em Farmacologia com Bolsa da FAPESP

Agência FAPESP – Os departamentos de Farmacologia, Imunologia e Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) oferecem nova oportunidade de pós-doutorado em Farmacologia. As bolsas estão vinculadas ao Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 15 de janeiro.

As vagas estão disponíveis no âmbito de nove projetos:

Publicidade

Vias de sinalização que influenciam o desenvolvimento de doenças inflamatórias como alvos terapêuticos

O foco é o desenvolvimento/condução de análises bioquímicas e moleculares que permitam testar a ação de potenciais drogas sobre alvos de interesse do CRID.

O bolsista deve ter título doutor e experiência em técnicas/equipamentos/softwares de High Throughput Screening, incluindo procedimentos voltados a culturas celulares, transfecção e transformação, imunocitoquímica, bioquímica de moléculas e interações moleculares.

Os candidatos devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Rita C. A. Tostes Passaglia (rtostes@usp.br).

Metabolismo celular como alvo terapêutico para o tratamento de doenças inflamatórias

O foco é o desenvolvimento de estudos in vitro e in vivo para avaliar as vias metabólicas envolvidas na ativação e diferenciação de linfócitos e macrófagos com o intuito de identificar novos alvos com potencial terapêutico para o tratamento de doenças inflamatórias de interesse do CRID.

O bolsista deve ter título de doutor e experiência em cultura de células, citometria de fluxo e em técnicas de biologia molecular, incluindo RT-PCR, Western-blot e transfecção de células.

Os candidatos devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Jose Carlos F. Alves Filho (jcafilho@usp.br).

Avaliação de biomarcadores de doença cardiovascular e de resposta terapêutica em pacientes com artrite reumatoide e artrite psoriásica

O foco é desenvolver métodos imunológicos e de biologia molecular no intuito de caracterizar novos biomarcadores de resposta terapêutica e de desenvolvimento de doença cardiovascular em pacientes com artrite reumatoide e artrite psoriásica.

O bolsista deve ter título de doutor e experiência em técnicas imunológicas, especialmente envolvendo citometria de fluxo e biologia molecular.

Os candidatos devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Paulo Louzada Junior (plouzada@fmrp.usp.br).

Planejamento computacional de potenciais fármacos anti-inflamatórios

O foco é utilizar metodologias de Química Computacional e conhecimentos de Química Medicinal para propor e otimizar novos compostos candidatos a fármacos, direcionados a alvos terapêuticos selecionados em doenças inflamatórias.

Publicidade

Os candidatos devem ter formação em Química ou Farmácia-Bioquímica, com mestrado e doutorado na área de Química Medicinal, além de ampla e comprovada experiência em Química Medicinal e Computacional, em especial em doenças inflamatórias.

Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Carlos Tomich (tomich@fcfrp.usp.br).

Vias de sinalização que influenciam o desenvolvimento de sepse como alvos terapêuticos

O foco é o desenvolvimento de estudos in vivo e in vitro visando determinar as vias bioquímicas e moleculares envolvidas na imunopatologia da sepse. Esses estudos permitem testar efeitos de potenciais drogas de interesse do CRID.

Os candidatos devem ter título de doutor e experiência com técnicas in vivo e in vitro clássicas para investigar fisiopatologia da sepse, bem como procedimentos voltados a culturas celulares, transfecção e transformação, imunocitoquímica, bioquímica de moléculas e interações moleculares.

Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e duas cartas de orientadores expressando suas opiniões sobre o candidato para Fernando Q. Cunha (fdqcunha@fmrp.usp.br).

Genômica e Proteômica para identificação de vias de sinalização que operam em processos inflamatórios

O foco é o desenvolvimento/condução de análises genômicas e/ou proteômicas que permitam identificar e validar vias de sinalização celular relevantes para processos infecciosos e inflamatórios de interesse do CRID.

Os candidatos devem ter título de doutor e experiência com análises Genômicas e/ou Proteômicas e/ou RNASeq. É desejável experiência em procedimentos voltados a culturas celulares, biologia molecular, bioquímica de moléculas e interações moleculares. Serão priorizados candidatos com experiência prévia em análises genômicas e/ou proteômicas e/ou bioinformática.

Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Dario S. Zamboni (dszamboni@fmrp.usp.br).

Estudos pré-clínicos em modelos animais de inflamação e doenças inflamatórias

O bolsista irá executar a validação in vivo e o desenvolvimento pré-clínico em modelos animais de inflamação e doença inflamatória dos hits mais promissores vindos dos estudos in silico e in vitro do CRID.

Os candidatos devem ter título de doutor e experiência em criação de camundongos e em modelos animais de inflamação. Habilidades adicionais em citometria de fluxo, microscopia confocal e métodos de análise de expressão de genes (por RT-PCR, Western blot e imuno-histoquímica) são uma vantagem, mas não uma exigência.

Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Jose Carlos F. Alves Filho (jcafilho@usp.br).

Controle da resposta imune

O bolsista deve ter título de doutor e experiência em técnicas de imunologia e bioinformática. Os candidatos deverão ter conhecimento em Imunologia e, se possível, em controle da resposta imune em doenças infecciosas.

Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para João Santana Silva (jsdsilva@fmrp.usp.br).

Avaliação de biomarcadores de doença cardiovascular e síndrome metabólica em pacientes com doenças autoimunes

O foco é desenvolver métodos imunológicos e de biologia molecular no intuito de caracterizar novos biomarcadores de doença cardiovascular e síndrome metabólica em pacientes com doenças autoimunes.

Os candidatos devem ter título de doutor e experiência em técnicas imunológicas, especialmente as que envolvem citometria de fluxo e biologia molecular.

Os interessados devem enviar curriculum vitae, carta de interesse na posição e dois nomes a serem consultados para recomendação para Paulo Louzada Junior (plouzada@fmrp.usp.br).

O anúncio das bolsas está publicado em fapesp.br/oportunidades/1372.

Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.