Agência FAPESP – Uma oportunidade de Pós-Doutorado com Bolsa da FAPESP está disponível, até o dia 22 de julho, no Centro de Ciência e Tecnologia dos Materiais do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). As atividades serão realizadas no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

A vaga está vinculada ao Projeto Temático “Estudo da corrosão localizada e caracterização da resistência à corrosão associada à fadiga na região de solda em ligas de alumínio de elevada resistência soldadas por fricção (FSW)“.

O trabalho é conduzido por um grupo multidisciplinar que inclui pesquisadores do Ipen, da USP em São Paulo e São Carlos, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Araraquara e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Diadema, cujas linhas de investigação estão voltadas à corrosão de ligas de alumínio, especificamente na indústria aeronáutica.

O candidato selecionado conduzirá pesquisa teórica e/ou empírica no tema “Uso da espectroscopia de impedância local (LEIS) para estudo da corrosão de ligas de alumínio de elevada resistência mecânica, soldadas por FSW”. Também desempenhará outras atividades regulares, como a apresentação de seminários, a elaboração de papers, a disseminação dos resultados da pesquisa e a produção de artigos a serem submetidos em revistas de alto impacto acadêmico.

É recomendável ter doutorado em Corrosão de Ligas de Alumínio, forte histórico de publicação e bom desempenho em inglês falado e escrito.

A documentação solicitada inclui CV Lattes completo ou Curriculum Vitae, se estrangeiro; MyCitation (Google Scholar); e projeto de pesquisa com introdução, objetivos, metodologia, método de análise de resultados, conclusões e bibliografia (tamanho máximo de 20 páginas).

Candidaturas devem ser enviadas para [email protected], com o assunto indicando “Bolsa – PD Temático – Corrosão – LEIS”. Dúvidas podem ser encaminhadas à coordenadora do projeto, Dra. Isolda Costa ([email protected]).

A seleção do bolsista será feita em duas etapas: na primeira, serão avaliados o curriculum, as publicações, o perfil e a trajetória do candidato, assim como a qualidade científica da proposta e sua aderência às linhas de pesquisa do projeto; a segunda consistirá em uma entrevista presencial ou por videoconferência.

A oportunidade está publicada na íntegra em fapesp.br/oportunidades/1189.

O selecionado receberá bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.