O inverno, que teve início na última sexta-feira, dia 21, começou úmido e frio em parte do Estado de São Paulo. Hoje, as chuvas estão concentradas entre o centro, sul, Vale do Ribeira e Grande São Paulo e segundo dados das estações automáticas do Inmet desde as 21h de ontem até o momento choveu cerca de 30mm na Região Metropolitana, 13mm em Barra do Turvo, 11mm em Iguape e apenas 6mm em Sorocaba e Itapeva. Também ventou forte em algumas regiões e as rajadas chegaram aquase 50km/h em Ourinhos por volta das 4h da madrugada. Além do guarda-chuva, a população teve que sair agasalhada de casa. O dia começou com temperaturas na casa dos 15ºC em Itapetininga e Bauru e 16°C em Sorocaba e na Capital.
De acordo com os meteorologistas da Somar, as instabilidades prosseguem sobre São Paulo nesta terça-feira e as áreas mais atingidas serão o oeste, centro, sul e Vale do Ribeira. Novamente, a divisa com o Paraná, principalmente o sudeste, é a região com maior potencial para temporais, que podem vir acompanhados de ventos fortes, muitas trovoadas e até mesmo queda de granizo. O dia segue com cara da estação e a sensação será de frio ao longo do dia, com máximas na casa dos 21°C no centro e sul do Estado. Já sobre o norte de São Paulo, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, mas não há previsão de chuva e as temperaturas sobem um pouco mais e chegam aos 27°C.
Amanhã, uma frente fria que está no Sul do Brasil avança lentamente e as instabilidades ganham força, causando chuvas em boa parte do Estado de São Paulo. Os maiores acumulados são esperados para o sul, centro, oeste, incluindo o Vale do Ribeira, e também região da Grande São Paulo e de Sorocaba. Durante a tarde, as chuvas se intensificam, aumentando o potencial para temporais, acompanhados de descargas elétricas, ventos intensos e chuva forte. As temperaturas permanecem baixas e a sensação será de frio ao longo do dia, com máximas na casa dos 21°C.
Na quinta-feira a chuva começa a diminuir e os ventos mudam de direção para o quadrante sul, mas a temperatura não cai muito. Segundo os meteorologistas da Somar, na sexta-feira as instabilidades se afastam e há condição apenas para chuva fraca no extremo oeste e cidades mais próximas do Rio de Janeiro, com retorno do tempo firme na maior parte dos municípios.