• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Meta do G20 é elevar PIB mundial em pelo menos 2% adicionais até 2018

Meta do G20 é elevar PIB mundial em pelo menos 2% adicionais até 2018

criado em: 29/08/2016,
última modificação: 26/08/2016 by Martha Ramazotti

Estratégias para elevar o Produto Interno Bruto (PIB) coletivo mundial, reformas estruturais para o crescimento no médio prazo e as contribuições dos 20 países mais ricos para o cumprimento da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são os temas centrais da Cúpula de Lideres do G20 que vai ocorrer nos dias 4 e 5 de setembro, em Hangzhou, na China. Os principais resultados esperados foram apresentados em Brasília, pelo Ministério das Relações Exteriores.

O embaixador Carlos Márcio Cozendey confirmou que o presidente interino Michel Temer vai ao G-20, caso seja confirmado na Presidência da República após a votação do impeachment, no Senado, de Dilma Rousseff. Michel Temer viaja dia 31 e retorna ao Brasil no dia 6, a tempo para as comemorações de 7 de setembro.

Segundo o subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Carlos Márcio Cozendey, durante o evento deve ser aprovado um novo plano de ação, que atualiza as estratégias de crescimento que foram formuladas pelos países em 2014. A meta é elevar o PIB coletivo em pelo menos 2% adicionais até 2018.

“Haverá um exercício de monitoramento e de avaliação do impacto do atual plano de ação e os países vão indicar as medidas econômicas que pretendem adotar”, disse Cozendey. Ele afirmou que, entre os compromissos assumidos em 2014, até o momento 45% foram implementadas, 40% estão em execução, e 15% têm progresso limitado.

Quando o grupo surgiu, em 2008, o objetivo era evitar que a crise se aprofundasse, com ações de curto prazo, ressaltou o embaixador. “A situação da economia agora, não mostra recessão, mas tampouco há um crescimento vigoroso da economia internacional”, disse, ressaltando que serão colocados em discussão fatores estruturais que podem gerar crescimento no médio prazo.”

Segundo o subsecretário, além das reformas que cada país deve indicar, a China quer colocar em discussão as temáticas da inovação, da economia digital e da nova revolução industrial, como forma de gerar um crescimento inovativo e inclusivo. No caso do Brasil, as reformas são as que o Ministério da Fazenda tem apresentado.

Cozendey lembrou que na área de desenvolvimento sustentável, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODS) sempre foram mais voltados para países em desenvolvimento, como redução da pobreza e da mortalidade infantil e que a Agenda 2030 se aplica agora a todos os países, com metas sobre questões não só sociais, mas também ambientais e econômicas.

A ideia é que o G-20 passe a fazer o acompanhamento dos ODS dentro da sua área de atuação, auxiliando tanto os países em desenvolvimento quanto suas ações. “Que os objetivos [ODS] sejam orientadores da cooperação internacional”, disse o embaixador.

Debates

Outros temas que impactam a economia mundial, como meio ambiente, energia, combate à corrupção, comércio de investimentos e emprego também farão parte das discussões. No combate à corrupção, por exemplo, podem ser estabelecidas formas de cooperação entre as autoridades, para apresentação de boas práticas e obtenção de informações, e cooperação acerca de pessoas procuradas por corrupção e recuperação de ativos.

O G-20 reúne 20 países com economias que cobrem 85% do PIB global e têm cerca de 65% da população. Os países que compõem o G20 são Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Coreia do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos, além da União Europeia.

Já a presidenta afastada não tratou com o Itamaraty sobre participação no evento, caso reassuma o cargo.

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil
Edição: Maria Claudia
29/08/2016

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Tecnologia, Informação e Novos Hábitos Digitais: Como o Brasil Está a Mudar a Forma de Consumir Conteúdo

O avanço acelerado da tecnologia digital tem transformado profundamente a forma como os brasileiros consomem informação, entretenimento e serviços no dia a dia. Portais de notícias, redes sociais e … [Ler Mais...] sobreTecnologia, Informação e Novos Hábitos Digitais: Como o Brasil Está a Mudar a Forma de Consumir Conteúdo

Resumo “Três Graças” 18/12: Arminda pensa em Joaquim

Resumo da novela "Três Graças" em 18/12: no capítulo 052(*) da novela, Lígia diz ao pastor Albérico que fará o possível para convencer Joélly a aceitar Jorginho. Arminda pensa em Joaquim. Ferette fala … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 18/12: Arminda pensa em Joaquim

Resumo “Dona de Mim” 18/12: Davi flagra Bárbara com Raí

Resumo da novela "Dona de Mim" em 18/12: no capítulo 199(*) da novela, Ellen e Igor despistam Sofia, e a mulher confronta as desconfianças de Leo. Kami sonha em ser famosa. Ryan compra uma nova … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 18/12: Davi flagra Bárbara com Raí

Resumo “Êta Mundo Melhor” 18/12: Samir diz que gosta de Zulma

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 18/12: no capítulo 147(*) da novela, Ernesto cede à pressão de Sandra e permite que Dita cante na rádio. Anabela sofre na escola, e Estela a ajuda. Asdrúbal … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 18/12: Samir diz que gosta de Zulma

Resumo “Terra Nostra” 18/12: Juliana está decidida a não devolver a filha

Resumo da novela "Terra Nostra" em 18/12: no capítulo 086(*) da novela, Maria do Socorro vê aliviada a filha dormindo placidamente em seu próprio quarto. Florinda chora ao voltar para a a colônia, … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 18/12: Juliana está decidida a não devolver a filha

Copyright © 2025 ·

%d