• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Com taxa de 12,6%, país tem quase 13 milhões de desempregados

Com taxa de 12,6%, país tem quase 13 milhões de desempregados

criado em: 01/03/2017,
última modificação: 28/02/2017 by Martha Ramazotti

A taxa de desocupados continua em alta e fechou o trimestre encerrado em janeiro em 12,6%, um crescimento de 0,8 ponto percentual em relação ao período de agosto a outubro do ano passado, quando estava em 11,8%. Com a alta do último trimestre, o país registra 12,9 milhões de desempregados. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. Esta é a maior taxa de desemprego da série histórica iniciada em 2012 e também o maior número de desempregados da história.

Segundo o IBGE, com a alta do último trimestre, a população desocupada cresceu 7,3% (o equivalente a mais 879 mil pessoas) em relação ao trimestre de agosto a outubro de 2016. Quando comparada ao mesmo trimestre do ano passado, a alta do desemprego no trimestre encerrado em janeiro chegou a 34,3%, o equivalente a mais 3,3 milhões de pessoas desocupadas.

Na comparação com o mesmo trimestre móvel encerrado em janeiro do ano passado, quando o desemprego estava em 9,5%, a taxa cresceu 3,1 pontos percentuais. Em relação à população ocupada, atualmente de 89,9 milhões de pessoas, houve estabilidade na comparação com o trimestre de agosto a outubro de 2016.

Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, quando o total de ocupados era de 91,6 milhões de pessoas, houve declínio de 1,9% na taxa de desocupação – ou menos 1,7 milhão de pessoas empregadas.

Carteira assinada

Os dados da Pnad Contínua indicam que o contingente de pessoas ocupadas foi estimado em aproximadamente 89,9 milhões no trimestre de novembro do ano passado a janeiro deste ano, dos quais 33,9 milhões eram empregados no setor privado com carteira de trabalho assinada.

Esse número ficou estável em relação ao trimestre de agosto a outubro, mas, em um ano, o número de trabalhadores com carteira assinada caiu 3,7%, o equivalente a 1,3 milhão de pessoas – quando a comparação se dá com o trimestres encerrado em janeiro do ano passado.

A categoria dos empregados no setor privado sem carteira assinada fechou o último trimestre em 10,4 milhões de pessoas, com estabilidade em relação ao trimestre de agosto a outubro do ano passado. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve crescimento de 6,4%, um aumento de 626 mil pessoas.

A categoria que trabalha por conta própria cresceu 2,1% frente ao trimestre de agosto a outubro, atingindo 22,2 milhões de pessoas, mais 450 mil pessoas. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, no entanto, houve queda de 3,9%, ou seja, menos 902 mil pessoas.

Por outro lado, o contingente de empregadores, estimado em 4,2 milhões de pessoas, apresentou estabilidade frente ao trimestre imediatamente anterior, com elevação de 8,6% (mais 333 mil pessoas).

Os dados do IBGE mostram ainda que a categoria de trabalhadores domésticos, estimada em 6,1 milhões de pessoas, manteve-se estável tanto em relação ao trimestre de agosto a outubro de 2016 quanto ao de novembro de 2015 a janeiro de 2016.

Rendimento médio

Apesar da alta taxa de desemprego no país, o rendimento médio real habitualmente recebido pelo trabalhador vem se mantendo estável, tanto em relação ao trimestre de agosto a outubro do ano passado (R$ 2.056), quanto em relação ao mesmo trimestre do ano passado (R$ 2.047).

Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto
01/03/2017

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

A Análise de Vídeo no Planejamento de Estratégias de Jogo

A análise de vídeo transformou a forma como equipas planejam as suas partidas. Esta ferramenta permite observar padrões, corrigir erros e antecipar movimentos do adversário. Com tecnologia acessível e … [Ler Mais...] sobreA Análise de Vídeo no Planejamento de Estratégias de Jogo

Resumo “Vale Tudo” 13/09: Freitas procura Odete para fazer uma delação premiada

Resumo da novela "Vale Tudo" em 13/09: no capítulo 144(*) da novela, André avisa à família que não vai ao casamento da irmã sem Aldeíde. Marco Aurélio avisa a Mário Sérgio que Odete foi derrotada na … [Ler Mais...] sobreResumo “Vale Tudo” 13/09: Freitas procura Odete para fazer uma delação premiada

Resumo “Dona de Mim” 13/09: Bárbara chega ao galpão e encontra Marlon e Kami

Resumo da novela "Dona de Mim" em 13/09: no capítulo 118(*) da novela, Jaques deduz que foi usado por Olívia. Samuel vai à casa de Ryan buscar Sofia. Marlon apoia Kami, que teme as ações do … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 13/09: Bárbara chega ao galpão e encontra Marlon e Kami

Resumo “Êta Mundo Melhor” 13/09: Candinho e Zulma descobrem que Marilda e Aderbal fugiram

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 13/09: no capítulo 066(*) da novela, Samir pede para levar um amigo para o sítio. Candinho sonda Padre Lucas sobre Marilda e Aderbal. Manoela questiona a decisão … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 13/09: Candinho e Zulma descobrem que Marilda e Aderbal fugiram

Resumo “Terra Nostra” 13/09: Matheu torce para ser mandado embora

Resumo da novela "Terra Nostra" em 13/09: no capítulo 012(*) da novela, Antenor se surpreende ao ver Angélica na senzala. Tiziu salva a situação. Francesco, a pedido de Janete, resolve mandar alguém … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 13/09: Matheu torce para ser mandado embora

Copyright © 2025 ·

%d