• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Falhas em hospitais são a segunda causa de morte no país

Falhas em hospitais são a segunda causa de morte no país

criado em: 23/11/2017,
última modificação: 22/11/2017 by Martha Ramazotti

Falhas banais como erros de dosagem ou de medicamento, uso incorreto de equipamentos e infecção hospitalar mataram 302.610 pessoas nos hospitais públicos e privados brasileiros em 2016. Foram, em média, 829 mortes por dia, uma a cada minuto e meio. Dentro das instituições de saúde, as chamadas mortes por “eventos adversos” ficam atrás daquelas provocadas por problemas no coração.

A conclusão faz parte do Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), produzido pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O número diário supera as 129 pessoas que morrem em decorrência de acidentes de trânsito no país, 164 mortes provocadas pela violência e cerca de 500 registros de mortos por câncer, e fica atrás das 950 vítimas de doenças cardiovasculares.

Além das mortes, os eventos adversos impactam cerca de 1,4 milhão de pacientes todo ano com sequelas que comprometem as atividades rotineiras e provocam sofrimento psíquico. Esse efeitos também elevam os custos da atividade assistencial. O Anuário estima que os eventos adversos resultaram em gastos adicionais de R$ 10,9 bilhões em 2016.

O problema está no radar da Organização Mundial de Saúde. Estudos mostram que anualmente morrem 42,7 milhões de pessoas em razão de eventos adversos no mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, a situação não é muito diferente da brasileira. Com população aproximada de 325 milhões de pessoas, o país registra 400 mil mortes por eventos adversos ao ano, 1.096 por dia, ou 16% menos que nos hospitais brasileiros. A diferença para o Brasil diz respeito as mortes hospitalares que são a terceira do ranking americano, atrás de doentes cardíacos e de câncer.

“Não existe sistema de saúde que seja infalível. Mesmo os mais avançados também sofrem com eventos adversos. A diferença é que, no caso brasileiro, apesar dos esforços, há pouca transparência sobre essas informações e, sem termos clareza sobre o tamanho do problema, fica muito difícil começar a enfrentá-lo”, afirma Renato Couto, professor da UFMG, um dos responsáveis pelo Anuário.

Quanto à transparência, Luiz Augusto Carneiro, superintendente executivo do IESS, diz que hoje, no Brasil, quando um hospital é escolhido, a decisão é baseada numa percepção de qualidade ou por recomendação de amigos os médicos. Mas o leigo não tem como avaliar a qualificação daquela instituição. “Não há como saber quantas infecções hospitalares foram registradas no último ano, qual é a média de óbitos por diagnóstico, e de reinternações e por aí afora”, critica Carneiro.

“Precisamos estabelecer um debate nacional sobre a qualidade dos serviços prestados na saúde a partir da mensuração de desempenho dos prestadores e, assim, prover o paciente com o máximo possível de informações para escolher a quem vai confiar os cuidados com sua vida,” disse.

Décio Trujilo – Repórter da Agência Brasil
Edição: Valéria Aguiar
23/11/2017

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Saude e Vida

Sidebar primária

Mega Sena: Resultado do concurso 2858 sorteado Sábado 03/05/2025

Resultado da Mega Sena, concurso 2858, realizado no Sábado, dia 03/05/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. A Mega Sena 2858 não teve acertador do prêmio principal e a previsão do prêmio … [Ler Mais...] sobreMega Sena: Resultado do concurso 2858 sorteado Sábado 03/05/2025

Resumo “Vale Tudo” 06/05: Maria de Fátima comemora a briga entre Solange e Odete

Resumo da novela "Vale Tudo" em 06/05: no capítulo 032(*) da novela, Odete registra o momento em que Maria de Fátima cumprimenta Afonso. Celina e Afonso percebem que Odete flerta com o garçom que foi … [Ler Mais...] sobreResumo “Vale Tudo” 06/05: Maria de Fátima comemora a briga entre Solange e Odete

Resumo “Dona de Mim” 06/05: Davi encontra Leo na Feira de São Cristóvão

Resumo da novela "Dona de Mim" em 06/05: no capítulo 008(*) da novela, Marlon retoma a luta e expõe a sabotagem de Carlos. Leo não conta para Stephany que foi demitida. Samuel decide ligar para Leo, … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 06/05: Davi encontra Leo na Feira de São Cristóvão

Resumo “Garota do Momento” 06/05: Raimundo desconfia de Camila

Resumo da novela "Garota do Momento" em 06/05: no capítulo 156(*) da novela, Juliano impede Clarice de deixar a mansão e a amordaça. Beatriz tem um mau pressentimento com sua mãe. Maristela decide … [Ler Mais...] sobreResumo “Garota do Momento” 06/05: Raimundo desconfia de Camila

Resumo “Tieta” 06/05: Ricardo não gosta de saber que Imaculada vai para São Paulo

Resumo da novela "Tieta" em 06/05: no capítulo 110(*) da novela, o coronel expulsa Arturzinho. Gladstone diz a Imaculada que suas histórias serão publicadas. Perpétua oferece sua casa a Arturzinho se … [Ler Mais...] sobreResumo “Tieta” 06/05: Ricardo não gosta de saber que Imaculada vai para São Paulo

Copyright © 2025 ·

%d