• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Mudanças no uso da terra afetam a biodiversidade e o solo, afirma estudo

Mudanças no uso da terra afetam a biodiversidade e o solo, afirma estudo

criado em: 11/10/2016,
última modificação: 10/10/2016 by Martha Ramazotti

Peter Moon  |  Agência FAPESP – Pesquisa realizada no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, acaba de mensurar o impacto da transformação de áreas de floresta em pastagens e de pastagens em canaviais sobre a biodiversidade do solo.

A conclusão é que esse impacto é devastador sobre a macrofauna original do solo: 90% dela – formada por cupins, formigas, minhocas, besouros, aranhas e escorpiões – desapareceu por completo.

A pesquisa foi realizada por André Luiz Custodio Franco, durante o seu e realizados com bolsas da FAPESP, com orientação do professor .

Os resultados do trabalho foram no periódico Science of the Total Environment .

“Nossa intenção foi verificar como a mudança no uso da terra interfere na emissão de gases e no armazenamento de carbono no solo e, em consequência, na composição da matéria orgânica, ” diz Franco.

Invertebrados, microrganismos e fungos desenvolvem um grande papel na reciclagem do solo, graças à sua ação na decomposição da matéria orgânica. Eles compõem a microfauna do solo. Formigas e cupins – que integram a macrofauna do solo – são os principais agentes estabilizadores, evitando a erosão graças à construção de seus ninhos.

Para verificar o que acontece com a biodiversidade com a mudança no uso da terra, os pesquisadores retiraram blocos de solo na forma de cubos com 30 centímetros de profundidade. Essas amostras foram coletadas em três canaviais localizados em Jataí, Goiás, Ipaussu e Valparaíso, São Paulo. Nessas áreas uma parte do pasto foi convertida em cana. A equipe também coletou blocos de áreas nativa, de mata, para demonstrar a biodiversidade do solo em um sistema estável, antes do desmatamento para pastagem.

“Quando a mata nativa é convertida em pasto, todos os predadores de topo do solo, como as aranhas e os escorpiões, desaparecem”, diz Franco. “Na ausência de predadores, as populações de cupins e minhocas explodem. A quantidade de cupins no solo aumenta nove vezes. Já a de minhocas cresce 14 vezes.”

Por outro lado, quando o pasto é convertido em canavial, as populações de cupim e minhocas também são eliminadasa, em decorrência da correção química do solo.

O solo nativo é ligeiramente ácido e os invertebrados e microrganismos estão adaptados para viver num ambiente de leve acidez. Como a cana precisa de um solo mais alcalino, a agroindústria introduz quantidades maciças de calcário – além de fertilizantes, herbicidas e pesticidas. “Isto torna o solo tóxico, especialmente para as minhocas”, diz Franco.

O resultado da correção química do solo e, posteriormente, da adubação química é a eliminação quase completa de toda a sua biodiversidade. Os poucos animais e microrganismos que poderiam se adaptar a um solo levemente alcalino são eliminados pelos agrotóxicos.

“Cerca de 90% da macrofauna do solo desapareceu. Em termos de grupos animais, perdeu-se 40%”, diz Franco. Ou seja, o solo dos canaviais é um solo extirpado de biodiversidade – e, em consequência, instável.

Cupins e formigas são os “engenheiros do solo”, observa Franco. Eles são importantes para manter sua estabilidade. Onde há mais animais a estabilidade do solo é maior. Decorre daí que menos animais significa menor estabilidade e, por conseguinte, maior risco de erosão.

Outra questão a ser contabilizada é a perda de carbono do solo. A ação de cupins e formigas faz com que partículas de carbono sejam encapsuladas em microagregados de argila ou areia e permaneçam protegidas da decomposição por microrganismos. Já as minhocas estabilizam as partículas de carbono que passam pelo seu trato digestivo e que ficam igualmente encapsuladas, fora do alcance dos microrganismos.

A perda da macrofauna coloca em risco a estabilidade do solo e a sua capacidade de armazenar carbono, além de contribuir para a liberação de carbono na atmosfera.

O artigo de André L.C. Franco, Marie L.C. Bartz, Maurício R. Cherubin, Dilmar Baretta, Carlos E.P. Cerri, Brigitte J. Feigl, Diana H. Wall, Christian A. Davies Carlos C. Cerri, Loss of soil (macro)fauna due to the expansion of Brazilian sugarcane acreage, publicado em  Science of the Total Environment , pode ser lido em .

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Resumo “Vale Tudo” 16/09: Mário Sérgio escuta a conversa entre Odete e Freitas

Resumo da novela "Vale Tudo" em 16/09: no capítulo 146(*) da novela, Marco Aurélio sofre um atentado, e é acudido por Leila. Tiago avisa a Odete que o aconteceu com o pai, e César estranha a atitude … [Ler Mais...] sobreResumo “Vale Tudo” 16/09: Mário Sérgio escuta a conversa entre Odete e Freitas

Resumo “Dona de Mim” 16/09: Marlon tenta convencer Kami a esquecer Bárbara

Resumo da novela "Dona de Mim" em 16/09: no capítulo 120(*) da novela, Bárbara convida Ryan para sair. Filipa se preocupa com a falta de notícias de Nina. Rosa se entristece com Jaques. Por mensagem … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 16/09: Marlon tenta convencer Kami a esquecer Bárbara

Resumo “Êta Mundo Melhor” 16/09: Jasmin consegue fugir

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 16/09: no capítulo 068(*) da novela, Candinho e Zulma decidem ir atrás de Samir e Jasmin. Estela e Celso se desentendem por conta de Ernesto. As crianças pedem … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 16/09: Jasmin consegue fugir

Resumo “Terra Nostra” 16/09: Matheu vai embora determinado a encontrar sua Juliana

Resumo da novela "Terra Nostra" em 16/09: no capítulo 014(*) da novela, Antenor conta a Gumercindo que suas filhas foram vistas com Matheu e sugere que o italiano seja mandado embora. O patrão decide … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 16/09: Matheu vai embora determinado a encontrar sua Juliana

Resumo “A Viagem” 16/09: Dinah, Estela e Queiroz visitam Alberto na cadeia

Resumo da novela "A Viagem" em 16/09: no capítulo 090(*) da novela, Raul diz a Andrezza que agora que ela sabe a verdade, eles podem lutar juntos. Com raiva da mãe, Andrezza decide voltar com Raul. … [Ler Mais...] sobreResumo “A Viagem” 16/09: Dinah, Estela e Queiroz visitam Alberto na cadeia

Copyright © 2025 ·

%d