A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP ultrapassou a marca de 50 mil títulos, entre dissertações de mestrado, teses de doutorado e livre-docência. Lançada em 28 de junho de 2001, a Biblioteca Digital reúne o maior acervo digital institucional do Brasil.
No dia 1º de dezembro, a BDTD registrava 29.717 dissertações, 19.991 teses e 359 livre-docência, totalizando 50.067 documentos. O acesso aos títulos está disponível para qualquer interessado no .
Do Portal do Governo do Estado
—-
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo foi criada para disponibilizar na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter em mãos a versão digital completa das teses e dissertações. A Biblioteca Digital foi inaugurada em 2001 juntamente com .
Para os autores das teses e dissertações, a Biblioteca Digital é uma oportunidade única de exibição dos trabalhos, de forma rápida e fácil. Esse fator abrirá perspectivas de crescimento profissional cada vez maiores. A mesma oportunidade será dada aos orientadores e áreas de pós-graduação, que terão um aumento significativo no impacto de suas pesquisas, tanto no Brasil, quanto em qualquer lugar do mundo com acesso disponível à Internet.
A Biblioteca Digital está associada a uma iniciativa global reconhecida pela UNESCO, a (NDLTD), o que lhe garante maior confiabilidade e abrangência, e também associada ao (IBICT) do Ministério da Ciência e Tecnologia, através da .