• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Estudo da Fiocruz aponta pernilongo como potencial transmissor do vírus Zika

Estudo da Fiocruz aponta pernilongo como potencial transmissor do vírus Zika

criado em: 25/07/2016,
última modificação: 22/07/2016 by Martha Ramazotti

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou a presença do vírus Zika em mosquitos Culex quinquefasciatus (nome científico da muriçoca ou pernilongo doméstico) coletados na cidade do Recife. Com isso, o inseto pode ser um potencial transmisssor do vírus. Até o momento, nenhuma pesquisa científica comprova essa possibilidade.

A pesquisa foi feita pela Fiocruz Pernambuco na região metropolitana do Recife, onde a população do Culex quinquefasciatus é cerca de 20 vezes maior do que a do Aedes aegypti, principal transmissor do vírus. Os resultados preliminares da pesquisa de campo identificaram a presença de Culex quinquefasciatus infectados naturalmente pelo vírus Zika em três dos 80 grupos de mosquitos analisados até o momento. Em duas dessas amostras, os mosquitos não estavam alimentados, demonstrando que o vírus estava disseminado no organismo do inseto e não em uma alimentação recente num hospedeiro infectado.

A coleta dos mosquitos foi feita com base nos endereços dos casos relatados de Zika nas cidades do Recife e Arcoverde, obtidos com a Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE).

O número total de mosquitos examinados na pesquisa foi de aproximadamente 500. O objetivo do projeto é comparar o papel de algumas espécies de mosquitos do Brasil na transmissão de arboviroses. Foi dada prioridade ao vírus Zika devido à epidemia da doença no Brasil e sua ligação com casos de microcefalia.

“A pesquisa simula a condição de viremia de um paciente real. Em seguida, os mosquitos foram coletados em diferentes momentos: no tempo zero, logo após a infecção, três dias, sete dias, 11 e 15 dias após a infecção pelo vírus”, esclareceu a pesquisadora e coordenadora do estudo, Constância Ayres.

Um grupo controle, com mosquitos alimentados com sangue sem o vírus, também foi mantido. Cada mosquito foi dissecado para a extração do intestino e da glândula salivar, tecidos que representam barreiras ao desenvolvimento do vírus. O procedimento se dá de maneira que, se a espécie não é vetor, em determinado momento o desenvolvimento do vírus é bloqueado pelo mosquito. No entanto, se a espécie é vetor, a replicação do vírus acontece, se dissemina no corpo do inseto e acaba infectando a glândula salivar, a partir da qual poderá ser transmitido para outros hospedeiros durante a alimentação sanguínea, pela liberação de saliva contendo vírus.

Segundo Constância, a partir do terceiro dia após a alimentação artificial, já foi possível detectar a presença do vírus nas glândulas salivares das duas espécies de mosquito investigadas: “Após sete dias, foi observado o pico de infecção nas glândulas salivares o que foi confirmado através de microscopia eletrônica”.

A partir dos dados obtidos serão necessários estudos adicionais para avaliar o potencial da participação do Culex na disseminação do vírus Zika e seu real papel na epidemia. O estudo atual tem grande relevância, uma vez que as medidas de controle de vetores são diferentes. Até os resultados de novas evidências, a política de controle da epidemia de Zika continuará pautada pelas mesmas diretrizes, tendo seu foco central no controle do Aedes aegypti.

Da Agência Brasil
Edição: Jorge Wamburg e Carolina Pimentel
25/07/2016

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Saude e Vida

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 05/11: Arminda se irrita com o atraso de Gerluce

Resumo da novela "Três Graças" em 05/11: no capítulo 015(*) da novela, Viviane Confronta Bagdá. Arminda combina com Ferette que vigiará Gerluce. Gerluce comenta com Viviane que está ansiosa com a … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 05/11: Arminda se irrita com o atraso de Gerluce

Resumo “Dona de Mim” 05/11: Leo diz a Samuel que deseja terminar o relacionamento

Resumo da novela "Dona de Mim" em 05/11: no capítulo 163(*) da novela, Marlon pede reforço. Maxwell vê quando Marlon chega com Castro desacordado até Pompeu e Castanho. Vespa ameaça Ryan e exige que o … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 05/11: Leo diz a Samuel que deseja terminar o relacionamento

Resumo “Êta Mundo Melhor” 05/11: Celso comemora seu casamento com Estela

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 05/11: no capítulo 111(*) da novela, Zulma tenta impedir a cerimônia de casamento de Dita e Candinho, mas todos apoiam o casal. Zé dos Porcos desabafa com … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 05/11: Celso comemora seu casamento com Estela

Resumo “Terra Nostra” 05/11: Tiziu concorda em procurar Matheu

Resumo da novela "Terra Nostra" em 05/11: no capítulo 054(*) da novela, Angélica toca com pulso forte as fazendas. Augusto está sempre viajando e todos reparam nisso.Tiziu comenta com o pai ter visto … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 05/11: Tiziu concorda em procurar Matheu

Resumo “A Viagem” 05/11: Alexandre aparece na reunião de Alberto e começa a chorar

Resumo da novela "A Viagem" em 05/11: no capítulo 125(*) da novela, Diná recrimina Alexandre por suas maldades. Agenor diz que Lisa é louca por casar-se com Téo. Diná interfere e Alexandre não … [Ler Mais...] sobreResumo “A Viagem” 05/11: Alexandre aparece na reunião de Alberto e começa a chorar

Copyright © 2025 ·

%d