• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Chineses desenvolvem modelo para estudar poluentes

Chineses desenvolvem modelo para estudar poluentes

criado em: 22/04/2014,
última modificação: 22/04/2014 by Martha Ramazotti

Por Heitor Shimizu, de Beijing, Agência FAPESP – Um grupo de pesquisadores da Peking University, na China, tem obtido resultados expressivos no estudo de um tipo de poluente, os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs).

Os HPAs estão entre os mais tóxicos poluentes orgânicos persistentes (POPs) e são produzidos principalmente pela queima incompleta de material orgânico e de combustíveis como derivados do petróleo, carvão e madeira. Estudos associaram os HPAs com o risco de câncer e esses compostos foram listados em 2001 na Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes.

“Ampliar o conhecimento sobre os HPAs é muito importante para a China e demais países em desenvolvimento. Basicamente, esses poluentes orgânicos são produzidos por todo tipo de combustão, por qualquer substância que queime”, disse Shu Tao, professor e diretor da Faculdade de Ciências Ambientais da Peking University, durante o Simpósio Brasil-China para Colaboração Científica – FAPESP Week Beijing realizado ne 16 a 18 de abril na universidade chinesa. Por causa da população e da estrutura energética da China, a emissão de HPAs é ainda mais intensa na China.

Tao e equipe desenvolveram um modelo computacional capaz de calcular a emissão dos principais tipos de HPAs na China e no mundo. O modelo utiliza dados de diversas fontes – incluindo informações meteorológicas, de saúde pública e de satélites – e é uma combinação de modelos menores, que avaliam, por exemplo, o transporte de componentes pela atmosfera, a exposição da população pelo mundo e o risco de adquirir câncer.

De acordo com o modelo dos cientistas da Peking University, embora a variabilidade espacial seja grande, o risco de adquirir câncer de pulmão é maior no leste chinês (mais urbanizado e industrializado) do que em outras áreas do país.

Os pesquisadores também avaliaram a suscetibilidade genética do risco de câncer de pulmão, que está associada com o polimorfismo de genes relacionados com o metabolismo de carcinógenos e com o reparo de DNA.

“Nosso grupo estimou que 1,6% dos casos de câncer de pulmão na China deveram-se à exposição a HPAs. Parece um número pequeno, mas para uma grande população, como a chinesa, estamos falando de um total expressivo”, disse Tao.

Em artigo publicado no periódico Environmental Science & Technology, Tao e equipe analisaram a emissão global de 16 tipos de HPAs emitidos por 69 tipos de fontes diferentes.

A análise feita pelos pesquisadores apontou que, do total das emissões de HPAs em todo o mundo – o período de estimativa adotado foi de 1960 a 2030 –, 6,19% podem ser classificadas como compostos carcinogênicos, sendo que o valor se mostrou maior nos países em desenvolvimento (6,22%) do que nos desenvolvidos (5,73%).

Segundo o estudo, o potencial de causar danos à saúde por conta dos HPAs é maior em regiões com maior emissão desses compostos por fontes antropogênicas.

A boa notícia é que as emissões de HPAs pela ação humana deverão cair. Simulações até o ano 2030 apontam queda nas emissões desses poluentes tanto nos países desenvolvidos (de 46% a 71%) como nos em desenvolvimento (de 48% a 64% a menos).

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Resumo “Três Graças” 17/02: Ferette se nega a contar plano para derrotar Rogério

Resumo da novela "Três Graças" em 17/02: no capítulo 104(*) da novela, Rogério informa a seus aliados que a primeira missão é descobrir o local da casa da farinha. Claudia decide voltar a cuidar de … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 17/02: Ferette se nega a contar plano para derrotar Rogério

Resumo “Coração Acelerado” 17/02: João Raul desconfia do comportamento do pai

Resumo da novela "Coração Acelerado" em 17/02: no capítulo 032(*) da novela, Luan nota o interesse de Eduarda por Leandro. Zilá garante a Ronei que impedirá o fracasso do empresário. Alaorzinho … [Ler Mais...] sobreResumo “Coração Acelerado” 17/02: João Raul desconfia do comportamento do pai

Resumo “Êta Mundo Melhor” 17/02: Ernesto pede para se reaproximar de Simbá

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 17/02: no capítulo 193(*) da novela, Estela afirma a Zulma que Samir voltará para Candinho. Lauro é ofendido por Ernesto durante o programa de Olímpia. Lourival … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 17/02: Ernesto pede para se reaproximar de Simbá

Resumo “Terra Nostra” 17/02: o médico avisa que não há esperanças para Juanito

Resumo da novela "Terra Nostra" em 17/02: no capítulo 137(*) da novela, Juanito está com difteria e ficou internado. Matheu consola Juliana, que se sente culpada. Hortência vai ao hospital. Rosana vai … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 17/02: o médico avisa que não há esperanças para Juanito

Resumo “Rainha da Sucata” 17/02: Saldanha vê o carro do filho em frente ao restaurante

Resumo da novela "Rainha da Sucata" em 17/02: no capítulo 074(*) da novela, Laurinha deixa Adriana com Isabelle e vai ao banco. Edu confessa a Paula que quer ajudar Maria do Carmo. Laurinha entra no … [Ler Mais...] sobreResumo “Rainha da Sucata” 17/02: Saldanha vê o carro do filho em frente ao restaurante

Copyright © 2026 ·

%d