Qual o papel que a arte e a educação desempenham no processo de construção humana? A questão será analisada a partir dos universos poético-pedagógicos das mestras ceramistas Shoko Suzuki (Cotia/SP) e Izabel Mendes da Cunha (Santana do Araçuaí/MG), com base em pesquisa etnográfica que resultou na tese de doutorado intitulada “Descobrir as texturas da essência da terra: formação inicial e práxis criadora do professor de arte”, defendida na FE-USP, no ano de 2007, e em seus desdobramentos.
A pedagogia artesã envolve princípios e valores éticos e humanos que ultrapassam a produção em larga escala da sociedade industrial, bem como a reiteração de técnicas e procedimentos didáticos e artísticos ainda muito observados nas propostas de ensino-aprendizagem da arte desenvolvidas em espaços escolares e não escolares, e mesmo na formação de artistas e professores, oferecendo elementos fundamentais para o reencontro da dimensão humana do ensinar e aprender arte.
Permeada pelo fazer conjunto e o diálogo, a condução da aprendizagem de um ofício por um mestre-artesão é capaz de desencadear a práxis criadora nos aprendizes, que, além de sentirem alegria e prazer com o trabalho, desenvolvem um processo produtivo próprio, em que a experimentação dirigida à busca de novas possibilidades construtivas e ao encontro de um caminho poético particular convive harmoniosamente com a preservação de saberes fundamentais transmitidos de geração a geração.
Sumaya Mattar é docente do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA/USP. Licenciou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tendo realizado mestrado e doutorado na FE-USP. Desenvolve projetos de formação de professores de arte no âmbito do estágio supervisionado, em parceria com escolas públicas, e projetos de extensão junto ao Departamento de Artes Visuais da ECA/USP, com abordagem interdisciplinar, envolvendo crianças do ensino fundamental, jovens e adolescentes, cuja metodologia inspira-se, em última instância, na aprendizagem artesanal, e apoia-se no tripé prática artística, docência e pesquisa, envolvendo inúmeros instrumentos e exercícios, tais como: autobiografias, cartografias e registros reflexivos e poéticos, além de intensa produção artística, tendo como perspectiva o desenvolvimento de uma práxis artístico-educativa. É coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Estudo e Pesquisa em Arte e Educação, que congrega pesquisadores, estudantes e educadores de diversos campos de conhecimento em torno do ato didático criador. Entre outras publicações, é autora do livro “Sobre arte e educação: entre a oficina artesanal e a sala de aula” (Ed. Papirus, 2010) e do documentário: “Shoko: expressão do cosmos” (2006), sobre a vida e a obra da ceramista Shoko Suzuki, de quem foi aluna.
Local: Instituto de Artes Unesp – Universidade Estadual Paulista/SP
Dia 16 de junho 2015
Sala 413 – 8:30 às 12 h
Coordenação: Profa. Dra. Lalada Dalglish
Assessoria de Comunicação e Imprensa