• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Com liberação de preços, cada lojista pode decidir se concede desconto à vista

Com liberação de preços, cada lojista pode decidir se concede desconto à vista

criado em: 30/12/2016,
última modificação: 29/12/2016 by Martha Ramazotti

Com a liberação para cobrar preços diferentes de acordo com a forma de pagamento, conceder desconto quem comprar à vista vai depender de cada lojista e da necessidade financeira do seu comércio. A afirmação é do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal, Álvaro Silveira Júnior, ao comentar a Medida Provisória (MP) 764, publicada no Diário Oficial da União, que autoriza a diferenciação de preços.

Para Silveira, essa possibilidade é um benefício para o consumidor e vai dar a liberdade de poder pagar mais barato sem arcar com as taxas de cartão de crédito, que giram em torno de 5% . Segundo ele, os lojistas já estabeleciam preços que comportavam essa margem. “Quem pagava à vista não tinha nenhum benefício”, disse. “Agora vai ter dois preços: à vista e para quem pagar à prazo”.

A MP, entretanto, não obriga os lojistas a concederem o desconto e, segundo Silveira, os valores vão depender de cada lojista. Caso ele precise de fluxo de caixa, por exemplo, pode conceder mais descontos à vista; mas também há aqueles segmentos que são mais sensíveis, como farmácias e postos de combustíveis, que já têm uma margem pequena de lucro.

Apesar de proibido pela regulamentação anterior, o desconto nos pagamentos à vista ou em dinheiro em espécie já vinha sendo praticado no comércio varejista, que tem liberdade de preços, e segundo declarações do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a MP publicada ontem vem somente “regular” tal prática. O objetivo da medida é estimular a competição entre os diversos meios de pagamento e reduzir os juros do cartão de crédito.

Para a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, a MP oferece mais uma opção de pagamento ao consumidor, que definirá a melhor escolha de acordo com suas necessidades. “A Abecs acredita que o meio eletrônico de pagamento continua sendo a melhor opção, pois gera mais conveniência, praticidade e segurança para o consumidor e também para o comerciante, que elimina os custos com inadimplência e manuseio de dinheiro e cheque”, informou, em nota.

Segundo Silveira, a segurança é uma preocupação, mas os lojistas já usam meios para evitar prejuízo com assaltos, como fazer depósitos frequentes do dinheiro em caixa.

Para a Proteste, entidade de defesa do consumidor, a medida de diferenciação de preços é “abusiva”. “Ao aderir a um cartão de crédito, o consumidor já paga anuidade ou tem custos com outras tarifas e paga juros quando entra no rotativo. Por isso, não tem por que pagar mais para utilizá-lo”, informou, em nota. A associação recomenda ao consumidor que não adquira bens e serviços em empresas que adotarem a prática.

Um dos principais temores é que se torne comum embutir os custos do cartão já no preço anunciado dos produtos. Dessa maneira, ao conceder o desconto à vista, o comerciante estaria na verdade cobrando o que seria o preço normal.

A medida faz parte de um pacote de medidas microeconômicas anunciadas pelo governo na semana passada para estimular a economia, que passa por um período de forte recessão.

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil
Colaborou Felipe Pontes
Edição: Lidia Neves
30/12/2016

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 13/01: Arminda conta a Ferette que viu Lorena com Juquinha

Resumo da novela "Três Graças" em 13/01: no capítulo 074(*) da novela, Arminda se esconde de Lorena e Juquinha. Rogério diz a Gerluce que tem o objetivo de abrir uma Fundação, e avisa à cuidadora para … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 13/01: Arminda conta a Ferette que viu Lorena com Juquinha

Resumo “Coração Acelerado” 13/01: Agrado é convidada para o aniversário de Eurico

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 13/01: no capítulo 002(*) da novela, Mari avisa a Eurico que João Raul cantará em seu aniversário. Agrado é humilhada por Eurico. João Raul pede que Lucas … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 13/01: Agrado é convidada para o aniversário de Eurico

Resumo “Êta Mundo Melhor” 13/01: Estela confronta Baronesa/Sandra

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 13/01: no capítulo 164(*) da novela, Candinho incentiva Dita a comemorar o disco de Doris River. Celso intriga Estela contra Túlio. Ernesto faz uma queixa de … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 13/01: Estela confronta Baronesa/Sandra

Resumo “Terra Nostra” 13/01: Marco e Rosana discutem e se acusam mutuamente

Resumo da novela "Terra Nostra" em 13/01: no capítulo 107(*) da novela, Naná e José Alceu pedem que Antenor encontre Tiziu e Damião. Anacleto pensa em vender tudo e ir morar com Paola. Augusto e … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 13/01: Marco e Rosana discutem e se acusam mutuamente

Resumo “Rainha da Sucata” 13/01: Renato tenta ficar amigo de Armênia

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 13/01: no capítulo 050(*) da novela, Maria do Carmo comunica aos acionistas que continuará sendoa presidente das empresas. Caio e Adriana descobrem que Franklin … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 13/01: Renato tenta ficar amigo de Armênia

Copyright © 2026 ·

%d