• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Privacidade
  • Fale Conosco
  • Regras para os comentários
  • Expediente

Rede Noticia

Notícias, Loterias e Entretenimento

  • Início
  • Notícias
  • Resultados da Loteria
  • Televisão
  • jogos
Você está aqui: Home / Brasil / Pesquisa traça perfil do público do Carnaval de São Paulo

Pesquisa traça perfil do público do Carnaval de São Paulo

criado em: 30/01/2013,
última modificação: 30/01/2013 by Rita Carandina

De acordo com o estudo realizado pelo Observatório do Turismo, núcleo de pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), os turistas representam 10,3% do público do Carnaval, sendo 98,8% de brasileiros. Além de São Paulo, os estados do Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro foram os destinos de origem mais citados. No exterior, o principal foram os Estados Unidos. Os turistas permaneceram cinco dias na capital, em média, com gastos de R$ 1.200,00 por pessoa.

Outro grupo que marcou presença no Sambódromo do Anhembi foi o de moradores da Grande São Paulo. A pesquisa aponta que eles representam 9,8% do público total.

O público do Carnaval é majoritariamente feminino (58%), na faixa etária de 30 a 39 anos (26,5%), com formação superior (34,7%) e renda mensal de 3 a 5 salários mínimos (31,1%). Para o levantamento foram entrevistados 1612 pessoas nas duas noites de desfiles do Grupo Especial, dias 17 e 18 de fevereiro de 2012, no Sambódromo do Anhembi.

“É importante notar o grande tempo de permanência dos visitantes. Isso quer dizer que, cada vez mais, as pessoas vêm para São Paulo não apenas para os grandes eventos, mas também querem ficar mais tempo e aproveitar toda a grande oferta cultural e de lazer que a cidade oferece”, afirma o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder.

Avaliação do evento e da cidade

Com relação à infraestrutura, o evento alcançou altos índices de aprovação nas categorias segurança, circulação, sinalização e sonorização. Aproximadamente 95% concordaram com a afirmação “sinto-me seguro dentro do sambódromo”. Para 83,9%, “a circulação pelo setor estava fácil”; 82,3% disseram que “a sinalização do setor estava bem posicionada” e 81,4% consideraram que “a sonorização do Sambódromo é nítida”. Ainda na opinião de 70,6%, “a arquibancada estava limpa”. Os estacionamentos e os banheiros foram os itens menos aprovados, mas ainda sim obtiveram notas próximas da média.

A cidade de São Paulo também passou pela avaliação dos turistas. Atrativos culturais, opções de gastronomia, opções de compras e hospedagem receberam notas altas, superando as expectativas. Os pontos com menor nota na avaliação foram a sensação de segurança e a limpeza urbana.

Internet e redes sociais

A pesquisa mostrou também que a Internet foi o canal utilizado por 55% dos entrevistados para obter informações sobre a capital paulista. Foi registrado ainda um significativo crescimento na aquisição dos ingressos pela internet. No ano passado, 35,2% disseram ter comprado os ingressos dessa forma, ante 20,7% em 2011.

Em 2012 também, pela primeira vez, foi realizado um monitoramento das mídias sociais sobre o Carnaval de São Paulo e as escolas de samba do Grupo Especial. Durante o período de 11 dias, de 14 a 24 de fevereiro, foram 3.934 posts, sendo 81,5% positivos e neutros. A mídia social mais utilizada foi o Twitter, representando 64,9% do conteúdo monitorado, seguida do Facebook (27,5%), YouTube (6,7%) e blogs (0,9%). Com relação às agremiações, as mais citadas foram Mancha Verde, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Vai Vai e Dragões da Real.

Confira as principais características do perfil do público do Carnaval SP 2012:

Gênero: Mulheres: 58% | Homens: 42%
Renda média mensal: 31,1% de 3 a 5 salários mínimos
Idade: 26,5%, de 30 a 39 anos
Instrução: 34,7% têm superior completo
Procedência: Residentes na cidade: 79,9% | Grande SP: 9,8% | Turistas: 10,3%
Hospedagem: Casa de amigos/parentes: 48,2% | Hotel/Flat: 26,3%
Chegada a São Paulo: Avião: 41,6% | Carro: 31,2%
Compra de ingressos: Bilheteria: 56,7% | Internet: 35,2%
Obtenção de informações sobre São Paulo: Internet: 55,1% | Amigos: 18,1%

Compartilhe essa notícia

  • Publicar

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Arquivado em: Brasil, Economia

Sidebar primária

Resumo “Vale Tudo” 07/07: Raquel acusa Fátima pelo roubo dos dólares

Resumo da novela "Vale Tudo" em 07/07: no capítulo 085(*) da novela, Gilda mostra a foto de Maria de Fátima com César para Raquel. Raquel acusa Maria de Fátima de ter roubado os dólares. Raquel … [Ler Mais...] sobreResumo “Vale Tudo” 07/07: Raquel acusa Fátima pelo roubo dos dólares

Resumo “Dona de Mim” 07/07: Abel confronta Jaques sobre o processo movido por Vanderson

Resumo da novela "Dona de Mim" em 07/07: no capítulo 061(*) da novela, Leo encontra um novo poema de Samuel e o questiona sobre seus sentimentos. Rosa pede que Abel e Jaques parem de brigar. Davi … [Ler Mais...] sobreResumo “Dona de Mim” 07/07: Abel confronta Jaques sobre o processo movido por Vanderson

Resumo “Êta Mundo Melhor” 07/07: Sandra afirma que o filho de Candinho deve morrer

Resumo da novela “Êta Mundo Melhor” em 07/07: no capítulo 007(*) da novela, Candinho percebe que a criança encontrada não se trata de seu filho, e comunica a Sabiá. Celso revela a Maria que esteve no … [Ler Mais...] sobreResumo “Êta Mundo Melhor” 07/07: Sandra afirma que o filho de Candinho deve morrer

Resumo “História de Amor” 07/07: Urbano leva uma flor para Helena

Resumo da novela "História de Amor" em 07/07: no capítulo 126(*) da novela, Assunção não fica animado, pois lembra que vai sair do hospital, mas não voltará a andar. Caio e Joyce caminham juntos na … [Ler Mais...] sobreResumo “História de Amor” 07/07: Urbano leva uma flor para Helena

Resumo “A Viagem” 07/07: Téo dá uma carona a Lisa

Resumo da novela "A Viagem" em 07/07: no capítulo 040(*) da novela, Guiomar piora o tratamento que vem dando a Andrezza e Raul. Mauro ameaça Carmem, caso ela conte seu passado a Lisa. Alberto vai à … [Ler Mais...] sobreResumo “A Viagem” 07/07: Téo dá uma carona a Lisa

Copyright © 2025 ·

%d