• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Problemas no ensino de literatura já duram quatro décadas

Problemas no ensino de literatura já duram quatro décadas

criado em: 23/01/2014,
última modificação: 23/01/2014 by Martha Ramazotti

Por Noêmia Lopes Agência FAPESP – Por meio da análise de trabalhos acadêmicos realizados entre 1975 e 2004 e de estudos quantitativos e qualitativos com professores de português que lecionam no Ensino Médio da rede pública da cidade de São Paulo, a pesquisadora Gabriella Rodella de Oliveira, mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), constatou que os principais entraves para a formação de alunos leitores já duram pelo menos quatro décadas.

A pesquisa, orientada por Neide Luzia Rezende, professora da FE/USP, e relatada no livro , publicado com apoio da FAPESP, revela a persistência de um ensino calcado em períodos históricos literários e em características de época, resultando na homogeneização das obras literárias e das construções de cada autor – e em tédio e desinteresse por parte dos alunos.

De acordo com a autora, tal panorama esteve e continua relacionado com a precariedade na formação dos professores, que não se identificam como produtores de conhecimento capazes de definir e selecionar o que deve ser estudado, debatido e produzido com os estudantes.

Entre as consequências, Oliveira aponta dificuldades em manejar a análise dos textos literários, a escolha de obras consideradas mais tradicionais e a dependência de livros e programas de exames vestibulares.

Em um momento em que a escola enfrenta desafios particulares no ensino da literatura – com a demanda por novas ideias, modos de ler, textos e suportes, advinda com a cultura digital –, a autora identificou a necessidade de conhecer a formação de hábitos leitores pelos próprios docentes de português, investigar como enxergam a leitura e se relacionam com ela e estudar as concepções que eles têm sobre o que e como ler no Ensino Médio (etapa em que a literatura se constitui oficialmente como disciplina).

Com esses objetivos, Oliveira dedicou a primeira etapa da pesquisa a um estudo quantitativo com 87 professores, que responderam um questionário sobre hábitos de leitura e práticas docentes.

A análise do material , de acordo com a autora, descreve um professor com o seguinte perfil médio: origem em família com baixa escolarização; pouco contato com a leitura na infância; integrante da primeira geração familiar a conquistar uma escolarização de longa duração (embora precária); ensino básico concluído na rede pública e superior, em instituição particular; salário baixo e longa jornada de trabalho; participação em formações continuadas muitas vezes ineficazes; leitor restrito a best-sellers e clássicos escolares.

Nas respostas, TV e internet apareceram como “fatores desestimulantes a um modo de leitura que os alunos, supostamente, deveriam ser capazes de realizar, tipo de leitura que os próprios professores não costumam praticar”, relata a autora no capítulo de conclusão.

Além das tendências de ensinar literatura a partir de um modelo historicista e de atribuir a responsabilidade pelo fracasso do ensino ao aluno, Oliveira também aponta que os professores “tendem a não enxergar no estudante os alunos que eles mesmos foram”.

As demais etapas do trabalho envolveram análises mais detalhadas das respostas de 16 professores – sendo que 12 deles correspondiam ao perfil médio identificado e quatro desviavam do mesmo – e entrevistas individuais em profundidade com esses quatro docentes que fugiram do padrão mediano.

O conjunto de dados oferecido pelas investigações, somado aos estudos relacionados a trabalhos acadêmicos desenvolvidos na área a partir de 1975, aponta, segundo Oliveira, para o fato de que, mesmo cobrindo um longo intervalo de tempo e utilizando diferentes aparatos teóricos e metodológicos, as pesquisas terminaram por chegar a conclusões bastante semelhantes.

O Professor de Português e a Literatura
Autora: Gabriela Rodella de Oliveira
Editora: Alameda
Preço: R$ 42,00
Páginas: 296

Mais informações: 

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Hábito de consumo de jogos digitais no Brasil atinge maior patamar dos últimos 5 anos

Dados da Pesquisa Games Brasil 2025 revelaram que o percentual de brasileiros com hábito de consumo de jogos digitais chegou ao maior patamar dos últimos 5 anos. Segundo as informações reveladas na … [Ler Mais...] sobreHábito de consumo de jogos digitais no Brasil atinge maior patamar dos últimos 5 anos

Resumo “Três Graças” 08/11: Gerluce se desespera ao encontrar Lígia desmaiada

Resumo da novela "Três Graças" em 08/11: no capítulo 018(*) da novela, Gerluce decide devolver o dinheiro e consegue sair pela janela do quarto, observada por Célio. Cristiano registra o momento em … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 08/11: Gerluce se desespera ao encontrar Lígia desmaiada

Resumo “Dona de Mim” 08/11: Leo dá um remédio comprado por Danilo para Filipa

Resumo da novela "Dona de Mim" em 08/11: no capítulo 166(*) da novela, Nina não acredita em Danilo, e exige que o rapaz se afaste de Filipa. Marlon pensa em Leo. Danilo pede que Leo leve novos … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 08/11: Leo dá um remédio comprado por Danilo para Filipa

Resumo “Êta Mundo Melhor” 08/11: Túlio conversa com Tamires

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 08/11: no capítulo 114(*) da novela, Samir avisa a Picolé e Asdrúbal sobre a ida de Zulma para o Rio de Janeiro. Sandra planeja comprar a casa de Celso. Zenaide … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 08/11: Túlio conversa com Tamires

Resumo “Terra Nostra” 08/11: Matheu percebe a gravidez de Juliana

Resumo da novela "Terra Nostra" em 08/11: no capítulo 057(*) da novela, Juliana escapa na ponta dos pés, abre o portão e se joga nos braços de Matheu. Ele conta que largou tudo e que veio buscá-la … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 08/11: Matheu percebe a gravidez de Juliana

Copyright © 2025 ·

%d