• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Desacelaração de investimentos na indústria do país deve continuar

Desacelaração de investimentos na indústria do país deve continuar

criado em: 13/06/2014,
última modificação: 13/06/2014 by Martha Ramazotti

O número de empresas que admitem ter investido mais nos últimos 12 meses, em relação aos 12 meses imediatamente anteriores caiu de 37% para 31%, do primeiro para o segundo trimestre do ano. Ao mesmo tempo, aumentou de 18% para 24% o percentual de empresas que declararam que investiram menos, na mesma base de comparação. Os dados estão na pesquisa Sondagem de Investimentos relativa ao 2º trimestre do ano e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas.

Em relação aos próximos 12 meses, a sinalização é da continuidade da desaceleração dos investimentos, uma vez que 30% das empresas preveem investir mais e 21% programam menos que nos 12 meses anteriores. A diferença de 9 pontos percentuais entre a proporção de respostas favoráveis e desfavoráveis é a menor da série. No primeiro trimestre de 2014, estes percentuais eram 34% e 16%, respectivamente.

De acordo com a pesquisa do Ibre, 27% das empresas industriais indicaram a expansão da capacidade produtiva como principal objetivo para investimentos no ano corrente. A proporção é 5 pontos percentuais inferior à prevista no ano passado e é também a menor desde 2009 (24%). Majoritária em anos de maior crescimento dos investimentos produtivos do setor industrial, a expansão da capacidade foi o objetivo mais citado nas edições das sondagens de 2007-2008 e 2010-2011. O resultado sinaliza, portanto, uma diminuição dos investimentos para este ano.

Por outro lado, a principal motivação para investimentos produtivos em 2014 foi o aumento da eficiência produtiva, citado por 31% das empresas industriais. A proporção, no entanto, é inferior aos 33% previstos no ano anterior. A motivação que mais avançou em relação a 2013 foi a substituição de máquinas e/ou equipamentos (24% das empresas) com alta de 6 pontos percentuais em relação ao ano passado e maior repetição na série histórica iniciada em 1998.

Já a proporção de empresas que informam estar sem programa de investimentos no momento ficou em 18% do total, contra 17% em 2013.

Entre as empresas que percebem entraves à realização de investimentos, o fator mais lembrado foi a limitação de recursos, mencionado por 45% das empresas, um aumento de 6 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

O segundo fator inibidor mais citado foram as incertezas acerca da demanda, apontado por 37% das empresas. A proporção ficou acima dos 31% de 2013 e é a maior desde 2009 (50%). O fator carga tributária elevada vem a seguir, citado por 36% das empresas – redução de 1 ponto percentual frente ao ano passado. Já o custo de financiamento aumentou em relação a 2013, de 22% para 28% do total. “Por três anos consecutivos, o item taxa de retorno inadequada é apontado por 22% das empresas, mantendo-se no maior patamar da série histórica iniciada em 2004”.

A pesquisa Sondagem de Investimentos é feita pelo Ibre-FGV, que consultou nesta última edição 630 empresas industriais, responsáveis por vendas que totalizam R$ 555 bilhões, a respeito de investimentos nos últimos 12 meses e projetados para os 12 meses seguintes. As empresas também avaliaram as principais motivações e fatores limitativos aos investimentos produtivos neste ano.

A partir da edição do segundo trimestre de 2012, a Sondagem de Investimentos passou a incluir um quesito que procura obter das empresas industriais uma avaliação qualitativa sobre a evolução dos investimentos produtivos nos 12 meses anteriores e posteriores à pesquisa.

Nielmar de Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Denise Griesinger

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 18/02: Zenilda exige todos os documentos da Fundação

Resumo da novela "Três Graças" em 19/02: no capítulo 106(*) da novela, Paulinho e Juquinha avisam a Maggye que estão tentando rastrear o carro dos pais da jovem. Kasper e João Rubens anunciam que … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 18/02: Zenilda exige todos os documentos da Fundação

Resumo “Coração Acelerado” 18/02: Agrado e Janete fazem as pazes

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 19/02: no capítulo 034(*) da novela, Eduarda fica frustrada ao constatar que Leandro é apaixonado por Agrado. Janete aceita dançar com Palhares Leite para se … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 18/02: Agrado e Janete fazem as pazes

Resumo “Êta Mundo Melhor” 18/02: Ivonete chega à pensão de Manoela

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 19/02: no capítulo 195(*) da novela, Candinho promete fazer a vontade de Zulma, caso ela tire Dita da prisão. Túlio desabafa com Tamires sobre seu medo de perder … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 18/02: Ivonete chega à pensão de Manoela

Resumo “Terra Nostra” 18/02: Francesco insiste com Paola para que eles se mudem

Resumo da novela "Terra Nostra" em 19/02: no capítulo 139(*) da novela, Leonora, Bartolo e Rosinha chegam em São Paulo. Rosana vai até a pensão visitar Matheu. Janete e Josué namoram em um bosque. … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 18/02: Francesco insiste com Paola para que eles se mudem

Resumo “Rainha da Sucata” 18/02: Edu confessa a Jonas que ama Maria do Carmo

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 19/02: no capítulo 075(*) da novela, Maria do Carmo fica indecisa se deve ou não aceitar se casar com Gerson para recuperar suas ações e Armênia lhe dá tempo … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 18/02: Edu confessa a Jonas que ama Maria do Carmo

Copyright © 2026 ·

%d