• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / IBGE mantém projeção recorde para safra de grãos

IBGE mantém projeção recorde para safra de grãos

criado em: 12/07/2017,
última modificação: 11/07/2017 by Martha Ramazotti

As projeções para um recorde na safra de grãos em 2017 continuam aumentando e os últimos números relativos ao Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de junho, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estimam que a produção total de cereais, leguminosas e oleaginosas deverá atingir 240,3 milhões de toneladas.

O resultado, além de ser recorde, é 30,1% maior do que o da safra do ano passado, que foi de 184,7 milhões de toneladas. Em relação às projeções de maio, houve um crescimento da produção de 1,7 milhão de toneladas (0,7%). Também as projeções em relação à área plantada cresceram 117,4 mil hectares, o equivalente a 0,2% em relação ao mês anterior.

A estimativa da área a ser colhida subiu 7% atingindo 61 milhões de hectares. Em 2016, a área colhida foi de 57,1 milhões de hectares. São esperados recordes na produção da soja e do milho. As previsões indicam que a safra da soja atinja 114,8 milhões de toneladas, resultado 19,5% maior do que a do ano passado, enquanto a do milho deverá atingir 97,7 milhões de toneladas, crescimento de 53,5%.

Em relação a 2016, houve crescimento de 2,3% na área a ser colhida da soja, de 17,7% no milho e 3,6% no arroz. Já as estimativas da produção do milho somam 97,7 milhões de toneladas. Estes três produtos representaram, juntos, 93,5% da estimativa da produção total da safra deste ano e 87,8% da área a ser colhida.

Comparando-se as estimativas de maio e junho, os destaques foram para o amendoim primeira safra (26,2%), cebola (5,7%), batata-inglesa 2ª safra (4,5%), batata-inglesa 3ª safra (2,3%), batata-inglesa 1ª safra (1,6%), milho 2ª safra (1,3%), soja (0,8%), milho 1ª safra (-0,4%), feijão 3ª safra (-1,4%), feijão 2ª safra (-3,9%) e amendoim 2ª safra (-54,3%).

Avaliação

Na avaliação do gerente do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, Carlos Alfredo Guedes, chama a atenção que as estimativas de safra tenham ultrapassado as 240 milhões de toneladas, o que acontece pela primeira vez no país. Ele lembra o fato de que a safra de 2016 foi prejudicada pelas condições climáticas adversas e acabou ficando 11,9% menor do que a de 2015.

“O milho e a soja foram os principais responsáveis por esse novo patamar. No caso do milho, a segunda safra puxou a produção para cima e deve ser responsável pela maior parte da safra deste cereal em 2017. Em junho, estimamos que essa participação seja de 68,4%”.

Segundo Carlos Alfredo, a produção de milho, por exemplo, vem superando bastante as expectativas. “Com a alta da segunda safra, ficamos sem local para estocar o milho. Os produtores estão improvisando a armazenagem e até mesmo estocando o cereal a céu aberto”, disse.

Outra consequência dessa produção recorde da safra de milho pode ser o aumento das exportações. Segundo o gerente do LSPA, com a quebra da safra de 2016, o preço do milho subiu bastante e chegou a ficar mais alto no mercado interno do que no exterior e com isso, os produtores diminuíram as exportações.

Carlos Alfredo lembrou que as exportações de milho acumuladas no primeiro semestre de 2017 recuaram 72,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Mas, segundo ele, o recorde da segunda safra de 2017 poderá reverter esse quadro, derrubando os preços internos e aumentando as exportações de milho no segundo semestre.

Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Fernando Fraga
12/07/2017

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 27/01: José Maria deixa a cadeia e se surpreende ao ver Kellen

Resumo da novela "Três Graças" em 27/01: no capítulo 086(*) da novela, Lígia denuncia Joaquim à polícia por injúria, e não fala das Três Graças com medo de prejudicar Gerluce. Joaquim e Misael decidem … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 27/01: José Maria deixa a cadeia e se surpreende ao ver Kellen

Resumo “Coração Acelerado” 27/01: Irene desconfia do comportamento de Cinara

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 27/01: no capítulo 014(*) da novela, Janete revela a Agrado sua história com Alaorzinho, e pede perdão por ter mentido para a filha. Ronei diz a João Raul que … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 27/01: Irene desconfia do comportamento de Cinara

Resumo “Êta Mundo Melhor” 27/01: Candinho chega ao sítio com Samir

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 27/01: no capítulo 176(*) da novela, Zulma exige que o documento de adoção de Samir seja devolvido. Ernesto diz a Lourival que sabe que ele está apaixonado por … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 27/01: Candinho chega ao sítio com Samir

Resumo “Terra Nostra” 27/01: Juliana revela para Marco Antônio que Matheu e Rosana se beijaram

Resumo da novela "Terra Nostra" em 27/01: no capítulo 119(*) da novela, Marco Antônio aconselha Juliana a corrigir o registro de Juanito, dá dinheiro a ela e avisa que mensalmente vai contribuir para … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 27/01: Juliana revela para Marco Antônio que Matheu e Rosana se beijaram

Resumo “Rainha da Sucata” 27/01: Betinho ouve Laurinha declarando seu amor para Edu

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 27/01: no capítulo 060(*) da novela, Armênia fica furiosa e procura Ingrid, que não conta em que lugar do Rio os rapazes estão e, depois, vai ao encontro deles. … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 27/01: Betinho ouve Laurinha declarando seu amor para Edu

Copyright © 2026 ·

%d