• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Pesquisa comprova eficácia de óleos de orégano e de cravo no combate ao Aedes

Pesquisa comprova eficácia de óleos de orégano e de cravo no combate ao Aedes

criado em: 15/03/2016,
última modificação: 14/03/2016 by Martha Ramazotti

Uma pesquisa da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e da Fundação Ezequiel Dias (Funed) atestou a eficiência do uso dos óleos de orégano e de cravo para matar as larvas do mosquito Aedes aegypti. O próximo passo do estudo será desenvolver a fórmula para um larvicida, que será colocado à disposição do mercado.

Em contato com o criadouro, os óleos matam as larvas em até 24 horas. A pesquisadora Alzira Batista Cecílio espera que até o meio do ano a formulação já esteja pronta para ser apresentada à indústria. “Produto natural não pode ser patenteado. Então, só após a formulação do larvicida, poderemos patentear e iniciar as negociações com as empresas”, afirma.

O estudo é um desdobramento de outra pesquisa mais ampla, que testa o uso de produtos naturais para combater diversos tipos de vírus. “Nesse cenário preocupante em relação ao vírus da dengue, nós decidimos começar a estudar também plantas que pudessem eliminar o vetor”, acrescenta Alzira. Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti é o transmissor do vírus Zika e da febre chikungunya.

O orégano e o cravo foram selecionados após análise de mais de 20 plantas. O óleo é extraído com o uso de equipamentos específicos. Por essa razão, não adianta por exemplo colocar folhas de orégano ou cravo nos vasos das plantas.

Neste momento, está sendo feito o estudo fitoquímico, para detalhar a composição química dos óleos. Futuramente, está previsto também o teste desses óleos no combate a outras fases da vida do mosquito, o que pode levar ao desenvolvimento de um inseticida aerosol ou um repelente. A pesquisadora alerta, porém, que esses produtos são apenas ferramentas auxiliares para combater o Aedes. “Eliminar os criadouros continua sendo o ponto chave”, reitera.

Larvicida degradável

Segundo Alzira Cecílio, o objetivo é desenvolver um produto que não contamine o meio ambiente, já que a maioria dos criadouros de larvas está espalhada. Elas podem ter contato com animais e até água voltada para o consumo humano, como por exemplo nas caixas d’água. “Queremos um larvicida que seja degradado rapidamente e não contamine a água, ao mesmo tempo em que tenha boa eficácia. A maioria dos larvicidas usados hoje exige algum cuidado na aplicação e deixa a água com alguma toxicidade”, explica.

No mês passado, uma nota técnica da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) gerou polêmica ao criticar os larvicidas usados atualmente. O governo do Rio Grande do Sul chegou a suspender o uso do Pyriproxifen, ao considerar que o produto poderia estar relacionado à ocorrência de microcefalia em bebês. A própria Abrasco negou que tenha colocado essa possibilidade em questão.

Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador do grupo de saúde e ambiente da Abrasco, Marcelo Firpo, explicou que foi um mal-entendido, mas reafirmou que a entidade é contra o uso de agentes químicos na água potável e que danos à saúde decorrentes desses produtos não estão descartados. “Consideramos um contrassenso sanitário, um absurdo a colocação de veneno larvicida na água potável”, disse.

Léo Rodrigues – Correspondente da Agência Brasil
Edição: Graça Adjuto
15/03/2016

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Saude e Vida

Sidebar primária

Resumo “Vale Tudo” 11/08: Walter consegue sabotar a comida da Paladar

Resumo da novela "Vale Tudo" em 11/08: no capítulo 115(*) da novela, Heleninha conta a Celina que Drª. Ana ameaçou parar de atendê-la se os combinados não forem cumpridos. Poliana conta a Raquel que a … [Ler Mais...] sobreResumo “Vale Tudo” 11/08: Walter consegue sabotar a comida da Paladar

Resumo “Dona de Mim” 11/08: Katinha inventa para Samuel que perdeu o bebê

Resumo da novela "Dona de Mim" em 11/08: no capítulo 091(*) da novela, Jaques e Tânia ameaçam Katinha. Samuel conversa com Rosa sobre as decisões de Jaques para o futuro da Boaz. Pam, Kami e Marlon … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 11/08: Katinha inventa para Samuel que perdeu o bebê

Resumo “Êta Mundo Melhor” 11/08: Quinzinho e Cunegundes ficam presos na gruta

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 11/08: no capítulo 037(*) da novela, Dita se irrita com a presença de Zulma, e decide deixar Candinho. Clóvis tenta beijar Dita, que se esquiva. Dita afirma a … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 11/08: Quinzinho e Cunegundes ficam presos na gruta

Resumo “História de Amor” 11/08: Zuleika insinua a Rômulo que Paula está grávida

Resumo da novela "História de Amor" em 11/08: no capítulo 156(*) da novela, Bruno diz que perdeu as esperanças e que se conformou. Joyce o convida para batizar Alice. Helena vê Caio no shopping e o … [Ler Mais...] sobreResumo “História de Amor” 11/08: Zuleika insinua a Rômulo que Paula está grávida

Resumo “A Viagem” 11/08: Téo rasga a petição assinada por Diná

Resumo da novela "A Viagem" em 11/08: no capítulo 064(*) da novela, Téo, sob influência de Alexandre, diz que não vai assinar nada. Lisa (Andrea Beltrão) fica triste com as palavras de Téo (Maurício … [Ler Mais...] sobreResumo “A Viagem” 11/08: Téo rasga a petição assinada por Diná

Copyright © 2025 ·

%d