• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Previsão do tempo – fim de semana começa com chuva na maior parte do Brasil

Previsão do tempo – fim de semana começa com chuva na maior parte do Brasil

criado em: 12/04/2013,
última modificação: 12/04/2013 by Rita Carandina

Previsão do tempo -neste fim de semana, áreas de instabilidade se espalham sobre o Norte e em parte do Nordeste e provocam pancadas de chuva. Pelo interior nordestino, o ar seco inibe a chuva. No Sul, o fim de semana começa com chuva forte em parte de Santa Catarina e do Paraná. No Rio Grande do Sul, o tempo começa a abrir depois da passagem de uma frente fria. Associado a este sistema, uma massa polar significativa derruba a temperatura em toda a região. A Climatempo, alerta para a ocorrência de geada, especialmente nas áreas de serra. O mar fica agitado em toda a costa com previsão de ressaca. No Sudeste e no Mato Grosso do Sul, a frente fria somada ao ar polar provoca chuva e queda de temperatura. Veja abaixo como fica a previsão para o fim de semana na sua região:

Região Sul:

Nesta sexta-feira (12), devido à passagem de uma frente fria associada a um ciclone extratropical, as áreas de instabilidade se intensificam sobre grande parte do Sul do país. Na região de Santa Maria, São Luiz Gonzaga, Passo Fundo, Chapecó e em Foz do Iguaçu, o predomínio é de céu nublado com chuva forte logo no começo da manhã, que se estende até à noite. Há risco de temporal, acompanhado de ventania, raios e queda de granizo. Nas áreas de fronteira com o Uruguai, o dia amanhece chuvoso, mas à tarde, o sol aparece entre nuvens. Em Porto Alegre, Campos Novos e em Campo Mourão, a nebulosidade predomina entre pequenas aberturas de sol e com possibilidade de chuva a qualquer momento. Nas demais áreas, a chuva está prevista para à tarde e à noite. Durante a madrugada, a temperatura começa a cair.

No sábado (13), o avanço deste sistema aumenta a instabilidade sobre o Paraná e Santa Catarina. No sul e oeste catarinense e em Foz do Iguaçu, o dia amanhece nublado com risco de chuva forte. À tarde, as instabilidades diminuem e a possibilidade de chuva é pequena. Nas demais áreas paranaenses, em Florianópolis e no Vale do Itajaí, o tempo fica chuvoso e há risco de temporal. De acordo com a Climatempo, grandes volumes podem ser acumulados. No norte gaúcho, chove durante a madrugada e pela manhã. À tarde o sol volta aparecer entre muitas nuvens e não há previsão de chuva. Nas demais áreas do Estado, uma forte massa de ar polar, a primeira mais significativa a atuar na região inibe a chuva e derruba a temperatura. Por causa da presença de um ciclone em alto mar, os ventos se intensificam sobre toda a região, principalmente no Rio Grande do Sul, onde as rajadas podem passar dos 80 km/h.

No domingo (14), esta forte massa polar derruba as temperaturas e o dia amanhece com névoa em muitas localidades da região. Segundo a Climatempo, há previsão de ocorrência de geada na região de Bagé e áreas de serra gaúcha e catarinense. De acordo com os meteorologistas, este é o primeiro sistema que provoca frio significativo e generalizado, onde muitas localidades podem registrar temperatura abaixo dos 5°C, na madrugada. Toda região fica sujeita a névoa ao amanhecer. O dia começa com céu nublado e possibilidade de chuva fraca em Curitiba, Paranaguá e no Vale do Itajaí. À tarde o sol aparece fraco em meio a nuvens e não há previsão de chuva. A Climatempo alerta para mar agitado e ventania na faixa litorânea da Região Sul.

ALERTA DE MAR AGITADO: Entre os dias 15 e 17 de abril, ainda há atuação do ciclone extratropical que se aproxima da costa do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ainda provocando vento intenso sobre o oceano, desta forma é esperada a chegada de um novo trem de ondas ao litoral das regiões Sul e Sudeste. A agitação marítima é intensa, com ondas passando de 3 metros no litoral destas regiões.

Com a aproximação desta área de baixa pressão são esperados ventos fortes no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre os dias 15 e 17 de abril.

Região Sudeste:

Nesta sexta-feira (12), o sol brilha forte em toda a região. No leste de São Paulo, na zona da mata de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, inclusive as capitais paulista e fluminense, não há previsão de chuva. Nas demais áreas, por causa do forte aquecimento e a disponibilidade de umidade, as nuvens se formam com facilidade e as pancadas ocorrem em pontos isolados.

No sábado (13), a passagem de uma frente fria espalha nuvens carregadas sobre parte da região. No centro-sul de São Paulo, o céu fica nublado e com chuva ao longo do dia. Nas demais áreas paulistas, no triângulo e no sul de Minas Gerais, o predomínio é de nuvens intercalando aberturas de sol, com previsão de chuva acontece a qualquer momento. Nestas áreas e em todo o Estado, há risco de chuva e ventos fortes. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e na maior parte de Minas, as pancadas estão previstas a partir da tarde. Em Januária, a massa de ar seco inibe a formação de nuvens e não há possibilidade de chuva.

No domingo (14), com o avanço da frente fria ao largo do litoral do Sudeste, o tempo fica carregado e com risco de chuva forte no Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e no centro-leste de São Paulo. Na capital e no litoral paulista, a chuva diminui ao longo da tarde. Pelo interior paulista, a chuva está prevista a partir da tarde e, em Presidente Prudente, a massa de ar seco inibe a formação de nuvens e não chove. Nas demais áreas de São Paulo, em Belo Horizonte, interior e no triangulo mineiro, e no Espírito Santo, o predomínio é de muitas nuvens intercalando aberturas de sol e a chuva acontece a qualquer hora. Em São Mateus e nos Vales do Jequitinhonha e do Rio Doce, o sol aparece mais forte e a chuva está prevista a partir da tarde.

ALERTA DE MAR AGITADO: A passagem de uma frente fria pelo litoral da região sudeste, juntamente com a atuação de um ciclone extratropical, provoca vento intenso sobre o oceano. No fim de semana, ondas atingem a costa do sudeste, com ressaca no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Nas praias de São Paulo e do Rio de Janeiro, a ondulação do mar passa a sul durante a noite de sábado (13) e a agitação marítima aumenta, com ondas chegando a 2,5m de altura no domingo (14). No litoral do Rio de Janeiro, a ondulação do mar passa a sul do domingo (14) e a altura das ondas fica entre 2,5 e 3 metros. Nas praias do Espírito Santo, a ondulação do mar passa a sul-sudeste no domingo (14) à noite e, na segunda-feira (15), a altura das ondas chega a 1,5 metros.

Entre os dias 15 e 17 de abril, ainda temos a atuação do ciclone extratropical que provoca vento intenso sobre o oceano, desta forma é esperada a chegada de um novo trem de ondas ao litoral da região. A agitação marítima é intensa, com ondas passando de 3 metros em algumas praias.

Região Centro-Oeste:

Nesta sexta-feira (12), o sol brilha em grande parte do Centro-Oeste. Em Mato Grosso, Goiás, no Distrito Federal e na maior parte de Mato Grosso do Sul, devido ao aquecimento e à alta umidade as nuvens se formam com facilidade e as pancadas ocorrem em pontos isolados. Em Ponta Porã e em Corumbá, uma frente fria influencia o tempo e o predomínio é de muitas nuvens intercalando aberturas de sol. Nestas áreas, a chuva acontece a qualquer momento.

No sábado (13), a instabilidade aumenta e o céu fica nublado com chuva no Mato Grosso do Sul. Em Ponta Porã a chuva diminui durante a tarde. No sul de Goiás, em Cuiabá e em Rondonópolis, o predomínio é de muitas nuvens intercalando aberturas de sol e a chuva acontece a qualquer hora. Não está descartado o risco de chuva forte em alguns momentos. Nas demais áreas, o tempo quente, úmido e abafado ajuda a formar nuvens e a chuva está prevista a partir da tarde.

No domingo (14), a massa de ar seco que acompanha uma frente fria ganha força e inibe a formação de nuvens no Mato Grosso do Sul, e não há previsão de chuva. No sul de Mato Grosso, não chove. Nas demais áreas da região, o predomínio é de nuvens intercalando aberturas de sol e a chuva ocorre a qualquer momento. Há risco de fortes pancadas em alguns momentos.

Região Norte:

Nesta sexta-feira (12), áreas de instabilidade espalham nuvens carregadas sobre grande parte do Norte do Brasil. No oeste do Amazonas, no Acre, Pará e no centro-leste do Amapá, o predomínio é de muitas nuvens intercalando aberturas de sol e pode chover a qualquer hora com até forte intensidade. Nas demais áreas do Amazonas e do Amapá, em Rondônia, Roraima e no Tocantins, o sol aparece e chove à tarde. Em Conceição do Araguaia (PA), a massa de ar seco inibe a formação de nuvens e não chove.

No sábado (13), o sol aparece, mas por causa do tempo quente e úmido, as áreas de instabilidade formadas se espalham sobre a maior parte da região. No leste do Amazonas, em Roraima, Pará e Amapá, a chuva está prevista a partir da tarde em pontos isolados. Nas demais localidades do Amazonas, no Acre e em Rondônia, a chuva acontece a qualquer hora e não está descartado o risco de chuva forte. No Tocantins, inclusive na capital Palmas, a massa de ar seco predomina, faz calor e não chove.

No domingo (14), o predomínio do ar seco inibe a formação de nuvens sobre o Tocantins e não há expectativa de chuva. Em Boa Vista e no extremo leste do Pará, o calor e a alta umidade ajudam a formar nuvens e chove a partir da tarde. Nas demais áreas, o predomínio é de muitas nuvens intercalando aberturas de sol. Não está descartado o risco de temporal em pontos isolados.

Região Nordeste:

Áreas de instabilidade vindas do oceano espalham muitas nuvens sobre parte do Nordeste, na sexta-feira (12). No litoral sul da Bahia, o predomínio é de muitas nuvens intercalando períodos de sol e as pancadas acontecem a qualquer hora. No litoral entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, a chuva está prevista de forma passageira. No Ceará, na maior parte do Maranhão e no centro-norte do Piauí, as nuvens se formam com facilidade e ocorrem pancadas de chuva com até forte intensidade em alguns momentos. Nas demais áreas, a massa de ar seco inibe a formação de nuvens e não chove.

No sábado (13), a massa de ar seco ganha força e inibe a formação de nuvens de chuva em grande parte da região. No litoral de Sergipe a Pernambuco e no litoral sul da Bahia, a umidade que vem do oceano favorece a chuva de forma passageira e isolada. No norte do Maranhão, as nuvens se formam com facilidade por causa do tempo quente e úmido e a chuva está prevista em pontos isolados. Nas demais áreas, o sol aparece, faz bastante calor e não chove.

No domingo (14), o sol aparece em todo o Nordeste. Em Fortaleza, pelo interior e norte do Maranhão e do Piauí, o calor e a alta umidade favorecem a formação de nuvens e as pancadas ocorrem de forma isolada. No litoral do Rio Grande do Norte e de Sergipe, os ventos úmidos que sopram do oceano favorecem a chuva de forma rápida e isolada. Nas demais áreas, o ar seco predomina, faz calor e não há previsão de chuva.

Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais detelevisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Clima

Sidebar primária

Último Resultado da Lotofacil

Lotofacil: Resultado do concurso 3387 sorteado Sexta-feira 09/05/2025

Resultado da Lotofacil, concurso 3387, realizado na Sexta-feira, dia 09/05/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Lotofacil 3387 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, na … [Ler Mais...] sobreLotofacil: Resultado do concurso 3387 sorteado Sexta-feira 09/05/2025

Último resultado da Lotomania

Lotomania: Resultado do concurso 2768 sorteado Sexta-feira 09/05/2025

Resultado da Lotomania, concurso 2768, realizado na Sexta-feira, dia 09/05/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Lotomania 2768 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, na … [Ler Mais...] sobreLotomania: Resultado do concurso 2768 sorteado Sexta-feira 09/05/2025

Último resultado da Dupla Sena

Dupla Sena: Resultado do concurso 2805 sorteado Sexta-feira 09/05/2025

Resultado da Dupla Sena, concurso 2805, realizado na Sexta-feira, dia 09/05/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Dupla Sena 2805 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, … [Ler Mais...] sobreDupla Sena: Resultado do concurso 2805 sorteado Sexta-feira 09/05/2025

Super Sete: Resultado do concurso 691 sorteado Sexta-feira 09/05/2025

Resultado do Super Sete, concurso 691, realizado na Sexta-feira, dia 09/05/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio do Super Sete 691 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, na … [Ler Mais...] sobreSuper Sete: Resultado do concurso 691 sorteado Sexta-feira 09/05/2025

Último resultado da Quina

Quina: Resultado do concurso 6725 sorteado Sexta-feira 09/05/2025

Resultado da Quina, concurso 6725, realizado na Sexta-feira, dia 09/05/2025 no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo. O sorteio da Quina 6725 foi realizado há pouco, no Espaço da Sorte, na cidade … [Ler Mais...] sobreQuina: Resultado do concurso 6725 sorteado Sexta-feira 09/05/2025

Copyright © 2025 ·

%d