• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Construção civil fecha 441 mil vagas em 12 meses no país, diz Sinduscon-SP

Construção civil fecha 441 mil vagas em 12 meses no país, diz Sinduscon-SP

criado em: 05/12/2016,
última modificação: 04/12/2016 by Martha Ramazotti

O setor da construção civil fechou 441 mil vagas de emprego formais entre outubro de 2015 e outubro deste ano, uma queda de 14,66%, segundo levantamento do Sindicato da Construção de São Paulo (Sinduscon-SP). Ainda de acordo com a pesquisa o ramo emprega agora cerca de 2,64 milhões de pessoas, contra 3,08 milhões há um ano.

As maiores quedas foram registradas em Rondônia (40,5%), no Pará (25,9%) e no Piauí (21,4%). Em São Paulo foram fechados 11,3% dos postos de trabalho na indústria da construção no período de 12 meses.

A redução do nível de emprego reflete a retração enfrentada pelo setor nos últimos dois anos. O Indicador de Atividade das Empresas da Construção Civil, elaborado em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), acumula queda de 19,3% de janeiro a setembro deste ano. O índice, que leva em consideração o patamar de emprego e a produção da indústria, caiu 13,71% em 12 meses ( de setembro de 2015 ao mesmo mês de 2016).

“A gente chegou ao fundo do poço”, disse a economista da FGV, Ana Maria Castelo, para explicar porque em termos relativos o desempenho do setor medido pelo índice foi, neste ano, um pouco melhor do que no ano passado, quando o indicado ficou mais de 20% negativo. “Em termos relativos o pior já passou”, enfatizou.

Previsões

As previsões indicam, no entanto, que a indústria da construção deve continuar a reduzir os contigentes de trabalhadores durante os próximos meses. Para este ano, a estimativa é que a queda no nível de emprego fique em 14,5%, o que significa que até dezembro o número de pessoas trabalhando no ramo deve ser de 2,43 milhões, o mesmo patamar de agosto de 2009. “São números bastante ruins que dão a dimensão do que está acontecendo na atividade de um setor intensivo em mão de obra”, disse Ana Maria ao apresentar os dados.

Para 2017, a previsão é que o setor continue a cortar postos de trabalho, de acordo com a economista, que estima uma queda de 5,5% no nível de emprego no próximo ano. “Essa queda reflete ainda investimentos que estão sendo feitos pelas empresas em produtividade, essa melhor utilizacão da mão de obra”, explicou a economista.

Para o índice de de atividade, a expectativa é fechar o ano que vem com crescimento de 0,5%. “Estamos muito longe ainda de um processo de recuperação dessas taxas negativas que fecharam esses três anos”, concluiu Ana Maria.

O presidente do Sinduscon, José Romeu Ferraz, acredita que o setor só irá se recuperar se a economia voltar a crescer. “No mercado imobiliário o que acontece, nós não temos um cenário de economia mais estável no futuro. Isso faz com que as pessoas não queiram se endividar”, exemplificou sobre os problemas enfrentados pela indústria. “Tem uma série de medidas que tem que sair para que a economia seja reativada. Automaticamente todo o nosso setor será reativado”, acrescentou ao defender a aprovação do limite de gastos públicos e a reforma da previdência.

Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil
Edição: Amanda Cieglinski
05/12/2016

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 08/12: Ferette decide esvaziar as esculturas

Resumo da novela "Três Graças" em 08/12: no capítulo 043(*) da novela, Jairo estranha o interesse de Juquinha pelo inquérito da morte de Rogério. Joaquim ampara Lígia ao vê-la desmaiar e liga para … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 08/12: Ferette decide esvaziar as esculturas

Resumo “Dona de Mim” 08/12: Danilo segue Jaques e descobre que Filipa está internada

Resumo da novela "Dona de Mim" em 08/12: no capítulo 190(*) da novela, Jaques afirma que Danilo está envolvido em seus crimes. Todos se surpreendem quando Bárbara perde sua luta. Renata acredita que … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 08/12: Danilo segue Jaques e descobre que Filipa está internada

Resumo “Êta Mundo Melhor” 08/12: Anastácia sugere que Candinho se despeça das pessoas que ama

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 08/12: no capítulo 138(*) da novela, Candinho se emociona ao encontrar sua mãe Anastácia. Sônia promete pensar na proposta de Lauro e Tobias sobre seu bebê. … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 08/12: Anastácia sugere que Candinho se despeça das pessoas que ama

Resumo “Terra Nostra” 08/12: Antenor surpreende José Alceu na senzala

Resumo da novela "Terra Nostra" em 08/12: no capítulo 079(*) da novela, Anacleto chega à cidade para passar o Natal com a mulher e a filha. Bartolo comemora a compra das terras. Na grande ceia de … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 08/12: Antenor surpreende José Alceu na senzala

Resumo “Rainha da Sucata” 08/12: Renato é encarregado de entreter Ravi Abdul

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 08/12: no capítulo 026(*) da novela, Laurinha sai da Sucata arrasada. O chofer que leva Paula finge que o carro está com um defeito e pára numa rua deserta. … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 08/12: Renato é encarregado de entreter Ravi Abdul

Copyright © 2025 ·

%d