• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / IBGE constata queda de 2,5% da produção industrial

IBGE constata queda de 2,5% da produção industrial

criado em: 04/04/2016,
última modificação: 03/04/2016 by Martha Ramazotti

Depois de ter iniciado o ano com ligeiro crescimento de 0,4% em janeiro, na série livre de influências sazonais, a produção industrial brasileira voltou a cair em fevereiro: 2,5%. Os dados da Produção Industrial Mensal Produção Física Brasil (PIM-PF) foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa indica que, na série sem ajuste sazonal, no confronto com janeiro do ano passado, a queda para o total da indústria foi de 9,8% em fevereiro, registrando a vigésima quarta taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação, porém menos intensa do que a observada em janeiro (-13,6%).

Com a redução de fevereiro, o parque fabril do país passou a acumular uma retração de 11,8% nos dois primeiros meses de 2016, comparativamente ao período janeiro/fevereiro do ano passado. Já a taxa anualizada, o indicador acumulado nos últimos 12 meses, fechou fevereiro com queda de 9%, a mais intensa desde os 9,4% de novembro de 2009.

Ramos de atividade

A queda de 2,5% da atividade industrial na passagem de janeiro para fevereiro reflete o predomínio de resultados negativos, alcançando três das quatro grandes categorias econômicas e 13 dos 24 ramos pesquisados pelo IBGE.

Entre os ramos de atividade, a principal influência negativa foi registrada por veículos automotores, reboques e carrocerias, que caíram 9,7%, eliminando o avanço de 7,2% acumulado entre novembro de 2015 e janeiro de 2016.

Também exerceram influência as quedas nos segmentos de máquinas e equipamentos (-6,7%), produtos alimentícios (-1,7%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e óticos (-8,2%).

Outras contribuições negativas importantes sobre o total da indústria ficaram a cargo das atividades de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-3,5%), metalurgia (-1,5%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (-2,6%), produtos de borracha e de material plástico (-1,6%) e outros equipamentos de transporte (-3,3%).

Na outra ponta, o IBGE destacou – entre os dez ramos que aumentaram a produção em fevereiro – o de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, que avançaram 1,4% na terceira taxa positiva consecutiva e acumulando no período expansão de 8,1%.

Outros impactos positivos importantes foram observados nos setores de perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (1,3%), indústrias extrativas (0,6%), produtos têxteis (3,4%) e bebidas (1,3%).

Grandes categorias

Já entre as quatro grandes categorias de uso, ainda na comparação janeiro/fevereiro, o item bens de consumo duráveis fechou fevereiro com a redução mais acentuada frente a janeiro: -5,3%. A retração intensificou a perda de 3,3% do mês anterior, influenciada pela menor produção de automóveis e de eletrodomésticos, setores afetados por férias coletivas em várias fábricas.

As outras duas grandes categorias que tiveram queda foram bens intermediários (-2%) e bens de consumo semi e não duráveis (-0,6%). Já o segmento de bens de capital, ao fechar fevereiro com ligeira alta de 0,3%, foi o único resultado positivo sobre janeiro.

Resultados negativos

Os dados da Pesquisa Industrial Mensal Produção Física Brasil, divulgados hoje pelo IBGE, mostram, ainda, que a queda de 9,8% de fevereiro deste ano, em comparação com fevereiro de 2015, na série sem ajuste sazonal, sinaliza perfil disseminado e predominância de resultados negativos com retração nas quatro grandes categorias econômicas, 21 dos 26 ramos, 59 dos 79 grupos e 67,8% dos 805 produtos pesquisados.

O IBGE ressalta que a predominância de resultados negativos se dá mesmo com fevereiro deste ano contando com um dia útil a mais do que em fevereiro de 2015.

Assim como no indicador mês contra mês imediatamente anterior (série dessazonalizada), também na comparação contra igual mês do ano passado (série com influências sazonais), o principal impacto negativo foi observado em veículos automotores, reboques e carrocerias (-29,1%.

Outras contribuições negativas relevantes sobre o total nacional vieram de indústrias extrativas (-12,1%), máquinas e equipamentos (-27,9%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e óticos (-33,1%).

Entre os ramos que acusaram crescimento, ainda na comparação com fevereiro de 2015, as principais influências positivas vieram dos segmentos de celulose, papel e produtos de papel, que cresceram 6%); produtos do fumo (82,8%) e produtos alimentícios (1,1%).

Redução

Ainda no confronto fevereiro2016/fevereiro2015, entre as quatro grandes categorias de uso, o principal recuou veio de bens de consumo duráveis (-29,3%). Em seguida, bens de capital (-25,8%). Juntas, as duas assinalaram, em fevereiro de 2016, as reduções mais acentuadas entre as grandes categorias econômicas.

Os setores produtores de bens intermediários (-8,5%) e de bens de consumo semi e não duráveis (-2,0%) também tiveram resultados negativos em fevereiro, mas ambos com recuo abaixo da média nacional de 9,8%.

Segundo o IBGE, a queda de 29,3% no segmento de bens de consumo duráveis foi o 24º resultado negativo consecutivo e um recuo ainda ligeiramente mais intenso do que o verificado em janeiro (-28,7%).

Já o setor produtor de bens de capital, ao cair 25,8% em fevereiro, assinalou a 24ª taxa negativa consecutiva no índice mensal, mas mostrou queda menos intensa do que a de janeiro (-35,7%).

Industria cai 11,8%

Também na queda acumulada de 11,8% nos primeiros dois meses do ano, o principal destaque negativo foi o ramo de veículos automotores, reboques e carrocerias, com redução de 30,1%, seguido das indústrias extrativas (-14,6%).

Outras contribuições negativas vieram de máquinas e equipamentos (-26,8%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e óticos (-36,6%), metalurgia (-13,6%), e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-22,4%).

Entre as grandes categorias econômicas, o perfil dos resultados negativos para os dois primeiros meses de 2016 mostrou menor dinamismo para bens de capital (-30,8%) e bens de consumo duráveis (-29,0%). Os segmentos de bens intermediários (-10,1%) e de bens de consumo semi e não duráveis (-4,5%) também assinalaram taxas negativas.

Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Kleber Sampaio
04/04/2016

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 06/12: Gerluce revela que Jorginho é o pai da filha

Resumo da novela "Três Graças" em 06/12: no capítulo 042(*) da novela, Lena pede a Samira para ver Joélly. Joélly não atende a ligação de Samira. Samira avisa a Raul que Joélly não pode reverter o … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 06/12: Gerluce revela que Jorginho é o pai da filha

Resumo “Dona de Mim” 06/12: Danilo alerta Nina sobre o sumiço de Filipa

Resumo da novela "Dona de Mim" em 06/12: no capítulo 189(*) da novela, Pam se nega a dar a chave de Filipa para Danilo. Atordoada, Filipa pede para Joana deixá-la sair da clínica. Marlon conversa com … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 06/12: Danilo alerta Nina sobre o sumiço de Filipa

Resumo “Êta Mundo Melhor” 06/12: Celso convida Tamires para jantar

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 06/12: no capítulo 137(*) da novela, Estela comunica a Zulma que ela não está grávida, e Túlio repreende a enfermeira. Zulma jura que ainda conquistará Candinho. … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 06/12: Celso convida Tamires para jantar

Resumo “Terra Nostra” 06/12: Dolores chega com Juanito nos braços

Resumo da novela "Terra Nostra" em 06/12: no capítulo 078(*) da novela, Gumercindo concorda que os meninos fiquem na fazenda. Matheu se surpreende quando Amadeo conta quem é o dono dos terrenos que … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 06/12: Dolores chega com Juanito nos braços

Resumo “Rainha da Sucata” 08/12: Renato é encarregado de entreter Ravi Abdul

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 08/12: no capítulo 026(*) da novela, Maria do Carmo manda Guida marcar para ela um encontro com Edu e chamar Adriana para um teste na Sucata. Jonas pede a … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 08/12: Renato é encarregado de entreter Ravi Abdul

Copyright © 2025 ·

%d