• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Aplicativo pretende mapear casos assintomáticos de sete doenças transmissíveis

Aplicativo pretende mapear casos assintomáticos de sete doenças transmissíveis

criado em: 29/08/2017,
última modificação: 28/08/2017 by Martha Ramazotti

Agência FAPESP – O pesquisador do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Universidade de São Paulo (USP)  criou um aplicativo para mapear focos, também chamados de hotspots, da dengue, malária, Zika, entre outras. O objetivo é localizar os casos sintomáticos, auxiliar agentes de saúde e ajudar a diminuir a incidência e a transmissão dessas doenças.

O aplicativo funcionará da seguinte maneira: pacientes sintomáticos, diagnosticados em hospitais de referência com Zika, dengue, tuberculose, leishmaniose, chikungunya, parvovírus e malária, vão disponibilizar voluntariamente o histórico de localização de seus smartphones. Com isso, será possível rastrear onde eles estiveram nos últimos 15 dias. E, a partir desses dados, o pesquisador vai listar e correlacionar os pontos em comum visitados por esses pacientes para identificar os hotspots ou focos.

A ideia é que, com base nessas informações, o pesquisador desenvolva um aplicativo que mostre os focos espalhados pelas cidades que participarão do projeto-piloto. Agentes públicos de saúde irão até esses locais para coletar amostras de sangue e identificar os casos assintomáticos. Isso ajudará a estabelecer medidas para conter a transmissão mais rapidamente.

Segundo Nakaya, que é um dos pesquisadores principais do Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórios (), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão () da FAPESP, o GPS dos celulares tem um nível de precisão bem alto, próximo do raio de um metro, que garante a qualidade do projeto. “O diferencial desse trabalho para os aplicativos que já existem, no qual a população manda fotos e registra os locais dos criadouros de mosquito, é a exatidão dos dados. Estamos fazendo muitos testes para que as informações sejam as mais precisas possíveis.”

Ele garante não haver riscos quanto à privacidade: o arquivo que coleta o histórico de localização guarda apenas as coordenadas e não recolhe outros dados como contatos e fotos. “Esse é um dos desafios do nosso projeto. As pessoas ficam desconfiadas quando pedimos o histórico no GPS. Estamos tendo todo o cuidado para não termos acesso a e-mail, foto e nome da pessoa.”

Os municípios contemplados para receber o mapeamento inicial de focos e testar o aplicativo são: São Paulo, Recife, Manaus, Goiânia, João Pessoa, Belém, Campinas, Salvador, Aracaju, São João Del Rey, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, São José do Rio Preto e Porto Velho.

A iniciativa voltada para mapear hotspots de transmissão de malária em Manaus, especificamente, foi financiada pela Fundação Bill & Melinda Gates. Nakaya foi selecionado pelo programa internacional Grand Challenges Explorations (GCE), que oferece US$ 100 mil para apoiar ideias inovadoras na área de saúde e desenvolvimento. Se o projeto for bem-sucedido, o pesquisador pode pleitear mais R$ 1 milhão para avançar e expandir ainda mais o alcance do aplicativo.

No momento, o projeto está na fase de testes. Através do site , o pesquisador paulista criou um plano-piloto para testar o uso das informações do GPS. Ele está recrutando, pela plataforma, pessoas da área de pesquisa em saúde, além de alunos e enfermeiros. O principal propósito é já entrar em contato com os pacientes para explicar as próximas etapas e reforçar o sigilo dos dados.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Saude e Vida

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 27/11: Arminda se nega a dar um adiantamento para Gerluce

Resumo da novela "Três Graças" em 27/11: no capítulo 034(*) da novela, Joélly decide procurar Gerluce no trabalho. Arminda inventa para Gerluce que Claudia não vem mais porque foi ver a família em … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 27/11: Arminda se nega a dar um adiantamento para Gerluce

Resumo “Dona de Mim” 27/11: Sofia comemora a mudança de Filipa

Resumo da novela "Dona de Mim" em 27/11: no capítulo 182(*) da novela, Filipa consegue despertar a atenção de Rosa e Dalva, que chamam a polícia. Jaques liberta Filipa. Rosa afirma a Filipa que … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 27/11: Sofia comemora a mudança de Filipa

Resumo “Êta Mundo Melhor” 27/11: Celso confronta Ernesto e Sandra

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 27/11: no capítulo 130(*) da novela, Tales anuncia que Candinho e Samir estão dentro da fábrica em chamas, e todos se preocupam. Carmem prevê o pior para … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 27/11: Celso confronta Ernesto e Sandra

Resumo “Terra Nostra” 27/11: Rosana entrega a Marco Antônio o endereço da pensão

Resumo da novela "Terra Nostra" em 27/11: no capítulo 072(*) da novela, Marco Antônio viaja com Gumercindo e Angélica. Padre Olavo conversa com Maria do Socorro sobre Canudos. Rosana se surpreende com … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 27/11: Rosana entrega a Marco Antônio o endereço da pensão

Resumo “Rainha da Sucata” 27/11: Edu agradece a Maria do Carmo pela corrida

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 27/11: no capítulo 019(*) da novela, o dono da vaca entra na pista do autódromo com um caminhão cheio de galinhas para retirar o seu animal. Edu vence a corrida. … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 27/11: Edu agradece a Maria do Carmo pela corrida

Copyright © 2025 ·

%d