• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Tesouro Nacional mostra situação fiscal de estados e do Distrito Federal

Tesouro Nacional mostra situação fiscal de estados e do Distrito Federal

criado em: 21/10/2016,
última modificação: 21/10/2016 by Martha Ramazotti

O Tesouro Nacional divulgou dados fiscais dos estados e do Distrito Federal indicando que 14 das 27 unidades da federação têm situação fiscal que ainda possibilita o aval da União para novos empréstimos perante organismos multilaterais como o Banco Mundial. No boletim, figuram em “boa situação fiscal” o Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rondônia, Roraima e Tocantins.O boletim destaca que a concessão de garantia pela União em operações de empréstimos tomados pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios está condicionada à análise da capacidade de pagamento (Capag) desses entes pelo Tesouro Nacional.

“Desse modo, a Capag permite classificar a situação fiscal do Estado, do Distrito Federal e dos municípios por meios de indicadores econômico-financeiros. Considera-se em boa situação fiscal os entes que obtiveram um conceito “A” ou B”, informam os técnicos.

Gastos com pessoal

O Tesouro destaca, ainda, que, de maneira geral, no período de 2012 a 2015, houve expressivo aumento das despesas com pessoal, notadamente com inativos, o que, “conjugado com receitas próprias e transferências insuficientes”, resultarou em reversão do resultado primário superavitário de R$ 18,9 bilhões em 2012 para déficits primários em 2013 e 2014 e um pequeno superávit de R$ 2,9 bilhões em 2015.

Os números estão na versão final da primeira edição do de 2016 divulgado hoje (20) pelo Tesouro Nacional. A publicação anual tem como objetivos ampliar a transparência das relações federativas e contribuir para o processo de sustentabilidade fiscal de estados e municípios.

Os dados mostram, também, que, entre 2014 e 2015, o crescimento médio de despesas com pessoal foi de 13,06% nos estados e 8,29% nos municípios com mais de 200 mil habitantes, sendo os aumentos com inativos, respectivamente, de 28,41% e 12,10% no mesmo período.

Dentre as principais medidas de ajustes apontadas no relatório para reversão da tendência de ampliação de gastos com pessoal estão o controle de aumentos salariais e de gastos com comissionados, a contenção de contratações de terceirizados e a reforma da previdência dos servidores públicos.

“O crescimento das despesas com pessoal reforça a importância da contenção de gastos nessa rubrica pelos entes, pois, como ela não pode ser reduzida, sua ampliação restringe a margem para enfrentamento de restrições financeiras sazonais”, informa.

De acordo com o Tesouro, o estímulo à divulgação de informações sobre o quadro fiscal dos governos regionais integra o diagnóstico para a elaboração de uma solução estruturadora para a difícil situação fiscal da Federação.

O trabalho reúne dados fiscais de 27 estados e do Distrito Federal e dos municípios com mais de 200 mil habitantes.

Programas de Ajuste Fiscal

As informações da publicação referentes aos estados foram extraídas dos Programas de Ajuste Fiscal (PAF), acordos assinados pelos estados que refinanciaram suas dívidas com a União e que apresentam metas anuais, considerando a evolução das finanças estaduais, os indicadores macroeconômicos para o novo período e a política fiscal adotada pelos governos estaduais.

Para os municípios, foram utilizados os dados disponíveis no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Os indicadores individualizados desses municípios serão disponibilizados a partir de 3 de novembro.

O boletim destaca, ainda, a necessidade de consolidação fiscal por meio de ajustes estruturais, em todos os níveis, para “permitir que o Brasil reinicie um ciclo virtuoso de crescimento”. Os técnicos do governo salientam que, entre as reformas que estão na agenda, encontram-se a previdenciária e a revitalização da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outro destaque é o novo regime fiscal (PEC 241/2016), que limita os gastos públicos, e “representa o caminho para, por meio de uma disciplina de longo prazo, o país reconquistar a credibilidade, voltar a conviver com inflação e com taxas de juros mais baixas e recuperar investimentos, produção e empregos.

Da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
21/10/2016

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 12/12: Joélly reage com hostilidade à boa intenção de Jorginho

Resumo da novela "Três Graças" em 12/12: no capítulo 047(*) da novela, Angélico se consulta com José Maria para sondar sobre os remédios, mas o médico não dá nenhuma informação. Bagdá se sente … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 12/12: Joélly reage com hostilidade à boa intenção de Jorginho

Resumo “Dona de Mim” 12/12: Marlon conhece Cabo Lopez, sua nova parceira

Resumo da novela "Dona de Mim" em 12/12: no capítulo 194(*) da novela, Tânia explica a Jaques como se livrou de Vanderson e chegou até ele. Walquíria lamenta não ter encontrado Jaques, e revela a … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 12/12: Marlon conhece Cabo Lopez, sua nova parceira

Resumo “Êta Mundo Melhor” 12/12: Candinho explica que Anastácia lhe contou sobre Samir

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 12/12: no capítulo 142(*) da novela, Zulma vai atrás de Candinho e Samir na mansão. Na Casa dos Anjos, Candinho revela a Samir que é seu pai. Candinho e Samir se … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 12/12: Candinho explica que Anastácia lhe contou sobre Samir

Resumo “Terra Nostra” 12/12: Francesco leva as suas malas para a casa de Paola.

Resumo da novela "Terra Nostra" em 12/12: no capítulo 083(*) da novela, Paola lembra a sua infância, quando apanhava muito do pai. Um beijo entre os dois acontece; a noite de amor também. Janete … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 12/12: Francesco leva as suas malas para a casa de Paola.

Resumo “Rainha da Sucata” 12/12: Edu decide procurar trabalho

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 12/12: no capítulo 030(*) da novela, Maria do Carmo tenta se explicar, mas Edu não a ouve. Paula, por sua vez, se recusa a falar com ele. Laurinha despede Lena e … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 12/12: Edu decide procurar trabalho

Copyright © 2025 ·

%d