Faltam apenas 10 dias para a abertura da Copa do Mundo no Brasil, mas, além da brasileira, apenas a seleção australiana, que chegou na semana passada, está no país. A partir desta terça-feira mais visitantes desembarcam em solo brasileiro e até sábado serão mais 12 delegações. E se a maioria deles estava preparada para o clima tropical, serão surpreendidas pelo frio intenso no Sul e Sudeste.
Na terça-feira, a Croácia, primeiro adversário do Brasil no mundial, chega em Salvador, onde ficará hospedada. Os croatas sentirão a diferença no clima, principalmente por causa da sensação térmica.
Na Europa é primavera e no país de origem deles as temperaturas estão entre 15°C e 26 nesta época do ano, já na capital baiana quase não há variação, com mínimas em torno dos 22°C e máximas de até 27°C. Isso ocorre, pois a cidade está em seu período chuvoso, mas essas condições aumentam a sensação de abafamento, que os europeus não estão acostumados.
Outra seleção que desembarca na terça-feira é o Irã, que ficará em São Paulo. No país do Oriente Médio faz muito calor, com termômetros que atingem até os 34°C nesta época do ano, já na capital paulista os dias têm temperaturas de 12°C a 21°C, em média. Além disso, uma massa de ar de origem polar chega a cidade amanhã e a máxima será de apenas 18°C.
Na quinta-feira o Cilhe chega em Belo Horizonte, sem surpresas quanto ao clima. Na sexta-feira é a vez de Bósnia, Costa do Marfim, Itália e Holanda desembarcarem no Brasil e todas ficarão entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Já no sábado, chegam Grécia, Camarões, Japão, México e Suíça. Aliás, os suíços serão outros que passarão calor, pois em Porto Seguro a temperatura fica em torno dos 26ºC, mas a sensação será de dias ainda mais quentes.
Rafaela Fávaro
Jornalista
Fonte Somar Meteorologia