• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / FAPESP e Intel apoiam pesquisas inovadoras

FAPESP e Intel apoiam pesquisas inovadoras

criado em: 09/06/2014,
última modificação: 09/06/2014 by Martha Ramazotti

Por Karina Toledo Agência FAPESP – Em busca de soluções inovadoras para aumentar a segurança de dispositivos do tipo SoC (system-on-a-chip), a FAPESP e a Intel lançarão em breve a segunda chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação existente entre as duas instituições.

David Ott, diretor de pesquisa do University Research Office (URO) da Intel, explicou em evento na FAPESP que os dispositivos SoC são como pequenos computadores em um chip e já estão presentes em áreas como comunicação móvel, jogos, vídeos, segurança e até mesmo em medicina – são usados, por exemplo, para monitorar parâmetros como batimento cardíaco e glicemia.

“Também os carros já estão repletos de chips que controlam o sistema elétrico, o funcionamento do motor, o sistema de entretenimento, as travas e o ar condicionado. Os prédios modernos contam com sensores inteligentes, capazes de ligar e desligar sistemas quando necessário de forma a poupar energia”, disse Ott, durante o workshop Intel research activities with system-on-a-chip (SoC) devices and opportunities of collaboration, realizado na sede da FAPESP na quinta-feira (05/06).

“O uso desses chips, no ambiente que chamamos de Internet of Things (IoT), está crescendo rapidamente. No futuro, pessoas, prédios e meios de transporte estarão repletos de sistemas que ajudarão a controlar as coisas e torná-las mais inteligentes”, afirmou.

Ott destacou que os projetos a serem submetidos na chamada deverão apresentar abordagens inovadoras para aumentar a segurança dos dispositivos SoC contra os chamados ataques por canais colaterais (side-channel attack), que exploram os aspectos físicos de um sistema – como o consumo de energia do chip ou uso da rede wireless – para decifrar senhas e ganhar acesso indevido aos dispositivos.

“Do lado de fora desses dispositivos há algumas características observáveis. É possível identificar o padrão das comunicações wireless ou do uso da bateria. Também é possível medir o campo magnético ao redor do chip e observar como ele varia. Essas informações de canais colaterais podem ajudar a pessoa que está cometendo o ataque a entender como o sistema opera. Nós estamos em busca de contramedidas que tornem esse ataque mais difícil ou virtualmente impossível”, disse Ott.

Durante o workshop, Ott explicou a um grupo de 32 pesquisadores quais são os principais pontos que deverão ser contemplados nos projetos.

“Há diversas informações que podem ser observadas pelos canais colaterais e a proposta deve mostrar um bom entendimento da informação estudada. Além disso, ela deve propor uma contramedida inovadora, algo que nunca tenha sido estudado e que represente uma abordagem nova e interessante para o problema”, disse Ott.

“Também precisa ser uma solução prática. Não deve, por exemplo, ter um grande impacto sobre o uso de energia, memória ou processamento do sistema. Por último, não pode ser uma solução muito específica e, sim, ser passível de atender uma gama ampla de dispositivos futuros da Intel”, disse Ott.

As propostas poderão ser enviadas até o fim de agosto por pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, públicas ou privadas. Serão contemplados projetos com até dois anos de duração. O total de recursos disponível para os projetos selecionados é de até US$ 200 mil.

Durante a abertura do workshop, o professor da Universidade de São Paulo (USP) Roberto Marcondes Cesar Junior, que é membro da coordenação adjunta das áreas de Ciências Exatas e Engenharias da FAPESP, apresentou as principais iniciativas da Fundação na área de Ciência e Engenharia de Computação, entre elas o Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e o acordo firmado com o Ministério das Comunicações e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que prevê investimentos de R$ 98 milhões para apoiar projetos que contribuam para o desenvolvimento da internet no Brasil.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Inscricao, Oportunidades

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 16/02: Arminda anuncia que irá morar com Ferette

Resumo da novela "Três Graças" em 16/02: no capítulo 103(*) da novela, Arminda discute com Rogério, e resolve pedir ajuda a Ferette. Cláudia informa a Zenilda os próximos passos do plano de Rogério … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 16/02: Arminda anuncia que irá morar com Ferette

Resumo “Coração Acelerado” 16/02: Zilá convida Ronei para se hospedar na mansão

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 16/02: no capítulo 031(*) da novela, Janete pede que Alaorzinho se afaste dela. Alaorzinho pede a separação a Zilá. Janete anuncia o início oficial de sua … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 16/02: Zilá convida Ronei para se hospedar na mansão

Resumo “Êta Mundo Melhor” 16/02: Estela confronta Zulma

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 16/02: no capítulo 192(*) da novela, Candinho parte para cima de Sandra, que consegue fugir. Dita teme ter perdido sua carreira. Estela, Túlio e Sabiá apresentam … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 16/02: Estela confronta Zulma

Resumo “Terra Nostra” 16/02: o médico avisa que não há esperanças para Juanito

Resumo da novela "Terra Nostra" em 16/02: no capítulo 136(*) da novela, Matheu insiste que Juliana largue o trabalho e viva só para ele. Luíza não encontra Josué no quarto. De peito nu, ele espera … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 16/02: o médico avisa que não há esperanças para Juanito

Resumo “Rainha da Sucata” 16/02: Maria do Carmo pensa se deve se casar com Gerson

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 16/02: no capítulo 073(*) da novela, Adriana e Laurinha se encontram no hotel suíço. Edu vê Maria do Carmo e descobre que ela voltou a vender sucata. A situação … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 16/02: Maria do Carmo pensa se deve se casar com Gerson

Copyright © 2026 ·

%d