Programa apoia parcerias com pesquisadores da França

Agência FAPESP – O Consulado Geral da França em São Paulo lançou, pelo sexto ano consecutivo, uma chamada de propostas no programa de Cátedras Franco-Brasileiras no Estado de São Paulo. A chamada é feita em parceria com a USP, a Unicamp e a Unesp.

Essas cátedras têm como objetivo apoiar novas colaborações e projetos sobre temas emergentes, bem como fortalecer o desenvolvimento de cooperações de excelência preexistentes.

Publicidade

A chamada está voltada a professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e de pesquisa, públicas ou privadas, que serão recebidos na USP, Unicamp e Unesp por períodos de no mínimo 45 dias.

Os candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal da universidade brasileira de valor igual ao salário de um professor das universidades paulistas anfitriãs. O Consulado Geral da França em São Paulo financiará a passagem aérea de ida e volta e seguro internacional.

Publicidade

Os candidatos deverão propor um projeto elaborado em parceria com um professor da universidade paulista participante (professor anfitrião, responsável pelo projeto e pela cátedra) descrevendo de forma sintética as atividades de ensino e de pesquisa que serão desenvolvidas, prevendo expressa e detalhadamente as atividades a serem executadas na universidade anfitriã e informando as datas previstas para a estadia no Brasil.

Os projetos poderão ser redigidos em francês, português ou inglês.

As propostas de cátedras para o ano 2016 deverão ser encaminhadas até 13 de novembro de 2015. O comitê de seleção informará os resultados aos candidatos até 18 de dezembro.

Mais informações: http://saopaulo.ambafrance-br.org.

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here