• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Pessoas desocupadas ou subocupadas chegam a 16,4 milhões no Brasil

Pessoas desocupadas ou subocupadas chegam a 16,4 milhões no Brasil

criado em: 14/10/2016,
última modificação: 13/10/2016 by Martha Ramazotti

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou novos indicadores do mercado de trabalho. Entre os novos indicadores, que são analisados dentro da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), está a subocupação por insuficiência de horas trabalhadas.

Segundo o IBGE, a população brasileira em idade de trabalhar, ou seja, acima de 14 anos, é dividida em pessoas dentro da força de trabalho e pessoas fora da força de trabalho. As pessoas dentro da força de trabalho podem estar trabalhando (pessoas ocupadas) ou desempregadas (ou seja, procuraram emprego mas não conseguiram).

Subocupação

Entre as pessoas ocupadas estão aquelas subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas, ou seja, aquelas que trabalham menos de 40 horas semanais, mas gostariam de trabalhar um período maior. De acordo com o IBGE, os subocupados por insuficiência de horas trabalhadas chegaram a 4,8 milhões no segundo trimestre de 2016. No primeiro trimestre do ano, esse contingente era de 4,2 milhões.

Já os desocupados, ou seja, pessoas que procuraram emprego mas não conseguiram, somaram 11,6 milhões no segundo trimestre, ante os 11,1 milhões do primeiro trimestre. Juntando os dois indicadores (subocupação e desocupação) chega-se a um total de 16,4 milhões de pessoas que ou não trabalham dentro do período que gostariam ou estão desempregadas. No primeiro trimestre, esse número era de 15,3 milhões.

A taxa de subocupação e desocupação em relação ao total de pessoas na força de trabalho subiu de 15% no primeiro trimestre para 16% no segundo trimestre deste ano.

Força de trabalho potencial

Dentro do total de pessoas em idade de trabalhar (14 anos) também há aquelas que estão fora da força de trabalho. O contingente dos fora da força de trabalho é constituído por aqueles que não querem trabalhar (pessoas fora da força de trabalho potencial) e aquelas que querem trabalhar, mas não procuram emprego ou não estão disponíveis para o trabalho oferecido (pessoas na força de trabalho potencial).

As pessoas na força de trabalho potencial subiram de 5,4 milhões no primeiro trimestre de 2016 para 6,2 milhões no segundo trimestre deste ano. A taxa de pessoas nessa categoria em relação a todas que estão fora da força de trabalho cresceu de 8,4% para 9,8%.

Somando-se a desocupação, a subocupação por horas insuficientes e a força de trabalho potencial, o IBGE consegue analisar a subutilização da força de trabalho. A taxa de subutilização é conseguida somando-se os três indicadores e dividindo-se pela soma das pessoas ocupadas (incluindo as subocupadas), das pessoas desocupadas e da força de trabalho potencial. Essa taxa subiu de 19,3% para 20,9%.

A jornada média de horas trabalhadas ficou em 39,1 horas no segundo trimestre deste ano. No segundo trimestre de 2012, a jornada média era de 40,1 horas. Além disso, o IBGE verificou que 2,8% dos ocupados tinham dois ou mais trabalhos, enquanto que há quatro anos, o percentual era de 3,5%.

Trabalhadores por conta própria

Outro novo indicador da Pnad Contínua é o dos trabalhadores por conta própria com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). De acordo com o IBGE, no segundo trimestre deste ano, entre os 22,9 milhões de trabalhadores por conta própria, apenas 4,4 milhões (ou 19,3% do total) estavam registrados no CNPJ. No primeiro trimestre, eram 4,6 milhões entre 23,2 milhões (20%).

Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto
14/10/2016

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Resultado da Loteria Federal

Resultado da Loteria Federal 5993 Quarta-feira, 20/08/2025

Resultado da Loteria Federal extração 5993, sorteio foi realizado na Quarta-feira dia 20/08/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo: Números Sorteados na Loteria Federal 5993PrêmioBilheteValor … [Ler Mais...] sobreResultado da Loteria Federal 5993 Quarta-feira, 20/08/2025

Resumo “Vale Tudo” 21/08: Afonso expulsa Maria de Fátima de casa

Resumo da novela "Vale Tudo" em 21/08: no capítulo 124(*) da novela, Afonso fica atordoado com todas as provas e informações apresentadas por Sardinha. Afonso flagra Maria de Fátima com César. … [Ler Mais...] sobreResumo “Vale Tudo” 21/08: Afonso expulsa Maria de Fátima de casa

Resumo “Dona de Mim” 21/08: Deco se apresenta a Jaques como namorado de Nina

Resumo da novela "Dona de Mim" em 21/08: no capítulo 098(*) da novela, Tânia despista Ricardo sobre a tentativa de checar seu celular. Tânia insinua a Samuel que é Ricardo quem comanda Jaques. Jaques … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 21/08: Deco se apresenta a Jaques como namorado de Nina

Resumo “Êta Mundo Melhor” 21/08: Quincas desconfia do suposto namoro entre Sônia e Lauro

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 21/08: no capítulo 046(*) da novela, Dita se irrita com a afirmação de Zulma, que deixa Candinho confuso. Celso pede que Estela lhe conte a verdade sobre seu … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 21/08: Quincas desconfia do suposto namoro entre Sônia e Lauro

Resumo “História de Amor” 21/08: Alice some de onde estava e Joyce se apavora

Resumo da novela "História de Amor" em 21/08: no capítulo 166(*) da novela, Bruno busca Joyce e Alice em casa e leva um buquê de flores. Olga melhora e diz a Rafaela que ficou contente por atender ao … [Ler Mais...] sobreResumo “História de Amor” 21/08: Alice some de onde estava e Joyce se apavora

Copyright © 2025 ·

%d