• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / BC prevê que inflação deve ceder no futuro

BC prevê que inflação deve ceder no futuro

criado em: 24/07/2014,
última modificação: 24/07/2014 by Martha Ramazotti

A inflação ainda deve manter-se resistente nos próximos trimestres, mas tende a convergir para a meta no futuro, se a taxa básica de juros, a Selic, não for reduzida. Esse é o cenário previsto pelo do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). A avaliação foi divulgada na ata da última reunião do comitê, que decidiu manter a taxa básica de juros, a Selic, em 11% ao ano, no último dia 16.

“O comitê antecipa cenário que contempla inflação resistente nos próximos trimestres, mas, que, mantidas as condições monetárias – isto é, levando em conta estratégia que não contempla redução do instrumento de política monetária [taxa Selic] – tende a entrar em trajetória de convergência para a meta nos trimestres finais do horizonte de projeção”.

Cabe ao BC manter a inflação dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. Essa meta tem como centro 4,5% e limite superior em 6,5%. No mês passado, o BC divulgou em seu Relatório de Inflação que espera que a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fique em 6,4%, este ano; em 5,7%, em 2015, e em 5,1%, em 12 meses acumulados no final do segundo trimestre de 2016.

Na avaliação do Copom, as pressões inflacionárias tendem a arrefecer ou, até mesmo, se esgotarem. O Copom cita como exemplos de pressões inflacionárias o aumento de preços domésticos, em alinhamento com os internacionais, e a alta dos preços administrados para acompanhar os livres. Para o comitê, os ganhos salariais incompatíveis com o aumento da produtividade também são um fator de pressão sobre a inflação.

Por conta dessas pressões, o colegiado diz que a inflação ainda mostrou resistência nos últimos 12 meses e para combatê-las, o Copom lembra que a taxa Selic foi elevada por nove vezes seguidas, até a reunião de abril. Em maio e julho, o Copom optou por manter a Selic em 11% ao ano.

Para o comitê, o efeito dessas elevações na inflação, “em parte, ainda estão por se materializar”. “Além disso, é plausível afirmar que, na presença de níveis de confiança relativamente modestos, os efeitos das ações de política monetária [decisões sobre a Selic] sobre a inflação tendem a ser potencializados”, acrescentou.

Na ata, o Copom também destaca “o deslocamento do hiato do produto para o campo desinflacionário”. Isso quer dizer que a economia está crescendo abaixo do seu potencial, o que contribui para reduzir pressões inflacionárias.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Já quando o Copom reduz os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, mas a medida alivia o controle sobre a inflação. Ao manter a Selic, o comitê indica que elevações anteriores foram suficientes para controlar a inflação.

Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil
Edição: Denise Griesinger

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Resumo “Vale Tudo” 14/07: Afonso e Maria de Fátima chegam de viagem

Resumo da novela "Vale Tudo" em 14/07: no capítulo 091(*) da novela, Heleninha e Eugênio percebem que Celina está mentindo. Renato se sente mal por ter que ceder às exigências de Marco Aurélio para … [Ler Mais...] sobreResumo “Vale Tudo” 14/07: Afonso e Maria de Fátima chegam de viagem

Resumo “Dona de Mim” 14/07: Danilo sonda Nina sobre o estado de Filipa

Resumo da novela "Dona de Mim" em 14/07: no capítulo 067(*) da novela, Abel acolhe Filipa. Nina provoca Sofia. Marlon se preocupa com a quantidade de visualizações de seus vídeos. Lucas afirma a … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 14/07: Danilo sonda Nina sobre o estado de Filipa

Resumo “Êta Mundo Melhor” 14/07: Celso se declara para Estela

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 14/07: no capítulo 013(*) da novela, Asdrúbal explica para Candinho e Picolé seu plano para encontrar Samir. Sônia convida Quincas para sair, e os dois acabam … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 14/07: Celso se declara para Estela

Resumo “História de Amor” 14/07: Joyce e Caio não encontram Alice na incubadora

Resumo da novela "História de Amor" em 14/07: no capítulo 132(*) da novela, Mariana (Monique Cury) briga com Neusa (Mônica Carvalho) e Paula defende a empregada. Daniel (José de Abreu) e Bianca (Maria … [Ler Mais...] sobreResumo “História de Amor” 14/07: Joyce e Caio não encontram Alice na incubadora

Resumo “A Viagem” 14/07: Diná diz a Estela que vai se vingar de Ismael

Resumo da novela "A Viagem" em 14/07: no capítulo 045(*) da novela, Lisa e Téo saem para jantar. Ele fala que tem uma filha, mas não revela que é casado. Tato vai a uma revendedora e compra, sem … [Ler Mais...] sobreResumo “A Viagem” 14/07: Diná diz a Estela que vai se vingar de Ismael

Copyright © 2025 ·

%d