• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Unicamp sediará fórum internacional de física industrial

Unicamp sediará fórum internacional de física industrial

criado em: 14/07/2014,
última modificação: 14/07/2014 by Martha Ramazotti

Agência FAPESP – O American Institute of Physics (AIP) e o International Centre for Theoretical Physics (ICTP) promovem entre 28 de setembro e 3 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o fórum internacional Industrial Physics in Emerging Economies II, com o apoio da FAPESP e do ICTP South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR).

O tema desta edição é “Capacitação em física industrial em economias emergentes”. O objetivo, de acordo com a organização, é promover a aproximação entre cientistas e indústria para atender às necessidades da sociedade relacionadas ao avanço tecnológico sustentável.

Este é o segundo fórum de física industrial que o AIP realiza fora dos Estados Unidos – o primeiro ocorreu na Itália, também em parceria com o ICTP, que recentemente abriu um campus em São Paulo, o que levou as duas entidades a considerar uma edição do evento no Brasil.

“Vamos reunir físicos de diversas indústrias e universidades, estudantes e líderes industriais de todo o mundo para compartilhar suas inovações e discutir exemplos de aplicações bem-sucedidas da Física, focando na importância da educação científica prática, do empreendedorismo, da pesquisa de ponta e da criação de novas oportunidades de negócios”, diz Philip Hammer, vice-presidente associado do Physics Resources Center do AIP.

Diálogos

Para Newton Frateschi, recém-nomeado diretor do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp, que participa da organização do evento e da logística local do fórum, o caminho é o diálogo. “É necessário ampliar a interação entre a indústria e a academia, repensando a cultura de formação e absorção de recursos humanos de nível superior na área”, defende.

Segundo Frateschi, o cenário já está mudando. “Nos últimos anos o próprio mercado vem se transformando de forma espontânea. Mas é preciso dar mais direção às mudanças, por meio de uma reeducação dos empresários sobre a importância de um profissional com doutorado em Física, por exemplo, e de um entendimento do mundo acadêmico como formador de recursos humanos, avaliando se nossos currículos estão formando os profissionais que podem suprir as demandas sociais.”

Hammer concorda. “O Brasil está fazendo coisas incríveis em educação e pesquisa, e seu crescimento econômico demonstra isso. No entanto, a formação de físicos para carreiras na indústria geralmente não é uma opção explícita. Esse é o caso em muitos lugares ao redor do mundo, incluindo os Estados Unidos. Por isso, queremos abrir as mentes das pessoas para uma conexão mais concreta entre a formação em Física e as oportunidades de contribuição para a economia local.”

Programação

O fórum Industrial Physics in Emerging Economies II abrange um conjunto de temas técnicos e políticos relacionados ao desenvolvimento econômico por meio da ciência no Brasil e na América Latina. A programação conta com sessões técnicas e uma experiência de campo que apresentará exemplos de aplicação do trabalho de cientistas no desenvolvimento local.

As palestras contemplam áreas como manufatura avançada, energia, comunicações, óptica e saúde. Também será oferecido curso de dois dias sobre empreendedorismo para cientistas, dirigido a estudantes de graduação e pós-graduação.

O evento será realizado na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, na Rua Tessália Vieira de Camargo, 126, na Cidade Universitária Zeferino Vaz, em Campinas (SP).

Interessados em participar podem se inscrever on-line e gratuitamente. Mais informações e inscrições emwww.aip.org/industry/ipf/2014/capacity-building-industrial-physics-developing-emerging-economies.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 01/01: Ferette mostra a Arminda o bilhete que recebeu

Resumo da novela "Três Graças" em 02/01: no capítulo 065(*) da novela, Ferette deixa claro a Lucélia que sabe que é ela quem manda as mensagens para ele. Paulinho e Bagdá trocam farpas. Paulinho conta … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 01/01: Ferette mostra a Arminda o bilhete que recebeu

Resumo “Dona de Mim” 01/01: Ellen perde a paciência com a filha

Resumo da novela "Dona de Mim" em 02/01: no capítulo 210(*) da novela, Marlon tranquiliza Lucas, e afirma que o rapaz deve lutar para vencer. Ellen questiona se Sofia deseja voltar mesmo sem a mãe. … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 01/01: Ellen perde a paciência com a filha

Resumo “Êta Mundo Melhor” 01/01: Sandra exige que Ernesto contrate Doris River

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 02/01: no capítulo 155(*) da novela, Dita pede conselhos a Asdrúbal. Jocasta e Cunegundes vão atrás das esmeraldas. Zulma proíbe Zenaide de se casar. O estado de … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 01/01: Sandra exige que Ernesto contrate Doris River

Resumo “Terra Nostra” 01/01: Matheu se surpreende ao ver a pequena Ana

Resumo da novela "Terra Nostra" em 02/01: no capítulo 098(*) da novela, Toninho lê no jornal que Hernandez e a amante foram mortos. Hortência sente-se aliviada. Toninho avisa que ela é herdeira de … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 01/01: Matheu se surpreende ao ver a pequena Ana

Resumo “Rainha da Sucata” 01/01: Renato oferece seu apartamento de solteiro para Caio

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 02/01: no capítulo 043(*) da novela, o julgamento da ação movida por Armênia começa com odepoimento dela. Edu comenta com Paula que seu casamento foi um erro. … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 01/01: Renato oferece seu apartamento de solteiro para Caio

Copyright © 2026 ·

%d