• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Unesp cria o primeiro biobanco veterinário do Brasil

Unesp cria o primeiro biobanco veterinário do Brasil

criado em: 29/04/2013,
última modificação: 29/04/2013 by Rita Carandina

Por Karina Toledo Agência FAPESP – As amostras de tecidos afetados por tumores ou por doenças infecciosas armazenadas nos chamados biobancos têm se tornado ferramentas preciosas para pesquisadores que se dedicam a estudar a evolução natural das enfermidades ou a buscar marcadores genéticos que ajudem a prever o prognóstico de um paciente e sua resposta ao tratamento.

Em 1997, o Hospital A.C.Camargo inaugurou a primeira estrutura do gênero no país para abrigar tecidos humanos afetados por tumores. Agora, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, acaba de implantar o primeiro banco de tecido biológico voltado exclusivamente para animais.

O trabalho começou em 2010, sob a coordenação da professora Noeme Sousa Rocha, do Departamento de Clínica Veterinária. Hoje, há cerca de 50 amostras armazenadas, todas de tecidos caninos afetados por tumores e coletadas durante pesquisas desenvolvidas pelos pós-graduandos da instituição.

A montagem do banco contou com o apoio da FMVZ, que providenciou um freezer específico e a reforma da área onde a estrutura foi instalada. O software usado para gerir o banco e facilitar a troca de informações entre os pesquisadores foi doado pelo Hospital A.C.Camargo. Os demais equipamentos foram adquiridos por meio de projetos apoiados pela FAPESP e pelo CNPq.

“Os tecidos estão armazenados em um freezer a menos 80 graus Celsius. A ideia é preservar o material para uso em pesquisas. Podemos aplicar técnicas de biologia molecular existentes e, no futuro, novas tecnologias mais avançadas que forem surgindo”, explicou Rocha.

Outra vantagem do armazenamento de tecidos é permitir analisar como a doença evolui com o passar do tempo. “Hoje só conseguimos estudar a doença no presente. Não temos uma base de comparação para saber, por exemplo, se um vírus está se tornando mais ou menos agressivo”, disse.

O biobanco da FMVZ ainda funciona de forma experimental. Segundo Rocha, a ideia é incluir tecidos de outros animais, principalmente de bovinos. Outro plano é investir no intercâmbio de conhecimento e de material com pesquisadores de outras instituições brasileiras e de outros países.

“A troca de experiências entre diferentes profissionais permite a investigação globalizada e estudos comparativos. Pode ainda auxiliar governantes a tomar medidas mais eficientes de saúde pública, ajudando na prevenção e no diagnóstico precoce”, disse.

Rocha também ressalta que o biobanco será uma ferramenta importante para graduandos e pós-graduandos da instituição, colaborando para a formação de recursos humanos.

Entre os projetos apoiados pela FAPESP que contribuíram para a montagem do banco estão:

  • “Influência da terapia fotodinâmica nos genes Bcl-2, Bax e ErbB2 na carcinogênese mamária”;
  • “Análise da imunoexpressão de S100A4 e osteopontina nos carcinomas mamários esporádicos de cadelas”;
  •  “Expressão de TGFbeta, psmad2, p53, p63 e E-caderina como marcadores prognósticos em tumores espontâneos de mama de cadelas”;
  •  “Expressão in vitro da cicloxigenase-2 (COX2) no osteossarcoma exposto a inibidor seletivo da COX2”.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil

Sidebar primária

Tudo em um só lugar: vendas, controle e pagamentos em Point Smart

Gerenciar um pequeno negócio exige muito mais do que apenas vender bem. É preciso atender com agilidade, controlar o fluxo de caixa, acompanhar as transações e manter tudo funcionando de forma … [Ler Mais...] sobreTudo em um só lugar: vendas, controle e pagamentos em Point Smart

Resumo “Três Graças” 17/11: Samira pressiona Joélly

Resumo da novela "Três Graças" em 17/11: no capítulo 025(*) da novela, Lígia comenta com Kellen que está preocupada com a possibilidade de Joélly tomar uma má decisão. Joélly não aceita a proposta de … [Ler Mais...] sobreResumo “Três Graças” 17/11: Samira pressiona Joélly

Resumo “Dona de Mim” 17/11: Jaques ameaça Danilo

Resumo da novela "Dona de Mim" em 17/11: no capítulo 173(*) da novela, Danilo afirma a Filipa que Jaques só age por interesse. Tânia esquece seu celular na antiga casa de Jaques, e engana Sônia e … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 17/11: Jaques ameaça Danilo

Resumo “Êta Mundo Melhor” 17/11: As crianças comemoram o retorno de Zenaide

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 17/11: no capítulo 121(*) da novela, Asdrúbal impede Candinho de contar a Dita sobre a suposta gravidez de Zulma. Zulma diz a Manoela que espera um bebê de … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 17/11: As crianças comemoram o retorno de Zenaide

Resumo “Terra Nostra” 17/11: Juliana fica indignada com proposta de Matheu

Resumo da novela "Terra Nostra" em 17/11: no capítulo 063(*) da novela, Amadeo se encontra com Matheu na rua e oferece-lhe trabalho. Juliana e o amado comemoram. Três meses se passam e Matheu trabalha … [Ler Mais...] sobreResumo “Terra Nostra” 17/11: Juliana fica indignada com proposta de Matheu

Copyright © 2025 ·

%d