• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Indústria acumula queda de 8,1%, diz IBGE

Indústria acumula queda de 8,1%, diz IBGE

criado em: 08/01/2016,
última modificação: 07/01/2016 by Martha Ramazotti

A produção industrial brasileira registrou queda de 2,4% de outubro a novembro de 2015, o sexto resultado consecutivo frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, fechando os primeiros onze meses do ano com retração acumulada de 8,1%.

Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Brasil (PIM-Brasil) e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles indicam que a queda registrada em novembro foi a mais intensa desde dezembro de 2013 (-2,8%).

Quando comparada com novembro do ano passado, a série sem ajuste sazonal, a produção industrial chegou a cair 12,4% – neste caso a 21ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação e a mais acentuada desde abril de 2009 (-14,1%).

O indicador acumulado nos últimos 12 meses é negativo em 7,7%, assinalando a perda mais intensa desde novembro de 2009 (-9,4%) e mantendo a trajetória descendente iniciada em março de 2014 (2,1%).

Segundo o IBGE, a queda de 2,4% de outubro para novembro reflete o predomínio de resultados negativos no parque fabril do país, atingindo três das quatro grandes categorias econômicas e 14 dos 24 ramos pesquisados.

A pesquisa indica que, entre as três grandes categorias econômicas, ainda na comparação com outubro, a maior queda ocorreu em bens intermediários (-3,8%), que, assim como bens de consumo duráveis (-3,2%), mostraram as reduções mais acentuadas em novembro.

O item bens intermediários vem registrando queda desde fevereiro último, acumulando no período retração de 10,9%. Bens de consumo duráveis fecham novembro com o quarto resultado negativo consecutivo, período em que acumula retração de 18,9%.

A terceira das grandes categorias a fechar com queda foi o segmento de bens de capital (-1,6%), que, embora também tenha acusado taxa negativa, encerrou novembro com queda menos intensa do que a média nacional para o total da indústria (-2,4%), embora tenha registrado o segundo recuo seguido, passando a acumular perda de 3,7%.

O único resultado positivo entre as grandes categorias foi o do setor de bens de consumo semi e não-duráveis, que cresceu 0,4%, eliminando parte do recuo de 1% verificado em outubro.

Entre os ramos de atividade, as principais influências negativas foram em indústrias extrativas (-10,9%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-7,8%), intensificando o ritmo de queda frente ao mês anterior (-1,8% e -1,1%, respectivamente).

O IBGE fez a ressalva de que, em novembro, esses ramos foram influenciados pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração na região de Mariana (MG) e pela greve dos petroleiros.

Outras contribuições negativas importantes vieram de produtos alimentícios (-2,2%), produtos de minerais não-metálicos (-3,5%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-6%).

Média móvel trimestral
A Pesquisa Industrial Mensal apurou, ainda, que o índice de média móvel trimestral recuou 1,6% no trimestre encerrado em novembro de 2015 frente ao trimestre finalizado em outubro e manteve a trajetória descendente iniciada em outubro de 2014.

Entre as quatro grandes categorias econômicas, a de bens de consumo duráveis (-5,1%) mostrou redução mais acentuada em novembro e permaneceu com a sequência de taxas negativas iniciada em dezembro de 2014, com perda acumulada de 30,7% nesse período.

Os segmentos de bens intermediários (-2,1%) e de bens de capital (-0,8%) também apontaram taxas negativas em novembro de 2015, com o primeiro mantendo a trajetória descendente iniciada em outubro de 2014, e o segundo prosseguindo com o comportamento negativo presente desde outubro de 2014 e acumulando no período recuo de 33%.

O setor de bens de consumo semi e não-duráveis não mostrou variação entre outubro e novembro de 2015. O crescimento foi nulo.

Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
08/01/2016

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 27/01: José Maria deixa a cadeia e se surpreende ao ver Kellen

Resumo da novela "Três Graças" em 27/01: no capítulo 086(*) da novela, Lígia denuncia Joaquim à polícia por injúria, e não fala das Três Graças com medo de prejudicar Gerluce. Joaquim e Misael decidem … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 27/01: José Maria deixa a cadeia e se surpreende ao ver Kellen

Resumo “Coração Acelerado” 27/01: Irene desconfia do comportamento de Cinara

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 27/01: no capítulo 014(*) da novela, Janete revela a Agrado sua história com Alaorzinho, e pede perdão por ter mentido para a filha. Ronei diz a João Raul que … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 27/01: Irene desconfia do comportamento de Cinara

Resumo “Êta Mundo Melhor” 27/01: Candinho chega ao sítio com Samir

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 27/01: no capítulo 176(*) da novela, Zulma exige que o documento de adoção de Samir seja devolvido. Ernesto diz a Lourival que sabe que ele está apaixonado por … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 27/01: Candinho chega ao sítio com Samir

Resumo “Terra Nostra” 27/01: Juliana revela para Marco Antônio que Matheu e Rosana se beijaram

Resumo da novela "Terra Nostra" em 27/01: no capítulo 119(*) da novela, Marco Antônio aconselha Juliana a corrigir o registro de Juanito, dá dinheiro a ela e avisa que mensalmente vai contribuir para … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 27/01: Juliana revela para Marco Antônio que Matheu e Rosana se beijaram

Resumo “Rainha da Sucata” 27/01: Betinho ouve Laurinha declarando seu amor para Edu

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 27/01: no capítulo 060(*) da novela, Armênia fica furiosa e procura Ingrid, que não conta em que lugar do Rio os rapazes estão e, depois, vai ao encontro deles. … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 27/01: Betinho ouve Laurinha declarando seu amor para Edu

Copyright © 2026 ·

%d